top of page
logoPPVBprpetohor.png

Conheça Marmaterapia para revitalizar a sua mente, corpo e alma

Revitalizar mente, corpo e alma. Marma é uma terapia preventiva e curativa da medicina ayurveda, uma técnica ancestral de ativação dos pontos de energia vital - prana no corpo. Durante uma sessão de Marmaterapia, os pontos marma, que são localizações anatômicas específicas em seu corpo de energias vitais, são estimulados por meio de suaves pressões, definido como o encontro anatômico de músculos, veias, artérias, tendões, ossos e articulações. Óleos de massagem aromáticos, às vezes infundidos com ervas, são normalmente usados ​​para aumentar os benefícios desta terapia.

Conhecidos e utilizados na India há milhares de anos, alguns textos antigos já mencionavam os pontos de Marma em tratamentos diversos e em batalhas, principalmente no Sul da India, pois eram usados em artes marciais, para que os monges pudessem ter uma forma de autodefesa e também por guerreiros.


Além de liberar o fluxo e revitalizar o prana, a Marmaterapia proporciona um profundo relaxamento, auxilia também em um equilíbrio e conexão entre mente, consciência e corpo, alivia bloqueios físicos e mentais e fortalece os órgãos, regenerando os tecidos, contribuindo para a remoção do excesso de toxinas.


É uma técnica muito útil também para o reequilíbrio dos doshas, relacionados aos cinco elementos e às regiões corporais. O elemento terra é responsável pela região dos pés aos joelhos; água, dos joelhos até a região anal; fogo, da região anal até o coração; ar, do coração até a região entre as sobrancelhas; e o éter, da região entre as sobrancelhas até o topo da cabeça.

Para quem não sabe, existem 107 pontos marma localizados ao redor de seu corpo. Diz-se que a estimulação desses pontos afeta tudo, desde a saúde de seus órgãos até a produção de hormônios e muito mais. "De pessoal e especial eu costumo dizer que Marma é como um carinho na alma, me traz um descanso tão profundo e reparador, parece que eu dei um reset no sistema! Nesses tempos desafiadores, ter a chance de poder descansar profundamente com Marma Terapia é como um bálsamo para o sistema", diz Carolina Godoy, terapeuta de marma.


Para Helen Pomposelli, os pontos marmas também são os encontros dos sete tecidos do corpo segundo a filosofia Ayurveda que se denomina em Sânscrito como "dhatus". Os sete tecidos reúnem os fluídos, hormônios, linfa, sangue, carne, músculos, pele, gordura, ossos, dentes, medula e sêmen.

Na medicina ayurvédica, os pontos do marma são locais anatômicos em seu corpo onde existe uma concentração de energia vital. Diz-se que os pontos Marma contêm os três doshas:

  • vata (ar e espaço)

  • kapha (terra e água)

  • pitta (fogo e água)


Acredita-se que esses doshas estejam ligados ao seu bem-estar físico e emocional. Como a acupuntura chinesa tradicional, a medicina ayurvédica acredita que a estimulação dos pontos do marma pode melhorar sua saúde física e mental. Também se acredita que ferir os pontos do marma pode resultar em efeitos negativos para a saúde do corpo.


Diz-se que existem 107 pontos marma em vários locais ao redor do corpo humano:

  • 11 pontos marma em seus membros

  • 26 pontos marma em seu tronco

  • 37 pontos marma em sua cabeça e região do pescoço

  • 33 pontos marma localizados em outras partes do seu corpo


Revista Per Vivere Bene

bottom of page