logoPPVBprpetohor.png

Ujjayi: aprenda fazer a respiração que imita barulho do mar


Quantas vezes nos pegamos respirando mal? Ou pior, nem respirando .... Você já esteve em uma aula de yoga e percebeu algumas pessoas respirando com um som estranho? Ou seu professor já solicitou que utilizasse a respiração Ujjayi durante a prática, mas você não tem idéia de como fazer? O mais bacana é que você não precisa fazer esse tipo de respiração apenas numa prática de yoga, mas quando você tiver passando por uma ansiedade, stress, e quer se acalmar ou centrar, focar.

A respiração Ujjayi – ou respiração vitoriosa – utilizada durante as práticas de Vinyasa e Ashtanga Yoga produz um som, comparado ao som do oceano que ajuda na concentração durante a prática. É MUITO BOM! Ouvir a própria respiração ajuda a sincronizar seus movimentos com a inspiração e exalação e a reconhecer sua atitude perante a postura. A DICA É fazer a respiração de olhos fechados e visualizar as ondas do mar, indo e vindo...


Preste atenção! Sempre execute a respiração completa, iniciando no abdômen para depois preencher a área das costelas e topo do peito, para manter seu Ujjayi longo e suave. 


O som desta respiração é realizado através de uma contração suave da garganta, uma compressão da glote, fechando-a parcialmente com a epiglote, e permitindo que o ar passe gentilmente através desta resistência durante a inspiração e a exalação. Apesar de ser realizada através de uma contração na garganta, a respiração Ujjayi é feita pelas narinas, mantendo lábios unidos e relaxados. Relaxamento é a chave para a realização desta respiração!


Sugestão é que antes de levá-la para sua prática, aprenda e treine sentado, em posição confortável, e coluna ereta. Para tentar pela primeira vez:

  • Experimente a contração da garganta exalando pela boca como se quisesse embaçar um espelho com aquele som de “haaaa”

  • Agora tente inspirar pelo mesmo caminho, mantendo a contração e produzindo o som. 

  • Faça algumas respirações até que seu corpo tenha compreendido o novo movimento.

  • Assim que você puder inspirar e expirar com o som constante e suave, feche os lábios e experimente novamente com trocando o ar pelas narinas e não pela boca.

  • O som deve parecer vir do centro do peito ao invés de da área da garganta.

  • Agora leve o Ujjayi para a sua vida!

Namaste!


Revista Per Vivere Bene