top of page
logoPPVBprpetohor.png

Massagem: saiba os beneficios e como afeta o nosso bem-estar

Escutar a palavra "massagem" já dá aquela sensação de relaxamento... Imagina fazendo essa experiência?Os benefícios da massagem são muitos, mas o principal é que atua tanto no campo físico quanto emocional.E, uma vez que o corpo funciona de maneira integrada, a melhoria na saúde física interfere diretamente na saúde emocional e vice-versa.

Conversamos com Flávia Tavares, psicoterapeuta corporal em análise Psico Orgânica, terapeuta corporal em massagem Biodinâmica, que criou o método coMtato Biodinâmico, onde integra as massagens Biodinâmica, Ayurvédica e o Reiki, que nos orientou. "Entendo o corpo de uma maneira integrada, onde o físico, mental, emocional, espiritual, energético e psíquico formam uma unidade, onde o desequilíbrio em um provoca o desequilíbrio nos demais. Desta forma, um trabalho de massagem que integre o toque físico e que também utilize um recurso energético, potencializa os efeitos em todas as instâncias corporais do paciente beneficiando-o de maneira integral".

Entendo o corpo de uma maneira integrada, onde o físico, mental, emocional, espiritual, energético e psíquico formam uma unidade, onde o desequilíbrio em um provoca o desequilíbrio nos demais.

A terapeuta acredita que a massagem ajuda no processo de auto-regulação orgânica do corpo, levando em conta todos o inúmeros benefícios que ela promove, dentre eles o auxilio no tratamento da depressão, crises de ansiedade e fobias em geral, o controle do estresse, a melhora da qualidade do sono e a insônia, a revitalização da pele e a melhora sua elasticidade, além do relaxamento e enorme sensação de bem-estar, o alívio da tensão e das dores musculares e o fortalecimento do sistema imune, eliminando as toxinas do organismo.

Para quem não sabe, uma boa massagem pode estimular a circulação sanguínea, diminuindo os edemas e inchaços e melhora a função gastrointestinal. "Pensando no lado do autoconhecimento, o paciente começa a perceber melhor os sintomas que seu corpo apresenta, começa a se conectar com seu ritmo interno, passa a ter mais autonomia, auto confiança, autoestima e aprende a respeitar e colocar seus limites nas relações interpessoais", diz Flávia que acredita que ainda exista uma enorme dificuldade em

nomear e perceber suas emoções e sensações corporais, e que é nesse momento que a massagem se torna uma poderosa ferramenta de autoconhecimento.

Pensando no lado do autoconhecimento, o paciente começa a perceber melhor os sintomas que seu corpo apresenta, começa a se conectar com seu ritmo interno

"Utilizo o Reiki como massagem energética para tratar os campos físico, emocional, energético e mental do paciente além da equilibração e harmonização dos chacras".


A pele é o mais extenso órgão dos sentidos e traz em si uma enorme sensibilidade. É através da pele que se estabelece o primeiro contato, a primeira forma de comunicação mãe-bebê.As memórias e impressões absorvidas pelo indivíduo através da pele e do toque, estão sempre impregnadas de emoções e sentimentos que podem ser de afeto, de aconchego, de calor, de prazer, de cuidado, de nutrição, de amor e que deixarão ‘boas marcas’ ou podem ser sentimentos de dor, de frieza, de agressão, de raiva, de falta de cuidado, de desamor e que deixaram marcas profundas como a sensação de abandono, de tristeza, de indiferença.


O toque, realizado através da massagem, assume uma finalidade terapêutica, ou seja, ele atua na intenção de acessar essas memórias buscando resgatar os lugares de acolhimento, abastecimento, nutrição que é o registro saudável do corpo do paciente, mas também àqueles que os levaram a construir defesas e couraças, trazendo-as à consciência abrindo a possibilidade de ressignificação e transformação. Desta maneira, o indivíduo inicia o seu processo de autoconhecimento através do corpo, onde ele aprende a nomear suas sensações, sentimentos e criar a conexão com o pensamento. A massagem promove o defluxo da energia, o relaxamento e a abertura do campo inconsciente. Os conteúdos aparecem e podem ser trabalhados para liberação de traumas, dores, crenças apresente em sua vida.


Conheça nossos rituais PER VIVERE BENE AQUI!




Revista Per Vivere Bene

bottom of page