Como praticar o autocuidado? Confira dicas para o dia a dia
- Helen Pomposelli
- 23 de jul.
- 3 min de leitura
Quando uma amiga precisa de ajuda como você se comporta? Geralmente a tendência é praticar a escuta, aconselhar, oferecer um abraço ou até sugerir uma atividade como passear ao ar livre ou tomar um café, por exemplo.

O mesmo carinho que é ofertado para as pessoas especiais nem sempre é oferecido para si, muitas vezes, o excesso de cobranças e a procura por perfeição podem prejudicar a saúde de modo geral, assim, é fundamental trazer à tona a importância do autocuidado.
O autocuidado, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), percorre diversas esferas: física, emocional, social e intelectual. Assim, a busca por atividades físicas, leituras agradáveis, higiene do sono, práticas de lazer, relacionamentos saudáveis, gerenciamento do estresse e uma alimentação equilibrada são ferramentas que podem impulsionar o bem-estar ao longo da vida e elevar o amor-próprio.
Para inspirar uma rotina leve e mais equilibrada durante o mês de julho, período em que é celebrado o Dia Internacional do Autocuidado (24), o Per Vivere Bene , traz 10 lembretes afetivos recomendados pela terapeuta integrativa Helen Pomposelli. Confira!
Dedique um tempo para si: deixe o celular em segundo plano e comece o dia se alongando, lembre-se que novos hábitos saudáveis podem ser adquiridos aos poucos.
Valorize a primeira refeição do dia. O consumo da granola, por exemplo, é uma excelente forma de começar o dia com um novo hábito. Os grãos, além de incluírem fibras, são deliciosos e combinam bem com frutas.
Não se esqueça de carregar sua garrafinha de água dentro e fora de casa. A ingestão de água no inverno é tão importante quanto no verão. Inclusive, no inverno também acontece a desidratação do corpo, justamente pela baixa quantidade de água ingerida.
Inclua variedade em suas refeições: ingredientes com zinco, vitamina C e vitamina D são extremamente benéficos para a saúde e podem ser encontrados em grãos e cereais como castanhas, feijão, lentilha, chocolate amargo, arroz integral , quinoa , aveia e abacate. A vitamina C está presente em frutas como acerola e mamão, já a vitamina D está na gema de ovo, no leite integral, na manteiga etc.
Sobre a escolha das frutas para melhorar a qualidade do sono, opte pelas variações vermelhas, principalmente morango, cereja e mirtilos, ricos em antioxidantes e nutrientes essenciais. Vale a pena incluir na lista de compras!
Evite o consumo frequente de caldos à base de leite/creme de leite para não agregar muitas calorias e não dificultar a absorção do ferro e prefira acompanhamentos livre de excessos, como os pães da Jasmine com fermentação natural e sem lupa de alto teor nas embalagens.
Aproveite os dias mais frios para ficar em casa e cuidar do seu armário, das suas gavetas e limpe a sua mente realizando meditações com músicas suaves e mantras. Que tal um óleo essencial como lavanda, tomar um bom chá e atualizar suas séries favoritas ou incluir em seus repertórios novas opções de filmes.
Que tal começar uma nova atividade? Manter o corpo em movimento é fundamental para a liberação de hormônios que estimulam a saúde mental. Corrida, pilates, dança, patins, yoga, boxe, tênis e caminhada são algumas opções entre muitas. Escolha uma alternativa que seja prazerosa para você e coerente com seu tempo e necessidades.

Evite comparações: cada indivíduo é único e deve respeitar sua própria jornada e limitações.
Aprenda a estabelecer limites: muitas pessoas enfrentam dificuldades para dizer não, o que pode acarretar sérios prejuízos emocionais. Se possível, busque a orientação de um psicólogo para apoiá-lo nessa tarefa;
Reconheça as próprias qualidades: lembre-se de celebrar suas conquistas pessoais e admirar sua evolução;
PER VIVERE BENE






Comentários