top of page
logoPPVBprpetohor.png

Vegetais em conserva são menos saudáveis?

  • Foto do escritor: Helen Pomposelli
    Helen Pomposelli
  • há 4 horas
  • 3 min de leitura

Na busca por uma alimentação que equilibre nutrição e praticidade, muitos consumidores ainda esbarram em mitos geracionais. A crença de que alimentos em conserva são inferiores, por exemplo, ainda é muito comum. No entanto, segundo Roberta Garcia, a Chef e Consultora Gastronômica da Quero, marca da Kraft Heinz Brasil, é possível inserir os vegetais em conserva na sua dieta de forma saudável e equilibrada.

 


“Alimentos comercializados em latas, como milho, grão de bico e cenoura, otimizam o tempo de preparo e garantem que o sabor, qualidade e a textura sejam sempre os mesmos, sem variações que um produto in natura pode apresentar. Eu utilizo esses produtos pois são práticos e mantêm a riqueza de sabores," comenta a chef.

 

Apesar dos benefícios de praticidade e sabor destacados pela Chef, muitas dessas percepções antigas ainda geram desconfiança. Segundo Roberta, “os vegetais são cozidos e vão para embalagem apenas com água e sal. Para pessoas com rotinas corridas, podem ser uma alternativa prática e segura para garantir a ingestão de vegetais que são considerados a base da alimentação segundo as recomendações da OMS”.

 

Para que o consumidor possa aproveitar essa conveniência com segurança, Garcia esclarece os mitos mais comuns que cercam os alimentos em conserva. 


Mito: vegetais em conserva são cheios de aditivos

Um dos maiores mitos é que os vegetais em conserva duram tanto tempo por causa de conservantes. Na verdade, algumas dispensam o uso destes produtos, pois a preservação é um processo físico, não químico: os vegetais são envasados e selados hermeticamente (formando vácuo) e passam por um tratamento térmico em altas temperaturas (esterilização), que garante que o alimento fique isento de microrganismos. É essa combinação de calor e vácuo que reduz a degradação pela luz ou oxigênio e preserva o produto.

 

Mito: alimentos enlatados têm grande perda nutricional

Embora possa haver alguma perda de nutrientes sensíveis ao calor (como a vitamina C), a maioria dos nutrientes são preservados como as fibras, importante para o funcionamento intestinal.

 

Mito: alimentos em conserva têm excesso de sódio

A salmoura, o líquido da conserva, tem a função de preservar e dar sabor, mas contém sódio, que pode ser facilmente removido do alimento com uma simples lavagem.

 

Além disso, Roberta destaca a importância de verificar a rotulagem nutricional para fazer escolhas conscientes. A Quero, assim como toda a Kraft Heinz Brasil, por exemplo, tem um compromisso público e uma busca constante em reduzir os valores de sódio em seus produtos, visando atender às diretrizes de saúde pública sem comprometer a conservação e a qualidade. 

Mito: é preciso sempre lavar os produtos enlatados

Essa escolha depende da preferência e da receita. A salmoura, que geralmente é composta de água e sal, é segura para o consumo, mas pode interferir no paladar final. Para preparações onde se busca o gosto puro do vegetal, como saladas ou recheios, recomenda-se escorrer e enxaguar. Em outros casos, como em sopas ou ensopados, esse líquido já temperado pode ajudar a compor o caldo.

 

Mito: a lata causa mudança no sabor do enlatado, alterando o gosto da comida feita com ele

Esta é uma percepção antiga, que não corresponde à tecnologia atual. As embalagens modernas possuem revestimentos internos que são seguros e aprovados por rigorosos controles de qualidade, impedindo qualquer migração de sabor ou metal para o alimento. O gosto característico do produto em conserva resulta do seu cozimento dentro da própria lata durante o processo de esterilização. Isso, na verdade, garante a consistência do paladar, evitando as variações de doçura ou textura que o alimento in natura pode apresentar dependendo da safra.

 

De acordo com Roberta, a tecnologia da indústria alimentícia moderna conta com um processo de conservação físico, e não químico, preservando a qualidade original dos vegetais. “Na Quero, nosso compromisso com a excelência nos processos – do campo ao envase – garante que mais do que uma simples questão de praticidade, o consumo de conservas se torne uma escolha inteligente e acessível, permitindo que o consumidor tenha acesso a produtos seguros, nutritivos e saborosos”

 

 

Comentários


Revista Per Vivere Bene

Copyright © Per Vivere Bene, 2019
bottom of page