logoPPVBprpetohor.png

Receita: Descubra os chás que podem ser usados em drinks

Os drinks estão cada vez mais sofisticados. Eles ganharam cores vibrantes, montagens atraentes e sabores inovadores, alguns inclusive peculiares. Sejam alcoólicas ou não, essas bebidas atraem cada vez mais pessoas pela criatividade e pelo paladar.

Sua composição é variada, mas em geral é lembrada por conter uma bebida alcoólica (que pode ser gin, whisky ou vodka), uma fruta que obedece à preferência de cada um, umas pedrinhas de gelo e um detalhe estético para fazer a diferença. Mas o universo dos drinks é tão vasto que os chás entraram nessa busca por novos sabores.

E ao contrário do que se possa imaginar, existem ervas super fáceis de agregar com os ingredientes que produzem alguns drinks, gerando infinitas combinações incrivelmente deliciosas e refrescantes.

Ana Paula Baptista, empresária e proprietária da Soulchá, empresa mineira especializada na fabricação de chás, revela que a inovação dos drinks está tão na moda quanto já esteve nos anos 70, e que os chás foram bem adaptados a essa nova onda. “Estão surgindo ideias criativas o tempo todo, e muitas delas virão para ficar, como já aconteceu antes. Os drinks acabam ganhando um ar de delicadeza e aroma que se somam ao paladar. Há um mundo novo surgindo”, diz, entusiasmada.


Já as criadoras da Espírito do Chá, Cláudia Santana e Daniela Monteiro, amigas e amantes da bebida, sugerem para um drink suave e com aroma delicioso, o blend Por do Sol no Arpoador, que leva rooibos verde, cenoura, maçã, cascas cítricas, bálsamo e laranja. "Aqui é usada a versão não-oxidada do rooibos, planta nativa da África do Sul com sabor adocicado e propriedades digestivas. A combinação da cenoura, laranja e maçã torna esse blend suave e com notas cítricas no aroma e no sabor. Uma excelente companhia para o seu fim de tarde!", diz Claudia,

O único cuidado, claro, é com a coerência, como explica a mixologista Aline Vilas Boas, que vem experimentando e curtindo a tendência dos drinks feitos com chás. “O aroma e o sabor precisam compor esse casamento. E há opções de chás que já vêm prontos para isso. Um exemplo é o chá noturno da Soulchá, um blend que traz melissa, boldo, erva-doce e outros ingredientes em sua composição, e que ficam perfeitos em alguns preparos alcoólicos”, explica. “Não há regras do que pode e o que não pode, mas, como na gastronomia, a gente já pressupõe algumas ideias mais assertivas”, explica.

Para quem gostou da ideia de preparar um drink com chá, Vilas Boas recomenda três receitas de drinks à base de chás que são fáceis de preparar:

SOUL HONEY

Ingredientes:

- 1 sachê de Soulchá Noite - 50 ml de Whisky Jack Daniels Honey - Muito gelo - Água com gás - Espuma de gengibre (fácil de encontrar em lojas de bebidas) - Pimenta rosa

Modo de preparo:

Deposite o sache da Soulchá no copo com whisky. Em seguida coloque o gelo no copo e complemente com água com gás. Misture bem. Adicione espuma de gengibre e coloque pimenta rosa moída sobre a espuma.

SOUL GIN

Ingredientes:

- 1 sachê de Soulchá Dia - 50 ml de gin - Gelo - 20 ml de xarope de baunilha - Água com gás - Espuma de limão siciliano

Modo de preparo:

Deposite o sache da Soulchá no copo com gin. Misture bem. Em seguida, deposite o gelo no copo e acrescente o xarope de baunilha. Complete com a água com gás e acrescente a espuma de limão siciliano.

SOUL BERRY

Ingredientes:

- 1 sachê de Soulchá Dia - 60 ml de gin - Gelo - 20 ml de xarope de mirtilo - Água com gás - 1 fatia de limão - 1 ramo de hortelã

Modo de preparo:

Separe o gin em duas doses de 30 ml. Deixe uma em infusão com o sache, e a outra em um recipiente com gelo. Adicione a este recipiente o xarope de mirtilo, e em seguida misture bastante. Acrescente esta mistura, inclusive o gelo, à infusão. Preencha com água com gás e utilize a fatia de limão e o ramo de hortelã para decoração.


Tim tim!


Revista Per Vivere Bene