logoPPVBprpetohor.png

Hummm! Saiba fazer o purê de banana da Terra servido no restaurante Allma

O Per Vivere Bene foi comemorar o primeiro ano do Allma, restaurante situado em Ipanema, mas quem ganhou o presente fomos nós: a receita do purê de banana da terra da casa assinado pela chef Lidiane Barbosa.


Para comemorar, o restaurante oferece um menu degustação, assinado pela chef consultora Lidiane Barbosa, e servido exclusivamente no jantar com pratos que passeiam pelos sabores do cardápio da casa em pequenas porções. O percurso da degustação tem sete etapas, passando por entradas, pratos principais e sobremesas. A experiência começa pelo mix de pães com pastas e falafel com molho tahine. Em seguida, serão servidos os pratos Allma da Terra, Picadinho de cogumelos, Frango sustentável com purê de baroa e bacon de cogumelos, Atum com arroz negro e tartare de manga e Moqueca de Peixe. E para finalizar, as sobremesas Pudim de leite de castanhas, Torta de maçã e Bolo fudge de chocolate. Servido a partir das 18h, o valor é de R$ 165 para duas pessoas. Delícia!


Para quem não sabe, o Allma tem como conceito a consciência alimentar, a inclusão e o bem-estar, sem restrições e radicalismos. Os ingredientes são orgânicos e os preparos artesanais. O pilar fundamental da casa é a alimentação equilibrada, com benefícios para a qualidade de vida, saúde e o meio ambiente.



PURÊ DE BANANA DA TERRA ALLMA

Ingredientes:

2 bananas da terra

200ml ou 1 xícara de chá de leite de coco

100ml ou ½ xícara de chá de caldo de legumes caseiro

30g ou 3 colheres de sopa de manteiga ghee

2g ou 5 pitadas de açafrão da terra em pó

2g ou 5 pitadas de sal marinho moído

Modo de preparo:

Limpe e higienize as bananas ainda com casca.

Coloque uma panela com água para ferver.

Quando a água estiver fervendo, coloque as bananas inteiras dentro da panela (com a casca).

Deixe por 10 minutos.

Retire a casca da banana. Coloque a polpa no liquidificador com o leite de coco e bata bem. Deixe cremoso.

Coloque o purê do liquidificador em uma panela.

Adicione os demais ingredientes na panela, em fogo baixo, deixe engrossar e aquecer.

Sirva em seguida.

Rendimento: 6 porções de 0.080g

Validade de 2 dias refrigerado

Validade de 30 dias congelado


sobre A CHEF LIDIANE BARBOSA

Lidiane Barbosa é formada pelo Curso técnico em gastronomia na Le Cordon Bleu, Paris/França, Natural Gourmet Institute, Nova York/EUA, Matthew Kenney Culinary School, Los Angeles/EUA, Escola Jamie Oliver, Londres/Inglaterra e Gelato NaturaleAcademy, Grosseto/Itália. A chef é consultora do restaurante Allma no Rio de Janeiro e mais de 45 empreendimentos no Brasil, entre restaurantes, cafés, hotéis e bistrôs com produtos em seus cardápios sempre com um olhar voltado para a saudabilidade, biodiversidade, aproveitamento integral dos alimentos e zero desperdício. Além de abraçar a inclusão e socialização através da comida. Acredita que a gastronomia precisa ser simples e acessível a todos. É também presidente e fundadora do Instituto Crescer que executa o Projeto Social Crescer e Semear, que tem o intuito de levar saúde, sabor e informação para cozinheiras da alimentação,crianças e pais, em escolas públicas de todo país. Em cinco anos de ações o projeto ao final desse ano alcançará mais de 43 mil crianças. O desafio da chef é introduzir receitas produzidas com ingredientes acessíveis e simples, retirados da terra e utilizando o aproveitamento integral dos alimentos, sem esquecer da inclusão social. O Instituto Crescer foi reconhecido pelo governo federal em 2020 como a melhor ONG da Região Sul do país. É sócia da empresa Roomys, de sorvetes veganos.


Instagram: @lidi_barbosa @allmarestaurante


PER VIVERE BENE

Revista Per Vivere Bene