top of page
logoPPVBprpetohor.png

Óleos essenciais para aprimorar a prática da yoga


A idéia de que a prática de yoga fornece uma série de benefícios à saúde já não é mais novidade. Mas, você sabia que combinar ioga com o uso de óleos essenciais pode otimizar sua experiência, ajudando você a tirar mais proveito do exercício? Assim como muitas duplas de sucesso, tipo goiabada com queijo, Tom e Vinícius, ioga e óleos essenciais formam uma combinação perfeita. O poder aromático dos óleos essenciais de qualidade, que possuem efeito terapêutico, amplificam a prática de yoga de várias maneiras, indo desde respiração até a limpeza do seu tapete com um spray totalmente livre de toxinas. Precisa acalmar seus pensamentos e focar na respiração? Quer acessar sua intuição durante a prática ou simplesmente relaxar completamente durante a savassana? Aumentar a capacidade respiratória? Pode ter certeza, existe um óleo para cada uma destas necessidades.

Precisa acalmar seus pensamentos e focar na respiração? Quer acessar sua intuição durante a prática ou simplesmente relaxar completamente durante a savassana?

Na Califórnia, a professora de yoga Maria Anderson, 44 anos, usa os óleos nas aulas e acredita que é uma ótima maneira de aprimorar a experiência de ioga. “Os óleos essenciais têm a bela capacidade de aumentar nossa energia, de nos aterrar, de nos ajudar a entrar em um estado de meditação e de acalmar nossas mentes. Eu, pessoalmente, adoro os benefícios emocionais, mentais e físicos dos óleos essenciais na minha prática e na minha vida”, conta ela. Cada aroma oferece um tipo diferente de experiência. Portanto, dependendo da sua intenção ou da modalidade que quer cultivar, a escolha dos óleos para a prática será diferente. Mas uma coisa é garantida: qualquer uma das essências escolhidas vai realçar a conexão mente-corpo da ioga e fazer de cada inspiração/expiração um momento muito especial e profundo. Renata Toledo, 34 anos, mora na Flórida e faz yoga diariamente há um ano. Há três meses, passou a incluir óleos essenciais neste momento especial do seu dia. “Usar os óleos durante a prática aumentou meu foco. Sem distrações mentais, eu me concentro totalmente na minha respiração. Eles também me ajudaram a não ter pensamentos negativos”, diz Renata, que antes da aula passa Frankincense no chakra da coroa, Peppermint no chakra cardíaco e Lavender nos pulsos.


"Ioga e aromaterapia andam de mãos dadas para melhorar seu bem-estar geral. Seja qual for o seu propósito ao fazer ioga, não há nenhuma intenção que você possa definir que não seja impulsionada por óleos."

Pronto para descobrir os muitos benefícios que os óleos essenciais podem trazer para a sua aula de ioga?

Pronto para descobrir os muitos benefícios que os óleos essenciais podem trazer para a sua aula de ioga? Confira abaixo algumas dicas que levarão sua prática a um novo e mais profundo patamar.

Peppermint – Companheiro ideal para o início da prática pois o aroma potente e revigorante desperta o corpo e dá energia. Se estiver cansado e sem motivação para pisar no tapete, espalhe uma gota na ponta do nariz. Uma ou duas gotas espalhadas no peito ajudam a aprofundar a respiração o que é ótimo na yoga. Peppermint também é indicado para o foco. Pingue uma gota nas mãos e inale antes de começar a aula. Cedarwood - Extraído de uma árvore vasta e majestosa, este óleo aprimora sua experiência mente-corpo. Uma vez que seu aroma se originou de algo que está profundamente enraizado no solo, ele é muito bom para poses que o façam se sentir conectado com a terra como as posturas da árvore, da montanha e guerreiros I e II. Passe nas solas dos pés antes de começar a aula. Cedarwood suporta o primeiro chakra, que é a base da nossa segurança. Quando esse chakra está em equilíbrio, nos sentimos ancorados, seguros e confiantes. Ou seja, é um ótimo suporte para autoestima e coragem. Patchouli - Ajuda a pessoa a ficar totalmente presente em seu corpo físico, aquietando a mente tagarela. Sem se deixar levar pelos pensamentos, o aluno sente-se mais consciente do próprio corpo durante o exercício. Este óleo também acalma os medos e a tensão nervosa, o coração e a mente, permitindo que corpo e espírito se conectem mais profundamente. Pingue nos pulsos antes da aula e sente-se em meditação por alguns minutos, deixando que o aroma calmante o envolva profundamente. Lavender – Também conhecido como o canivete suiço dos óleos, por suas múltiplas funções, Lavander ajuda a dissolver qualquer sinal de stress. Seu aroma relaxante é perfeito para uma mente tranquila, principalmente ao final da aula, na hora de deixar tudo ir e deitar para a Savassana. Esfregue na testa e nas têmporas. Frankincense – Escolha este óleo se você quer aumentar sua consciência espiritual. Com uma frequência energética altíssima e poderosa, Frankincense abre os canais espirituais que permitem o indivíduo conectar-se com sua intuição, com algo divino, e é maravilhoso não só pra yoga mas também para oração ou meditação. Pingue uma gota no chakra da coroa ao definir sua intenção para a prática (ou para o dia). Spray de ambiente: Antes de começar suas saudações ao sol, misture alguns de seus óleos favoritos da lista acima em um borrifador com água. Em seguida, borrife no ar para se envolver com os suaves aromas da natureza. Dica: para 100 ml de água, adicione 18–20 gotas totais de óleo. Spray para o tapete: Combine 10 gotas de Thieves (uma mistura de óleos altamente antiviral e anti-infeccioso) e 10 gotas de TeaTree (antibacteriano e antisséptico) numa garrafa de 100 ml de água. Borrife em seu tapete e espere secar para enrolar.


Revista Per Vivere Bene

bottom of page