logoPPVBprpetohor.png

Paisagismo sagrado: Saiba 7 dicas para plantar e ativar a energia da natureza em casa

Além de embelezar um espaço, as plantas convidam a energia da natureza para entrarem para dentro de casa ou para seu escritório. Se seguirmos os princípios do Feng Shui, que usa o paisagismo para potencializar as energias do ambientes, as plantas chamadas "domésticas" podem nutrir e curar a sua energia pessoal. Um dos motivos é porque a cor verde – tom presente em muitas plantas – está associada à cura. Nossas amigas plantas servem também como um filtro natural das más energias e, se possível, ainda como um indicador de maus fluidos.

Além de embelezar um espaço, as plantas convidam a energia da natureza para entrarem para dentro de casa ou para seu escritório.

Existem algumas plantas certas para você transformar o seu lar com essa energia da natureza, o que chamamos de " paisagismo sagrado", que é a utilização das plantas e de seus poderes para ativação de todas as áreas estudadas pelo Feng Shui. Pense sempre em limpar e purificar o local de baixas vibrações. Uma das plantas que o Per Vivere Bene destaca é a Arvore da Felicidade, uma folhagem bem conhecida popularmente, e que, de acordo com a tradição oriental, ela traz alegrias e bons fluidos para os ambientes, outra que adoramos é a Dinheiro em penca, boa para beneficiar sua saúde física e espiritual.


Mas atenção! Se suas plantas estiverem sem vida ou nada viçosas, secando ou morrendo, retire-as imediatamente dos seus ambientes. Vamos entender melhor!

Nossas amigas plantas servem também como um filtro natural das más energias e, se possível, ainda como um indicador de maus fluidos.

Convidamos Paula Spadari da Concretize, marca que vai expor na feira Plantei, no RJ, nos dias 20, 21 e 22 de agosto no Botafogo Praia Shopping, para oferecer 7 dicas para plantar em casa. "O cultivo de plantas como parte da rotina tem se tornado cada vez mais comum nas cidades. Muito tem se falado sobre essa prática como uma verdadeira aliada para a caminhada da vida!", diz.


A idéia de que pode ser mais simples do que costuma-se pensar tem se popularizado e é verdade: qualquer um pode cultivar. E o retorno é incontável! As plantinhas são programadas para dar certo, então basta que atente para suas necessidades e crie uma relação com elas!

O cultivo de plantas como parte da rotina tem se tornado cada vez mais comum nas cidades.

E para ajudar a ter esses seres mágicos como companheiras, aí vão algumas dicas:


1. A primeira dica é o que consideramos o primeiro passo: observe o lugar onde sua planta vai ficar e o quanto de luz receberá ali. E então escolha se ela será uma planta:


- de Sol direto, que consiste em 4 horas de Sol incidindo nela por dia;


- de meia-sombra, que é o período de 4 horas de luz indireta, ou seja, o Sol que passa por um obstáculo como o vidro da janela, cortina, outras folhagens;


- ou de sombra, que não é escuridão! É um local com boa luminosidade. Ademais, é importante que a planta esteja à, no máximo, 3 metros da janela ou fonte de luz natural.


2. Para plantar, o mais importante é que o solo tenha drenagem, ou seja, camadas e materiais que ajudam no escoamento da água. "Nossa segunda dica é para fazer a primeira camada do seu vaso: geralmente se usa argila expandida ou pedrisco. Você também pode reutilizar materiais que seriam descartados, como bandejas de isopor ou rolhas em pedaços e cacos de telha. Além de não ter custo, você ajuda o ambiente"!


3. A terceira dica vai ajudar a conter o substrato, logo, nutrientes, no vaso: o ideal é que se faça uma segunda camada, normalmente com manta de bidim. Mas podemos usar no lugar aqueles paninhos tipo “perfex” que iriam para o lixo, ou filtro de café usado e até mesmo uma camada de areia grossa lavada (facilmente encontrada em loja de material de construção).


4. Nossa quarta dica é em relação ao substrato usado: se atente à espécie e prepare a mistura ideal para ela! Geralmente se encaixam em 3 tipos:

- mistura clássica: usada na maioria das ornamentais e alimentícias. É a terra adubada que se compra pronta pro plantio ou então feita de 2 partes de terra vegetal para 1 parte de composto orgânico (húmus de minhoca ou esterco de gado);


- mistura arenosa: usada principalmente para suculentas e plantas bulbosas. Consiste em 2 partes de terra adubada para 1 parte de areia grossa lavada ou 1 parte de terra, 1 parte de composto orgânico e 1 parte de areia grossa lavada;


- mistura fibrosa: ideal para as nativas de florestas. Composta por 2 partes de terra adubada e 1 parte de fibra de côco ou então 1 parte de terra, 1 parte de composto orgânico e 1 parte de fibra de côco.


Dica extra para um bom substrato: adicionar um pouco de carvão triturado (esse mesmo de churrasco!), pois ele é um poderoso fungicida!


5. A quinta dica tem a ver com a necessidade de água e quem dá são as próprias plantinhas: se as folhas são grandes e finas, é sinal de que ela “bebe” mais água. Se possui alguma parte mais grossa, suculenta, vai gostar de ter seu substrato seco antes da próxima rega. Use sempre a técnica do “dedômetro” para conferir: coloque o dedo na terra e, se sair sujo é porque ainda está úmido, mas se sair limpo é porque está seco.


Dica extra: sempre coloque alguma forração por cima do substrato, como palhinhas, folhas secas picotadas, casca de pinus, pedriscos e até mesmo outras espécies que formam forração, protegendo o solo.


6. E como todo ser vivo, as plantas precisam ser alimentadas! A sexta dica é crucial: adube suas verdinhas! Pesquise sobre a espécie, compre o adubo adequado e siga as recomendações da embalagem ( preferindo sempre errar para menos, pois grandes dosagens podem ser fatais! ).


7. A última dica tem a ver com constância! Observe suas plantas, se necessário baixe aplicativos que auxiliem na identificação, como o PlantNet e o Leaf Snap. Ainda: use o calendário do celular com despertador para te lembrar quando seria a próxima adubação, por exemplo.


"A flora é todo um universo a ser explorado cheio de aventuras e supresas pelo caminho. Com essas dicas a gente garante que suas plantinhas vão te acompanhar por muito tempo! "


SOBRE:

Plantei Feira de 20 a 22 de agosto no Botafogo Praia Shopping Vem aí a primeira feira de plantas e décor do Rio. Os dois segmentos que mais cresceram na pandemia. Serão diversas marcas. No Botafogo Praia Shopping. Dias 20, 21 e 22 de agosto. De 10h às 21h na sexta e no sábado, de 13h às 21h no domingo.


Como fazer um Altar Florido: Conheça as flores das sete divindades hindus


Conheça 5 plantas para melhorar a energia do seu lar



Revista Per Vivere Bene