top of page
logoPPVBprpetohor.png

Autoimagem: saiba 5 praticas para conectar com a sua essencia

  • Foto do escritor: Helen Pomposelli
    Helen Pomposelli
  • há 2 horas
  • 3 min de leitura

A autoimagem é uma lente invisível por meio da qual cada pessoa se vê e, a partir disso, define como vai se apresentar ao mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 60% das mulheres relatam insatisfação com a própria aparência. O dado, embora pareça estético, revela algo mais profundo: a desconexão entre identidade e imagem.


Segundo Helen Pomposelli, terapeuta integrativa sistêmica, uma autoimagem positiva é um recurso valioso para o desenvolvimento pessoal e a qualidade de vida. "Quando uma pessoa se enxerga de maneira positiva, isso se reflete em diversos aspectos de sua vida".


Para a terapeuta e consultora de imagem Carla Fabião, a forma como uma mulher se enxerga está diretamente ligada à sua autoestima e ao modo como se posiciona socialmente. “A imagem é o reflexo de um estado interno. Quando uma mulher não se reconhece, tende a se esconder, usar roupas que disfarçam, que muitas vezes não revelam quem ela é! Mas quando ela está alinhada com quem é, a imagem se torna um meio de expressão, não uma defesa”, explica.


"Uma autoimagem positiva está intimamente ligada à autoestima. Sentir-se bem consigo mesmo promove a confiança e a resiliência diante dos desafios", diz Helen.
"Uma autoimagem positiva está intimamente ligada à autoestima. Sentir-se bem consigo mesmo promove a confiança e a resiliência diante dos desafios", diz Helen.

A psicologia já comprova que a percepção visual de si mesma influencia diretamente o comportamento. Um estudo da Universidade de Stanford mostrou que mulheres que se sentem bem com sua aparência têm três vezes mais chances de adotar atitudes assertivas no ambiente de trabalho.


"Uma autoimagem positiva está intimamente ligada à autoestima. Sentir-se bem consigo mesmo promove a confiança e a resiliência diante dos desafios", diz Helen.


Carla observa esse reflexo no dia a dia de suas clientes. “Há mulheres que chegam inseguras, repetindo padrões visuais que não têm mais a ver com sua fase atual. À medida que se reconectam emocionalmente, passam a usar a roupa como aliada, e não como disfarce. Não é sobre seguir tendências, é sobre se reconhecer de novo.”


“Autoimagem é o espelho da alma. Quando o olhar interno se cura, o reflexo também muda”, conclui Carla.

 

Uma autoimagem positiva contribui para o equilíbrio emocional. A aceitação e apreciação de quem se é reduzem o estresse e promovem uma mentalidade mais positiva.

 

O Per Vivere Bene selecionou 5 dicas para você praticar a sua autoimagem:

 

1. Pratique a autoaceitação


Aceitar-se é o primeiro passo para construir uma autoimagem positiva. Em vez de focar nas imperfeições percebidas, concentre-se nas características únicas que tornam você especial. A autoaceitação é a base para a construção de uma autoimagem saudável;


Ao cuidar do corpo, você fortalece a conexão entre a mente e o físico.
Ao cuidar do corpo, você fortalece a conexão entre a mente e o físico.

 

2. Cuide de si mesma


O autocuidado é um passo fundamental para alcançar o bem-estar físico e emocional. Estabeleça rotinas que promovam a saúde, como uma dieta balanceada, atividade física regular e uma boa noite de sono. Ao cuidar do corpo, você fortalece a conexão entre a mente e o físico;

 

3. Desenvolva habilidades sociais


A beleza vai além da aparência física e inclui como nos relacionamos com os outros. Desenvolva habilidades sociais, como empatia, escuta ativa e comunicação assertiva. Relacionamentos saudáveis contribuem significativamente para uma autoimagem positiva;

 

4. Vista-se para si mesma


A maneira como nos vestimos pode impactar nossa autoconfiança. Escolha roupas que fazem você se sentir bem, independentemente das tendências da moda. A moda é uma forma de expressão pessoal, e vestir-se para si mesma pode aumentar a autoestima;

 

5. Pratique a gratidão


Cultivar uma mentalidade de gratidão direciona o foco para o positivo em sua vida. Reconheça as qualidades que aprecia em si mesma e agradeça por elas. A prática da gratidão fortalece a mentalidade positiva e contribui para uma autoimagem mais positiva.


A relação entre autoimagem e saúde vai além da esfera emocional. Pesquisas mostram que uma autoimagem positiva está associada a benefícios físicos, incluindo menor incidência de doenças cardiovasculares, sistema imunológico mais robusto e melhor capacidade de enfrentar doenças.


PER VIVERE BENE

Comentários


Revista Per Vivere Bene

Copyright © Per Vivere Bene, 2019
bottom of page