top of page
logoPPVBprpetohor.png

Dicas de tratamentos para promover o alívio da ansiedade e do estresse por Rituaali Clínica & Spa

Estamos vivendo num mundo marcado pela correria e pela pressão do dia a dia e encontrar momentos de tranquilidade tornou-se essencial para o bem-estar mental e emocional. De acordo com uma pesquisa do Guia da Alma, startup de soluções de saúde mental nos segmentos B2C e B2B, 62,6% dos brasileiros sentem alto nível de ansiedade. Assim, a busca de tratamentos direcionados para o alívio do estresse e da ansiedade estão aumentando cada vez mais. Das terapias, vão desde massagens relaxantes e chás específicos a consultas e atendimentos para pessoas que querem desestressar, que se sentem esgotadas pelas demandas da vida ou cargas excessivas de trabalho ou para quem sofre com ansiedade.


O Per Vivere Bene pediu ao Rituaali Clínica & Spa algumas dicas de tratamentos que podem ser realizados dentro do Spa ou em sua própria casa.


Flávia Almeida, gestora de saúde do spa e responsável pelas terapias naturais do Rituaali Clínica & Spa, localizado em Penedo, elaborou métodos naturais para promover o alívio da ansiedade e do estresse, permitindo que os hóspedes encontrem o equilíbrio interior tão necessário para uma vida saudável e plena.


É o caso do Protocolo Serenidade, que incorpora uma combinação de terapias eficazes e técnicas de relaxamento em um ambiente sereno, proporcionando uma experiência única de

recuperação da tranquilidade mental e emocional. Projetado para aqueles que buscam alívio

dos sintomas de ansiedade e estresse, este programa oferece uma variedade de tratamentos

holísticos que abordam tanto o bem-estar físico quanto o emocional.


Entre os destaques do Protocolo Serenidade estão as massagens Descontraturante e Lomi

Lomi, reconhecidas por seus efeitos relaxantes e terapêuticos. Além disso, os hóspedes

desfrutam de um banho ansiolítico, projetado para proporcionar um profundo relaxamento e uma sensação de calma interior. "O banho ansiolítico é um tratamento utilizado em casos de ansiedade. Consiste em uma banheira de imersão com a infusão de ervas ansiolíticas, ou seja, calmantes como Valeriana, Camomila e Melissa, associado a um blend de óleos essenciais com a mesma ação", explica Flavia. 


No aspecto comportamental, o protocolo inclui atendimentos individuais com especialistas altamente qualificados, bem como um workshop coletivo de respiração e ancoragem, destinado a fornecer ferramentas práticas para lidar com o estresse e a ansiedade no dia a dia.


Na vertente fitoterápica, os hóspedes têm acesso a chás exclusivos diariamente, selecionados por suas propriedades calmantes e relaxantes. Além disso, é oferecido um shot para reequilíbrio da microbiota, contribuindo para o bem-estar geral do organismo.


"Dentro da fitoterapia as ervas sugeridas para acalmar a mente e relaxar o stress são a Valeriana, que deve ser feita por decocção - ferver de 5 a 10 minutos), Tília, Passiflora, Camomila, Melissa, Capim Limão (modo de preparo destas é por infusão). Todas essas ervas também podem ser utilizadas à noite para contribuir para uma melhor qualidade de sono, uma vez que a insônia acaba sendo uma complicação intensa do estresse e ansiedade. Mais específicas para induzir o sono: Lúpulo (infusão), Mulungu (decocção) e a Lavanda também é muito aliada neste processo, e pode ser utilizada em forma de óleo essencial durante um exercício de respiração consciente", explica Flávia.


Anote aí 3 dicas do spa, que ajudam a relaxar, para fazer em casa:


1 - Escalda pés Contínuo


Esse tratamento ajuda a contribuir no alívio de dores de cabeça, cólicas e diminuição da

pressão arterial. Além disso, promove o relaxamento e induz o sono.


Os pés devem ser imersos (de preferência até a panturrilha) em uma água quente (38-40° C)

por 20 minutos. Em seguida, durante o tratamento, mantenha uma toalha umedecida com

água fria na testa, pois isso vai ajudar a regular a pressão arterial. 


2 - Escalda pés alternado


Este tratamento é indicado para quem sente dores nas pernas, tem edema, varizes ou

qualquer tipo de inflamação. 


Utilizando 2 baldes (recipientes), sendo que um deles deve conter água quente (38-40° C) e o

outro água gelada (10-12°C), os pés iniciam a imersão (de preferência até a panturrilha) na

água quente, por 4 minutos e a seguir fica 1 minuto imerso na água gelada, completando

assim o primeiro ciclo. Em seguida, volta para água quente por 4 minutos e água gelada por 1

minuto, iniciando o segundo ciclo. Devem ser feitos 3 ciclos totalizando 20 minutos de

tratamento.



3- Banho de Contraste


Este tratamento deve ser feito no chuveiro, e é indicado para pessoas que estão com apatia,

estresse intenso, depressão leve, comprometimento circulatório e querem aumentar a

imunidade. 


O banho deverá ser de 3 minutos na água quente, pode molhar a cabeça, e 1 minuto na

água gelada. Após uma repetição de 3 ciclos, sempre finalize com água gelada. Caso a pessoa tenha baixa resistência à água gelada, pode começar fazendo o tratamento reduzido: 1,5 minutos na água quente e 30 segundos na água gelada, sendo 3 ciclos no total.



PER VIVERE BENE


Opmerkingen


Revista Per Vivere Bene

bottom of page