Autocuidado masculino também incluiu alimentação equilibrada
- Helen Pomposelli
- 8 de ago.
- 2 min de leitura
Com a mudança no olhar sobre o papel masculino dentro e fora de casa, cresceu também a consciência de que autocuidado é um ato de responsabilidade também por parte dos homens. De acordo com dados do Kantar, o interesse por produtos de beleza específicos para homens subiu de 70% em 2023 para 72% em 2024, já o por procedimentos estéticos como tratamentos faciais, depilação facial com cera e o uso de botox, também cresceu, atingindo 17%, 7% e 2% dos homens brasileiros respectivamente.

Porém, a nutricionista e Coordenadora de Conteúdo do Professional HUB da Puravida, Carla Fiorillo, alerta que o autocuidado por meio da alimentação ainda é, para muitos homens, uma prática negligenciada. Tanto que, segundo um estudo de 2023 da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com a organização global de saúde pública Vital Strategies, entre os brasileiros, as mulheres consomem mais legumes e verduras do que os homens, com 51,5% e 39,1% respectivamente, e mais frutas, com 49,6% contra 33,4%.
“O Dia dos Pais é um momento simbólico para reforçar essa reflexão, porque o nascimento de um filho desperta o entendimento de que agora uma vida depende desse pai também, e que por isso, se cuidar é garantir uma vida longeva e saudável com seu filho ou filha”, afirma Carla. “Alimentação equilibrada impacta diretamente na disposição, na imunidade, no controle de doenças crônicas e até mesmo na saúde emocional. Comer bem não é sobre estética, é sobre energia e longevidade para acompanhar todas as fases da vida dos filhos”, completa.
A especialista destaca que adaptar a alimentação à fase da vida e ao estilo de cada homem é essencial. Pais jovens, por exemplo, devem priorizar hábitos que favoreçam o desenvolvimento muscular e a saúde metabólica, enquanto aqueles acima dos 40 ou 50 anos precisam de atenção redobrada a fatores como colesterol, pressão arterial e controle glicêmico. A qualidade do sono, a saúde hormonal e o equilíbrio emocional também são diretamente influenciados pela nutrição e podem se beneficiar de estratégias personalizadas, inclusive com o uso de suplementos.
“Por exemplo, homens a partir dos 40 anos têm risco aumentado de deficiência de vitamina D, magnésio e zinco. Esses nutrientes são importantes para manter níveis adequados de testosterona, além de contribuir com a imunidade, a performance física e a saúde cardiovascular. Nessa fase, suplementar com inteligência é uma forma de prevenção”, explica Carla, que aproveita para finalizar dando dicas práticas para um cuidado mais completo dos pais:
Inclua fontes de ômega-3 (como peixes de água fria, chia e linhaça, além de suplementos de ômega 3), importantes para a saúde cardiovascular;
Priorize proteínas magras e carboidratos complexos, para manter energia e massa muscular;
Inclua frutas, verduras e legumes variados diariamente, pois são ricos em fibras, vitaminas e antioxidantes que auxiliam na imunidade, saúde intestinal e prevenção de doenças crônicas;
Evite dietas restritivas extremas ou modismos alimentares que prometem resultados rápidos e podem prejudicar a saúde a longo prazo;
Agende check-ups regulares e inclua o acompanhamento com um nutricionista para ajustar a alimentação às necessidades específicas da idade e estilo de vida.

PER VIVERE BENE






Comentários