logoPPVBprpetohor.png

Tarot Terapêutico: saiba como usar as lâminas para o autoconhecimento

Você sabe usar o tarot como forma terapêutica? Esse jogo milenar que desperta curiosidade até nos mais céticos, vem ganhando espaço cada vez mais nas sessões terapêuticas. Como o próprio nome diz, TAR significa via ou caminho e RO, ROS significa Rei ou Real, então, literalmente, o caminho da vida, sendo então uma grande via de iluminação do homem, pois o tarot nos mostra a nossa caminhada, uma jornada pelas cartas na busca de nossa evolução.



E esse caminho, que nos mostra o tarot, é um processo de autoconhecimento, que significa a busca do entendimento do inconsciente. Ou seja, manuseando as cartas podemos entrar em contato a sabedoria ancestral. “Para nós, os tarólogos terapeutas , a prática do jogo do Tarot de Marseille, por exemplo, pode ajudar a tratar dos bloqueios emocionais, descobrir a sua essência, reconhecer e equilibrar cada um dos aspectos entre nós e ajudar a resgatar o entusiasmo pela vida”, diz Helen Pomposelli, terapeuta sistêmica que usa o tarot como fio condutor terapêutico em suas sessões.



O Tarot, cujo as suas imagens representam condições espirituais e emocionais, é um símbolo e, como todo símbolo tem ressonância no plano mental e como cada um de nós traz um processo mental diferente, casa interpretação será de modo diferente. Para quem não sabe, é um método divinatório, que conta em si a essência da história da jornada humana.

São 78 cartas, divididas com 22 lâminas chamadas de Arcanos Maiores que representam o processo evolutivo da humanidade baseados na Lei Cósmica e tem ressonância a nível espiritual, 16 cartas de realeza ou cartas de corte e 40 Arcanos Menores, com ressonância no campo astral, utilizados para sanar a curiosidade humana, para adivinhação e usados para saber algo imediatamente.


O Tarot, objeto de uso ritualístico, auxilia no autoconhecimento e que pode responder questões ou dar conselhos e seu uso permite ver a realidade interior a partir de novas perspectivas. Suas imagens não são nem positivas, nem negativas, nem a favor nem contra ninguém, simplesmente oferecem sinais e pistas, proporcionando novas perspectivas sobre qualquer situação obscura e permitindo o seu entendimento.


" A meta é conquistar uma confiança crescente nas percepções da realidade interior, aprender a ouvir a voz do próprio coração, descobrindo seu guia interior"

“O Tarot terapêutico nos ajuda a despertar o nosso desenvolvimento pessoal e nos faz entender quais os tipos de processos estamos vivenciando e aprendendo no presente e nos alinha com nosso propósito e caminho de vida, nos fazendo entender as energias que se movimentam em determinadas áreas e o que fazer pra nos equilibrarmos nesse ponto, sempre de dentro pra fora".


Tarot Terapêutico com Helen Pomposelli

Agendamentos de atendimentos presenciais ou on-line: pomposellihelen@gmail.com



Revista Per Vivere Bene