logoPPVBprpetohor.png

Saiba escolher quais os melhores óleos para a sua massagem

Por Helen Pomposelli


Você sente que precisa se conectar? Elevar a sua vibração e ter um momento de relaxamento profundo? Que tal uma boa massagem e ainda ter inúmeros outros benefícios? Imagine um momento de relaxamento com o toque da massagem desbravando o corpo com óleos essenciais e ter uma experiência completa.

Para ajudar na sua busca do seu bem-estar, o Per Vivere Bene preparou algumas dicas e também conversou com Rafaella Roso Pedra, especializada em massagem, Aromaterapia e Cura Nativa.


Primeiramente, pense num ambiente preparado para que você sinta o estresse deixando a sua mente e aos poucos se entregar aos aromas em seu corpo e no local da terapia. Para quem não sabe, a aromaterapia é uma das técnicas utilizadas conhecida como “terapia com óleos essenciais”, que utiliza óleos essenciais, ou outros componentes aromáticos para promover o bem-estar e o relaxamento. Além de um toque de autocuidado e aroma agradável, você garante maior eficácia na massagem e na cura emocional.


Anote ai os principais benefícios da aromaterapia integrada a uma massagem relaxante:

  • Diminuir a insônia.

  • Combater o estresse.

  • Aliviar a ansiedade.

  • Relaxar o corpo e aliviar algumas dores musculares.

  • Auxiliar no tratamento da depressão.

Com sua própria técnica de massagem e usando com a potência dos óleos vegetais e essenciais, a terapeuta Rafaella Pedra cuida de seus pacientes com terapias proporcionando melhor circulação sanguínea, limpeza e desintoxicação do corpo, além de conforto físico e mental e bem-estar instantâneo por meio do toque e das essências aromáticas. "Existem também outros benefícios específicos, dependendo de cada tipo de óleo essencial utilizado nas massagens. O que é importante entender aqui é que as essências utilizadas são absorvidas pelos nossos pulmões, enquanto são realizadas as manobras da massagem".


Segundo Rafaella, é importante saber separar o que é óleo essencial dos óleos vegetais. Apesar de ambos serem terapêuticos, os óleos essenciais são complexos e não podem ser aplicados direto na pele e, para isso, são usados os óleos carreadores, ou seja, óleos vegetais utilizado para diluir os óleos essenciais como o óleo de uva, óleo vegetal de coco, de gergelim ou de amêndoas, entre outros.



Anote ai as dicas dos toques aromáticos que provocam bem-estar em sua forma mais relaxante:


Lavanda: Pode aumentar a nossa sonolência, melhorando o humor e relaxando. Além disso, também contribui para o alívio de enxaquecas e ajuda a manter a saúde do sistema nervoso.


Alecrim: Aumenta a nossa capacidade de vigilância, reduzindo a ansiedade e aumentando a rapidez de resposta da nossa mente.


Alfazema, Eucalipto ou Camomila: Alivia a tensão muscular e estresse, pois estimulam a circulação sanguínea e renovam energias.


Sândalo: Tem substâncias que proporcionam relaxamento e grande bem-estar. Também tem ação antioxidante, que ajuda a melhorar a circulação e tensão arterial.


Amêndoas: uma boa escolha para quem tem a pele ressecada, já que as substâncias ajudam a hidratar qualquer região, inclusive as mais secas como pés e cotovelos. Também ajuda a atenuar estrias.


Camomila: Alivia o estresse e a ansiedade, dores musculares, cólicas menstruais, tensão e dores de cabeça. Quando aplicado na pele, ajuda a tratar algumas alergias específicas.


Aloe vera: Ação antioxidante ao óleo, o que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, melhorar a circulação e desintoxicar o corpo. Ainda auxilia a evitar o envelhecimento precoce da pele, hidratar e reduzir o risco de infecções.


Ylang Ylang: Relaxante, o que auxilia no alívio de estresse e ansiedade. Inclusive, pessoas com hipertensão alta podem se beneficiar das suas propriedades. Também ajuda a tratar dor de cabeça e dor muscular.


Coco: Relaxamento e alívio de estresse e ansiedade. Ajuda no cansaço mental e a manter a pele jovem e hidratada. Você pode utilizá-lo, inclusive, em áreas que tendem a um maior ressecamento, como os pés, os joelhos e os cotovelos. Na estética previne o envelhecimento precoce e atenua linhas de expressão.

"Somos seres únicos. Escute seu corpo, ele fala claramente, o que nós devemos fazer. Basta aprender a ouvir o que ele diz".


conheça também:


Banho de sais para equilibrar seu sono e a ansiedade


Conheça Marmaterapia para revitalizar a sua mente, corpo e alma


Revista Per Vivere Bene