logoPPVBprpetohor.png

Leve e saborosa: Conheça 4 receitas do chef Isaias Neries servidas no retiro Renove e Transforme

Vamos começar o mês de fevereiro ganhando gostosuras. Desta vez, o chef Isaias Neries, que há 15 anos comanda o restaurante Cozinha do Parador, levou suas especialidades para o menu do Retiro Renove e Transforme 2021 que aconteceu na Fazenda Três Marias, no Sana.


Leve, saborosa e cheia de aromas, a cozinha do chef Isaias combina perfeitamente com a proposta do retiro do Per vivere bene que acontece sempre no meio da natureza com os ensinamentos sobre os elementos água, fogo, terra e ar, da terapeuta holística vibracional Helen Pomposelli.


Quer levar um pouquinho do nosso retiro para casa? Anote ai as gostosuras do chef!


Creme de cacau com frutas da estação

Creme de cacau com frutas da estação


Ingredientes:


4 maçãs descascadas e picadas

4 kiwis descascados e picados

3 bananas sem casca e picadas

1 mamão grande sem casca e picado

1 caixa de morango sem folha e picados

100 gramas de uva sem sementes

300 gramas de polpa de cacau

100 ml de mel


PREPARO:


Em liquidificador bata o cacau com mel e reserve. Pique todas as frutas em cubos. Escolha um recipiente e misture bem as frutas. Despeje o creme de cacau no recipiente por cima das frutas. Leve à geladeira e sirva gelado.


Beterraba Caramelizada

Beterraba Caramelizada

Ingredientes

2 unidades de beterrabas Água ou suco laranja Açúcar opcional

Preparo:

Corte a beterraba em fatias finas. Cozinhe em pouca água até a calda ficar grossa e caramelizada, acrescentando água aos poucos até atingir o ponto. Caso queira, acrescente açúcar.Deixe caramelizar no açúcar e coloque uma pitada de sal.


Chef Isaias Neries na cozinha da Fazenda Três Marias durante o retiro Renove e Transforme

Nhoque Vegano de batata doce

Ingredientes:

700 gramas de batata-doce assada e amassada Sal a gosto 1 colher ( sopa) de azeite 170 gramas de farinha de trigo Noz moscada ralada na hora a gosto Pimenta moída na hora a gosto 1 pitada de canela

Molho de berinjela

1 berinjela pequena bem picada 1 cebola média bem picada 3 dentes de alho bem picados 1/2 xícara ( chá ) de pimentão picado 1/4 de xícara ( chá ) de azeitonas picadas 200 gramas de molho de tomate fresco 1/2 xícara (chá) de caldo de legumes 1/2 xícara (chá) de cheiro verde picado Sal a gosto Azeite para o molho a gosto

Preparo

Antes de tudo, prepare o molho. Corte a berinjela ao meio e coloque-a em uma vasilha com 1 litro de água e 1 colher de sopa de vinagre. Deixe ela descansando por 15 minutos para tirar o gosto amargo. Em seguida, escorra e pique a berinjela e os outros ingredientes.

Em uma panela em fogo médio, coloque um fio de óleo e refogue o alho e a cebola até dourar. Acrescente a berinjela picada e o pimentão, tempere com sal a gosto e refogue até ficarem macios. Adicione o molho de tomate, a água, a azeitona picada, corrija o sal se necessário e deixe ferver. Desligue, adicione o cheiro verde picado, regue com azeite.

Nhoque

Em um tabuleiro asse asse as batatas, tempere com sal e pimenta e regue com azeite. Cubra com papel alumínio e leve ao forno a 180 por 30 minutos. Passe pelo espremedor. É importante fazer o purê enquanto estar quente.

Em uma vasilha, coloque o purê de batata doce. Tempere com o sal e noz moscada , canela e adicione o azeite. Vá colocando farinha de trigo aos poucos, mexendo sempre, até a massa ficar uniforme, modelável e que desgrude das mãos com facilidade. Em uma superfície limpa, polvilhe farinha de trigo e coloque um punhado da massa. Faça rolinhos com cerca de 2 cm de diâmetro e em seguida corte em pedaços com 2 cm com o auxílio de uma faca. Em uma panela com água fervente, adicione os pedaços de nhoque aos poucos. Deixe cozinhando até subirem à superfície, em seguida retire com o auxílio de uma escumadeira. Coloque em um escorredor pra sair o excesso de água e repita o processo com o restante do nhoque. Mistura com o molho de berinjela e leve pra gratinar com queijo da sua preferência.

BOLO DE LIMÃO GALEGO

BOLO DE LIMÃO GALEGO

Ingredientes

4 ovos 175 ml de azeite de oliva 2 xícaras de leite 100 g limão 325 gramas de açúcar 300 gramas de farinha 2 colheres fermento em pó manteiga e farinha para untar 10 gramas de raspas de limão

PREPARO

Lave bem o limão e raspe e reserve a casca. Esprema e junte o suco ao leite e aguarde no minimo 5 minutos para coalhar bem. Coloque no liquidificador todos os líquidos (gema,azeite e a mistura do leite com limão) bata bem até ficar homogenia. Bata a clara em neve.

* coloque em seguida o açúcar sem desligar Desligue e coloque no pote e acrescente farinha. Misturar bem e em seguida, colocar o fermento e a clara misturando delicadamente . * coloque nas forma untadas e no forno que deve ter sido ligado uns 5 minutos antes e estar a 160 graus. * por cerca de 40 minutos ou até ficar douradinho * Retire , espere esfriar e desenforme.

Rendimento 1 bolo

Revista Per Vivere Bene

Copyright © Per Vivere Bene, 2019