top of page
logoPPVBprpetohor.png

Como fazer um Altar Florido: Conheça as flores das sete divindades hindus

Não tem como pensar em montar um altar e não se lembrar das flores, né? Seguindo qualquer tipo de tradição religiosa, geralmente os altares são decorados com vasos de flores, guirlandas e até bacias com flores de variadas formas e cores. Como um sinal de honra e devoção, as flores fazem parte dos rituais sagrados de qualquer parte do mundo, de um santuário ou figura religiosa. Além disso, criar um ambiente ornamentado com flores, significa criar uma atmosfera especialmente limpa, fresca e positiva.


Na tradição hindu as deidades ou divindades são cobertas de flores dos pés a cabeça nos templos e altares dentro de casa. Nos Poojas ou Pujas, as guirlandas são famosas, e servem como oferendas colocadas no entorno da deidade. Feitas de crisântemos ou pétalas de rosas, as guirlandas vão variar de acordo com a data que é comemorada.

Criar um ambiente ornamentado com flores, significa criar uma atmosfera especialmente limpa, fresca e positiva.

Fabiana Pomposelli, florista criadora do Atelier Clementtina, sugere flores para os altares dentro de casa. " Primeiro porque acho que as flores são uma forma de presentear essa divindade e segundo porque a flor representa uma natureza viva , um poder vivo de transformação que nasce de uma semente, que desenvolve com beleza e potência", diz Fabiana.


Segundo a florista, as flores em altares é a prova viva que Deus existe. " Ele me dá o que ele criou, mostra a capacidade que tenho e a sorte que tenho de ter as flores ao redor para ter abundância na vida. Para mim, cada flor tem uma representatividade, porém quando reunidas, elas podem brilhar juntas, todas se complementam"


Fabiana indica num ritual particular, usar o girassol porque representa a busca pela luz e vira para o sol. " Também gosto da rosa, apesar de não ser a minha predileta, mas tem um significado muito importante pela beleza delicada e sua força através do espinho e a orquídea para dar um toque de glamour na vida."


Na tradição hindu, as flores são colocadas nos altares para criar uma frequência onde as deidades são atraídas pela frequência de determinadas flores. A frequência destas flores oferecidas em puja, atrai a frequência da deidade. Esta frequência é chamada de Pavitrak (partícula divina sutil da Consciência Divina), que dispersam qualquer energia negativa do ambiente e chamam as deidades.


O Per vivere bene selecionou 7 divindades hindus e suas respectivas flores com os simbolismos para você criar seu altar em casa. Anote ai!


Senhor Shiva


Senhor Shiva é um dos deuses mais importantes e reverenciados do hinduísmo. Em sânscrito, seu nome significa "O Auspicioso" - ou seja, aquele que dá esperança. Também é conhecido como "Benigno" (Shambu), "Beneficente" (Shankara) e "Grande Deus" (Mahadeva).

Escolha qualquer flor de cor branca ou a Lótus Azul, Flor da árvore de Abricó (Maulsari) ou Folha da árvore de Fruta de Bael (Bilva Patra). Segundo Fabiana, uma das dicas é o cravo branco, a calla branca ou a própria rosa branca.

Senhor Ganesha


Senhor Ganesha é o deus que detém o poder da lógica e sabedoria, pois é o primeiro filho de Parvati e Shiva. Seu nome é muito presente na religião hindu, e é conhecido como “Destruidor de Obstáculos”, tornando-se um dos mais importantes deuses da cultura indiana.

Para o seu altar você pode usar qualquer flor de cor vermelha, como a rosa, o Hibisco (Jaswanti), a Flor de Lótus, o Cravo, o Jasmim e Folhas fitoterápicas.


Durga Ma

Durga (em sânscrito: दुर्गा, literalmente "a inacessível" ou "A invencível"; em bengali: দুর্গা), também conhecida como Maa Durga ou Ma Durga (মা দুর্গা, "Mãe Durga"), é, no hinduísmo, uma forma de Devi, a deusa suprema.Ela é considerada a forma da esposa de Shiva, a deusa Parvati, como caçadora de demônios.

As flores para seu altar podem ser de cor vermelha, a flor de Lótus, a Folha da árvore de Fruta de Bael (Bilva Patra) ou o Jasmim.


Senhor Vishnu


Senhor Vishnu ou Vixenu (em sânscrito: विष्णु; romaniz.: Viṣṇu; da raiz sânscrita viṣva, "tudo") é um dos deuses principais do hinduísmo, responsável pela sustentação do Universo. Juntamente com Xiva e Brama, forma a trimúrti, a trindade sagrada do hinduísmo. Representa a mente, a criatividade, suas quatro mãos representam as quatro direções,

Em seu altar, a Lótus é a flor favorita que simboliza pureza, como a Lótus rosa - Flor da árvore de Abricó (Maulsari) - Jasmim (Jasminum auriculatum) e a Tulipa.


Lakshmi Ma


Laxmi ou Lacximi é a esposa do deus Vishnu e a personificação da prosperidade. Pode ser vista sentada sobre uma flor de lótus, ou segurando flores de lótus nas mãos, e um cântaro que jorra moedas de ouro. Ela é considerada a personificação da riqueza e da fortuna e está associada a riqueza material, além da beleza, abundância e da generosidade. Ela também está muito associada a sorte, a saúde, a riqueza mental, a fertilidade e a riqueza interior.

Para seu altar, tenha a flor de Lótus, pois é a flor favorita, Lótus Rosa, Cravo Amarelo ou Rosa Pink.

Senhor Krishna


Senhor Krishna é um nome de Deus que significa "o Todo Atraente", a Verdade Absoluta. A palavra 'krish' é a característica atrativa da existência divina, e 'na' significa 'prazer espiritual.' O Deus do amor. Krishna é um dos principais nomes de Deus e significa “o todo atraente”. Ele é dotado de seis opulências, todas ao grau infinito: beleza, força, sabedoria, riqueza, fama e renúncia. Ele sabe tudo que aconteceu, tudo que está acontecendo e tudo que vai acontecer.

Em seu altar, não pode faltar as folhas de Manjericão (Tulsi), Lótus Azul, e o Jasmim.


Surya Dev


Surya Dev Surya é o deus hindu do sol e aparece representado com um ser de pele dourado que aparece no céu com uma carruagem puxada por sete cavalos. Para o hinduísmo, ele seria considerado a face visível de deus, uma vez que o sol pode ser visto todos os dias. Adicione gratidão à sua prática de Saudação ao Sol entoando os mantras da Saudação ao Sol. Assim, através do Surya Namaskar você pode honrar não só o Sol, mas também toda a Natureza. Seu altar deve ter Flor de Lotus.

Seguindo a tradição hindu, para montar seu altar, o ideal é seguir algumas recomendações tradicionais, antes de oferecer as flores à deidade como:


*expressar gratidão à planta de onde se retira as flores

*não cheirá-las antes de oferecê-las

*não oferecer flores que caíram no chão

*não oferecer flores sem fragrância

*não oferecer flores que não estão completamente desabrochadas/brotos

*não oferecer flores que foram extraídas de outra casa sem consentimento

*não tocá-las com a mão esquerda

*não oferecer flores que já foram oferecidas em outros locais

*não extrair as flores depois do pôr do Sol


Namaste!


QUER SABER MAIS SOBRE COMO MONTAR SEU ALTAR PARA REALIZAR UM RITUAL HINDU , O POOJA, CLIQUE AQUI !

Revista Per Vivere Bene

bottom of page