top of page
logoPPVBprpetohor.png

Você sabe o que é Tarot Terapêutico? Saiba como usar as cartas para o autoconhecimento

Você sabe usar o tarot como forma terapêutica?


Esse jogo milenar que desperta curiosidade até nos mais céticos, vem ganhando espaço cada vez mais nas sessões terapêuticas. Como o próprio nome diz, TAR significa via ou caminho e RO, ROS significa Rei ou Real, então, literalmente, o caminho da vida, sendo então uma grande via de iluminação do homem, pois o tarot nos mostra a nossa caminhada, uma jornada pelas cartas na busca de nossa evolução.


"O tarô diz o que acontecerá, mas esse futuro está sendo construído aqui e agora."


E esse caminho, que nos mostra o tarot, é um processo de autoconhecimento, que significa a busca do entendimento do inconsciente. Ou seja, manuseando as cartas podemos entrar em contato a sabedoria ancestral. “Para nós, os tarólogos terapeutas , a prática do jogo do Tarot de Marseille, por exemplo, pode ajudar a tratar dos bloqueios emocionais, descobrir a sua essência, reconhecer e equilibrar cada um dos aspectos entre nós e ajudar a resgatar o entusiasmo pela vida”, diz Helen Pomposelli, terapeuta sistêmica que usa o tarot como fio condutor terapêutico em suas sessões.



O Tarot, cujo as suas imagens representam condições espirituais e emocionais, é um símbolo e, como todo símbolo tem ressonância no plano mental e como cada um de nós traz um processo mental diferente, casa interpretação será de modo diferente. Para quem não sabe, é um método divinatório, que conta em si a essência da história da jornada humana.


Autoconhecimento através das cartas


O Tarot é um jogo milenar que desperta curiosidade até pelos mais céticos. Porém, o que não se entende muitas vezes, que a prática terapêutica pode tratar bloqueios emocionais e ajuda a resgatar o entusiasmo pela vida


Muitas vezes, quando estamos no olho do furacão, é difícil ter uma visão clara das coisas. Harmonizar a relação, traçar um planejamento na vida, focar aquilo que é necessário, trocar um emprego ou simplesmente realizar uma transição interna para viver melhor. O Tarot é uma ferramenta que me auxilia ou apoia na hora de agir.


Sua linguagem simbólica, através das cartas retrata muito bem o consciente e inconsciente (pessoal e coletivo) do ser humano. O autoconhecimento é fundamental no caminho evolutivo do ser humano, e o tarô pode contribuir muito nessa jornada.


São 78 cartas que auxiliam no autoconhecimento, podem responder questões ou dar conselhos. É um método divinatório, que traz em si a essência da história da jornada humana e pode nos conectar com algo muito maior, de forma profunda.


“ Acredito em dois tipos de leitura do tarot: a divinatória, quando um campo já está formado, não dando mais tempo de modificar o seu pensamento, comportamento e ação; e a terapêutica, que mostra como você está no contexto dos fatos que está passando, passou ou vai passar”, diz Helen.


Conhecendo os arcanos maiores


- Certo dia, um homem saiu de casa “sem rumo”, só para se divertir e se abrir para novas ideias sem medo (o louco). - Com as ideias em mente, viu que precisava colocá-las em prática, para não ficarem apenas no campo dos sonhos (o mago). - Com o tempo, o homem entendeu que seria importante aceitar a ajuda de outras pessoas (o sumo sacerdote). Entre aquelas que o ajudavam, um começou a se destacar como grande parceiro (os enamorados). - Para encontrar respostas para eventuais questões que surgissem no caminho, bastava silenciar um pouco, refletir e olhar para dentro de si (o eremita). - No entanto, em determinados momentos, tinha que simplesmente acreditar que as coisas iam se desenrolar da forma como tinha que ser (a roda da fortuna). - E, assim, foi fechado um antigo ciclo e aberto um novo (o mundo). - A análise fez o homem perceber que algumas coisas precisavam ser transformadas ou até finalizadas em sua vida (a morte).


" A meta é conquistar uma confiança crescente nas percepções da realidade interior, aprender a ouvir a voz do próprio coração, descobrindo seu guia interior"

“O Tarot terapêutico nos ajuda a despertar o nosso desenvolvimento pessoal e nos faz entender quais os tipos de processos estamos vivenciando e aprendendo no presente e nos alinha com nosso propósito e caminho de vida, nos fazendo entender as energias que se movimentam em determinadas áreas e o que fazer para nos equilibrarmos nesse ponto, sempre de dentro para fora".




Tarot Terapêutico

consultas com Helen Pomposelli


Agendamentos de atendimentos

presenciais ou on-line

Tel: 21 99979 6777






Revista Per Vivere Bene

bottom of page