logoPPVBprpetohor.png

Saúde e beleza: Conheça os benefícios e os tipos de hidratação para a sua pele

A água é essencial à vida. Ajuda a regular a temperatura corporal e é crucial para o funcionamento das nossas células, tecidos e órgãos. Mas, os benefícios da água potável vão muito além das coisas que são ensinadas nas aulas de saúde. Manter-se hidratado é crucial para a saúde e o bem-estar, mas muitas pessoas não consomem líquidos suficientes todos os dias.

Você sabia que cerca de 60% do corpo é composto de água e cerca de 71% da superfície do planeta é coberta por água!

Conheça a importância da hidratação para a pele:


Se o verão é a estação da proteção da pele, no outono é hora da hidratação. Todo mundo já está “careca” de saber que a pele precisa de uma atenção especial. Não basta ser adepta de procedimentos estéticos, se o cuidado principal não for levado a sério. Neste período de temperaturas mais frias, mudança do tempo úmido para dias mais secos, sempre recomendo para as minhas pacientes potencializar o uso de produtos com maior efeito hidratante.Não basta estar com o skincare em dia.


Caroline Conte, farmacêutica há 9 anos, especialista em Estética Avançada e Bioquímica, aconselha: “Levanta, o alarme do celular já tocou – vá beber a sua água”. Além disso, se alimentar bem e evitar banhos muito quentes também precisa estar na rotina diária de cuidados da cútis.


"A hidratação da pele garante a eficácia da barreira cutânea, que funciona como proteção contra os agressores do meio externo. Quando essa barreira está íntegra, há menos chances de diversos tipos de dermatites e alergias. Outro ponto é que uma boa hidratação diminui o aspecto craquelado e ressecado da face, que piora a aparência de rugas", explica Dra. Caroline.


Segundo a farmacêutica, para corpo é possível associar produtos à base de ureia, óleos essenciais, lactato de amônio, ceramidas e aminoácidos para o corpo. Para o rosto, podemos utilizar ácido hialurônico em diferentes densidades, associados a vitamina C, vitamina E, niacinamida, ceramidas, e ativos tensores.


"A hidratação do rosto, em alguns casos, é diferente da hidratação do corpo. Às vezes, os produtos que costumo recomendar para essas áreas diferem, porque mesmo que a pele do rosto nessa época tenha tendência de ficar um pouco mais seca do que no verão, ela não é tão seca quanto à do corpo. Na face, são geralmente indicados hidratantes com componentes antioxidantes que, além de hidratar a pele, vão ajudar na prevenção do envelhecimento".


Peles oleosas ou mistas também podem ser hidratadas. Existem no mercado produtos mais leves e adequados, como gel e sérum, para esses tipos de pele. É sempre bom lembrar, se puder, é muito importante aliar a hidratação aos cuidados estéticos.



Hidratação labial


Caroline Conte diz que é possível melhorar os quadros de ressecamento labial com o tratamento do momento chamado Skinbooster. É um tratamento minimamente invasivo a base de ácido hialurônico sem reticulação, ou seja, sem a capacidade de volumização. Ele promove rejuvenescimento e renovação dos lábios, e também potencializa a hidratação.


"Ele penetra rapidamente, hidrata a pele e restaura o local de dentro para fora. Alguns produtos tem o “poder” de promove preenchimento das rugas dos lábios e da região ao redor devido a hidratação profunda", diz.


Para os lábios, são necessários produtos para evitar o ressecamento, que pode causar fissuras e rachaduras. Costumo indicar utilizar ao longo do dia lip balm. Os produtos que têm ceramidas e deixam um efeito gloss tem uma resposta bem interessante. É importante lembrar que a saliva é irritante e pode piorar o ressecamento dos lábios.


Uma dica é fazer uma esfoliação labial durante a noite, antes de dormir, uma vez por semana. Basta usar um esfoliante leve e fazer movimentos circulares nos lábios. Em seguida lave, e aplique uma camada generosa de um creme de barreira com efeito hidratante e cicatrizante. Retire pela manhã.


