logoPPVBprpetohor.png

Aprenda a fazer dois rituais de autoconhecimento para a Lua Cheia

Por Helen Pomposelli

A lua cheia é o momento certo para purificar seu espaço, se reconectar com você mesmo com os outros e principalmente, definir suas intenções. Esse é o objetivo de todos rituais lunares, que, por meio de cristais , pedras ou um simples caderno, extraímos toda a sua intensidade para direcioná-la ao nosso corpo e à mente. Como todos os meses, a fase lunar cheia, cheia de intensidade, nos convida a fazer um balanço, dobrar as cartas e recarregar em boas ondas, através de rituais direcionados.

“Os rituais de bem-estar são particularmente recomendados em torno da lua cheia porque as energias espirituais e universais são mais ativas e intensas neste momento. É, portanto, uma oportunidade de entrarmos nesse fluxo e uma excelente forma de se conectar a ele, de se inspirar nele e de usar essa fase poderosa fonte para iluminar, definir intenções e ser mais eficiente. As energias ascendentes ou descendentes da lua permitem acentuar a força da intenção que se apresenta. A lua carrega o poder do ritual e nos alimentamos de sua energia. Sentimo-nos mais leves, fortes, prontos para seguir em frente. ”, diz, Helen Pomposelli, criadora do Per Vivere Bene e do workshop O Feminino e os 4 elementos.

A Lua Cheia é favorável à cura

A Lua Cheia é favorável à cura. Podemos usar os cristais, canalização de energia, remédios vibratórios e terapias alternativas, que provavelmente trarão maiores benefícios sob a Lua Cheia. Podemos sentir o desejo de liberar algo de nossa vida sob esta Lua Cheia, ou talvez estejamos começando a receber sussurros intuitivos sobre algumas mudanças que precisam ser feitas.

SEPARAMOS AQUI DOIS RITUAIS SIMPLES PARA AJUDAR NA SUA CONEXÃO COM A LUA CHEIA.

As energias da lua cheia nos fornecem o momento ideal para liberar tensões e bloqueios emocionais. Eles nos encorajam a deixar para trás o que precisa ser feito para seguir em frente. Essa necessidade de liberar esse excesso de energia nos empurra para a introspecção, para a busca pela verdade e para uma limpeza profunda. Essa reconexão consigo mesmo pode assumir a forma de rituais a serem realizados nas noites de lua cheia. Nestes momentos sagrados de introspecção, será essencial dedicar algum tempo para purificar o seu espaço. Assim como nós, nosso local de vida armazena diariamente uma infinidade de energias que é importante descarregar.

Queimar um bastão de Sálvia Branca ou Palo Santo e passar a fumaça em cada uma das salas do nosso espaço nos permitirá purificá-lo e eliminar todas as energias acumuladas.Depois de dedicar um tempo para purificar seu espaço, dedique alguns momentos para se concentrar em si mesmo. Em um pedaço de papel, relacione todas as emoções, medos e crenças limitantes que o estão impedindo de seguir em frente hoje.


Uma vez estabelecida essa lista, leia-a várias vezes com a intenção de se libertar definitivamente de tudo isso. Você poderá recitar em voz alta e várias vezes:


Estou me libertando das emoções, medos e crenças limitantes que me impedem de seguir em frente hoje.


Estou me libertando das emoções, medos e crenças limitantes que me impedem de seguir em frente hoje.

Quando estiver pronto, queime esta lista e agradeça por dedicar um tempo para realizar este ritual. Para acompanhá-lo neste exercício de escrita, envolva-se com a energia de seus cristais.

  • A turmalina ajudará a estar no momento presente e afastar as energias negativas.

  • O cristal de rocha permitirá que você ouça sua intuição.

  • Amazonite irá restaurar a paz interior e o equilíbrio emocional.

  • A rodocrosita acalma o coração para restaurar a harmonia.


A lua cheia é uma lua emocionalmente poderosa. Deve ser abordado com amor. A lua traz à tona nossas emoções enterradas, nossos bloqueios, as forças que nos puxam para baixo. Agora é a hora de deixar isso ir, e usar a energia lunar a nosso favor.

A lua cheia oferece seu poder instintivo e coragem para trabalhar em seu potencial máximo, especialmente para as mulheres. Não se deixe invadir por emoções ruins, observe-as, aceite-as para deixá-las escapar. É um momento de mudança e conexão com o sagrado feminino.

Por meio deste ritual lunar, trabalharemos em:

  • O perdão, um caminho obrigatório para a cura, o desapego

  • A conexão com nosso poder feminino

Para este ritual, você precisará de:

  • Um bastão de purificação, incenso ou sálvia branca.

  • Um prato para colocá-lo (prato ou outro recipiente resistente ao calor)

Sinta-se confortável em um lugar tranquilo e seguro. Se tem a oportunidade de estar ao ar livre, é perfeito para se ligar e ancorar à natureza. Respire profundamente e conecte-se com seus sentimentos, com o que o cerca, com a serenidade que sua respiração suave traz.

Feche os olhos, peça ao seu Poder Superior e à Lua para abençoar este ritual conectando-se com a energia da feminilidade divina.


Eu te perdôo agora, total e livremente. Eu te abençoo e te tiro da minha vida. Eu carrego essa força dentro de mim.


Acenda seu bastão de purificação, coloque-o em uma xícara ou pirex para deixar sua energia trabalhar. Concentre-se no assunto que o preocupa (sentimento, relacionamento, bloqueio, emoções, trabalho, ...) o primeiro passo no caminho para o perdão é honrar a verdade da situação atual. Pare um momento para pensar sobre a raiva ou a dor que isso causou a você. Culpa? Isso o impediu de agir por medo? O que o impediu de se desapegar e se separar disso? Depois de ter reconhecido onde você está, tente encontrar empatia, por si mesmo, por outra pessoa, um relacionamento, um sentimento.


Pegue seu incenso ou sálvia branca, acenda-o novamente se necessário. Passe-o suavemente à sua volta, devagar, como se estivesse desenhando seus contornos. Sinta seu corpo afundar e se enraizar no solo. Quanto mais as raízes se desenvolvem, mais aumenta sua força, sua capacidade de aceitar o passado para seguir em frente.


Volte-se para suas emoções, sinta amor e bondade para consigo mesmo.


Continue essas visualizações até que o sentimento de ancoragem se torne tão forte que você se sinta inabalável e amoroso. Agora você tem a força para decidir aqui e agora, conforme sua situação vai cedendo. Ainda com o bastão queimando, repita esta afirmação:


Eu te perdôo agora, total e livremente. Eu te abençoo e te tiro da minha vida. Eu carrego essa força dentro de mim.


Visualize seus tormentos se transformando em fumaça enquanto você respira suavemente. Se quiser acentuar essa transição, você também pode escrever seus bloqueios, sentimentos complicados ou relacionamentos estranhos em um pedaço de papel e queimá-lo no final do seu ritual. Uma vez que esta quietude seja alcançada, extinga seu bastão sagrado, agradecendo ao seu poder superior por proteção. Aho!


CONHEÇA NOSSOS CURSOS DE CONEXÃO COM A LUA: O FEMININO E OS 4 ELEMENTOS


Banhos mágicos com ervas e flores caseiras para seu ritual de autocuidado


Três dicas para se conectar com a magia das velas







Revista Per Vivere Bene