logoPPVBprpetohor.png

Dicas de como buscar a paz em tempos de incerteza com o Dr. Claudio Moraga

O PER VIVERE BENE conversou com Claudio Moraga, médico psiquiatra e diretor de medicina comportamental da clínica e spa Rituali, durante uma live e selecionou algumas dicas que o médico nos deu para quem deseja buscar a paz interior em tempos de incerteza. A jornalista e criadora do Per vivere bene, Helen Pomposelli, entrevistou o médico e a troca foi bastante produtiva. Durante a entrevista, Claudio começou dizendo o quanto a tecnologia no momento da pandemia está sendo fundamental para nos manter conectado.


Claudio ressaltou que ao invés de falar que temos que "manter a distância social", a frase certa seria "manter o distanciamento físico", pois socialmente não podemos nos distanciar e sim, precisamos nos conectar com o outro. " A tecnologia tem nos permitido nos conectar com a família, amigos e manter o nosso vínculo vivo. " O homem não é uma ilha, precisamos um dos outros e temos que trabalhar em união", concordam Helen e Claudio.


O médico e psiquiatra apontou que a principal demanda para atendimento atualmente é a prisão do medo da incerteza e a ansiedade, trazendo sintomas físicos e comportamentais. "Uma das dicas que dou é um grande desafio, que é manter uma rotina organizada no dia-a-dia. A rotina está mudada. Pois muitos estão trabalhando em casa, com crianças e multi tarefas, e o desafio é manter a ordem externa. Coloque ordem interna no sistema nervoso. Organize o seu tempo". Segundo o psiquiatra, o ideal é selecionar as cinco coisas mais importantes do dia e priorizar. " Comece pelas cinco primeiras e organize o seu tempo. Não precisa resolver tudo agora. Os horários mais importantes que nosso cérebro precisa pra diminuir essa carga de ansiedade são os horários que você acorda e que deita, além dos horários da refeições. Planeje esses horários e fale para o seu cérebro que você já sabe o que vai acontecer ao longo do dia. Isso faz com que o cérebro fique mais calmo nos fazendo ter mais equilíbrio emocional. Além de tudo, ter mais tempo para meditar, ler um bom livro. Ordem externa, traz ordem interna!

" Separe um tempo para cuidar de você "


Faça com que você possa separar todo dia um tempo para cuidar de você. O único responsável pela sua saúde e pela sua paz é você mesmo e isso não pode depender das circunstâncias da vida e nem das outras pessoas. Pergunta-se, quanto tempo você tem separado para você? Todos nós temos 24 horas por dia, porque tem pessoas que tem sempre tempo para cultivar a vida espiritual e você não? Quanto tempo você tem dedicado para ter prioridade para se conectar com Deus e sua vida espiritual? Se você não faz, ninguém vai fazer por você. É isso que precisamos para encontrar o nosso chão.


Aquietando a nossa mente, percebemos o quanto procuramos em coisas irrelevantes e superficiais para preencher o nosso vazio no automático do dia-a-dia, como compras fora do controle.O que eu estava correndo atrás ? Será que isso preenche a alma? Me dá paz? O que realmente precisamos é saúde, família, tempo de qualidade e paz interior. O importante é equilibrar. Parar, ouvir a mente, repensar as suas prioridades. Se conecte-se. Olhe para o seu lado e veja quem está precisando da sua ajuda. Seja consciente do privilégio que você tem como uma simples conexão com a internet, ter saúde e seja grato!


Tenha uma pausa diária. " Para ter paz interior, cuide do seu tempo e crie um hábito na sua rotina para cultivar e se conectar. Um tempo de autocuidado. Se você não se cuidar, ninguém vai cuidar de você. Se você não se limitar, ninguém vai dar limite a você"


Foque naquilo que você pode cuidar e não naquilo que você não pode controlar. Quando a pessoa não consegue expressar seus sentimentos, bons ou ruins, de forma saudável, o corpo vai expressar. O corpo expressa o nosso emocional, se tiver com medo e ansiedade, vamos começar a ter sintomas gástricos e digestivos, por exemplo. Está comprovado cientificamente, que um minuto de pensamento com medo e incerteza nos deixa enfraquecidos num período de 7 horas. Observe quanto tempo estamos vendo coisas negativas, se o pensamento é negativo, a emoção é negativa, o impacto é negativo.


A informação passa ser uma infoxicação! Separe com equilíbrio aquilo que você está nutrindo seu corpo com informações inúteis.

Obrigada!

Revista Per Vivere Bene