Importância do colágeno


O colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo corpo, e que corresponde a proximadamente 30% de todas as proteínas presentes no organismo. Ao contrário do que muita gente pensa, ele não está só na pele, mas também em tendões, cartilagens, articulações, músculos, ossos, tecido conjuntivo e vasos sanguíneos.


Na pele, ele é uma substância essencial para manter sua estrutura e firmeza. O colágeno também pode ser encontrado em alimentos como a carne e a gelatina, dermocosméticos tópicos ou suplementos alimentares.


"Tomar o colágeno ajuda na elasticidade e na hidratação na pele, mas somente a suplementação oral não é suficiente para repor tudo que é perdido com o envelhecimento. Ou seja, se você estiver incomodada com o bigode chinês, rugas da testa ou a flacidez do pescoço, não espere que a suplementação sozinha vá melhorar completamente todas as queixas", diz.


A pele perde colágeno com o passar do tempo, gerando flacidez facial e corporal. A flacidez deixa o contorno do rosto menos definido, tornando a aparência cansada e envelhecida. Isso é natural! A excelente notícia é que o mundo da estética não para e atualmente existem diversos tratamentos estéticos como Sculptra e Restylane, que são excelentes bioestimuladores de colágeno. Além deles, existe a opção de preenchedores e skinboosters com base de ácido hialurônico. Essa combinação estimula a produção de colágeno, dando maior firmeza e resistência à cútis.


Diversas celebridades têm o Sculptra como o queridinho do momento. É um procedimento injetável, super-rápido e que faz com que o corpo produza o próprio colágeno. Ou seja, oferece um resultado natural.



Vamos beber água!

1. Lubrifica as articulações

A cartilagem, encontrada nas articulações e nos discos da coluna, contém cerca de 80% de água. A desidratação a longo prazo pode reduzir a capacidade de absorção de choque das articulações, levando à dor nas articulações.


2. Forma saliva e muco

A saliva nos ajuda a digerir nossos alimentos e mantém a boca, o nariz e os olhos úmidos. Isso evita atrito e danos. Beber água também mantém a boca limpa. Consumido em vez de bebidas açucaradas, também pode reduzir a cárie dentária.


3. Fornece oxigênio por todo o corpo

O sangue é mais de 90% de água, e o sangue transporta oxigênio para diferentes partes do corpo.


4. Aumenta a saúde e a beleza da pele

Com a desidratação, a pele pode se tornar mais vulnerável a doenças de pele e rugas prematuras.


5. Ele amortece o cérebro, a medula espinhal e outros tecidos sensíveis

A desidratação pode afetar a estrutura e a função do cérebro. Também está envolvido na produção de hormônios e neurotransmissores. A desidratação prolongada pode levar a problemas de pensamento e raciocínio.


6. O sistema digestivo depende disso

O intestino precisa de água para funcionar corretamente. A desidratação pode levar a problemas digestivos, constipação e um estômago excessivamente ácido. Isso aumenta o risco de azia e úlceras estomacais.

7. Elimina os resíduos do corpo

A água é necessária nos processos de sudorese e remoção de urina e fezes.


8. Ajuda a manter a pressão arterial

A falta de água pode fazer com que o sangue fique mais espesso, aumentando a pressãp arterial.


9. As vias aéreas precisam disso

Quando desidratadas, as vias aéreas são restringidas pelo corpo em um esforço para minimizar a perda de água. Isso pode piorar a asma e as alergias.


10. Torna os minerais e nutrientes acessíveis

Estes dissolvem-se em água, o que lhes permite atingir diferentes partes do corpo.


11. Previne danos nos rins

Os rins regulam o fluido no corpo. Água insuficiente pode levar a pedras nos rins e outros problemas.


12. Aumenta o desempenho durante o exercício.

SOBRE CAROLINE CONTE


Caroline Conte é Farmacêutica há 9 anos, especialista em Estética Avançada e Bioquímica. Com diversas certificações na área da estética, incluindo preenchimentos avançados, fios de PDO, Bioestimuladores e Anatomia Avançada, além de artigos científicos publicados em três países. Apaixonada por ciência e estética, uniu o melhor dos dois ramos para oferecer o que há de melhor e seguro para seus pacientes.


https://www.dracarolineconte.com @dracarolineconte



Revista Per Vivere Bene