top of page
logoPPVBprpetohor.png

Receita Saudável: Panqueca de trigo sarraceno e de feijão moyashe de Mari Scaldini

Você é aquela pessoa que gosta de comer com prazer? Mas, também, gosta de alimentos saudáveis, principalmente no dia a dia? Ah! Você pode ser aquela pessoa, que gosta de praticidade na cozinha! Preparar uma receita e poder usá-la por alguns dias, podendo variar uma parte do prato. Então, essa dica é para você!


Convidamos a culinarista Mari Scaldini, Mentora em Alimentação Saudável e Plant Based, e uma das criadoras da marca de alimentos saudáveis, LAB VegAMo, para nos dar uma receita e falar um pouco mais sobre o processo de nos alimentar, que é um dos momentos mais comum e corriqueiro do nosso dia a dia, porém de maneira saudável. Vamos pensar juntos!


"Para a maioria das pessoas são feitas 3 (três) refeições ao dia (e muitas vezes mais), sem contarmos as “beliscadas” ao longo do dia. Imagina!? 3 dias x 30 dias x 12 meses x 70 anos, total de 77 760 refeições ao longo de 70 anos de vida, no mínimo. Portanto, acredito, ser muito importante trazermos atenção para esse momento, e colocarmos amor ao que nos alimenta. Entender que o que você come, irá nutrir ou não seu corpo, te dar disposição, vitalidade e energia para executar todas as outras tarefas e atividades que você gosta tanto de fazer na sua vida!", diz Mari.


Já parou para pensar sobre isso? Sabia que sua disposição e alegria de acordar para um novo dia, todos os dias, podem estar relacionado com a sua alimentação (com que tipo de alimento que come)? Além de ser igualmente importante cuidar da sua mente, do seu corpo físico, espiritual.


Então, aqui vai uma dica de uma receita saudável, prática, deliciosa, versátil, pois você pode rechear e criar outros pratos com ela, e protéica.


PANQUECA DE TRIGO SARRACENO E DE FEIJÃO MOYASHE


Ingredientes:

  • 1 xícara de trigo sarraceno (grão) OU de feijão moyashe

  • Água*

  • 2 colheres de sopa de Azeite Extra Virgem

  • 1 colher de sopa de tapioca ou polvilho doce.

  • Sal a gosto

  • 1 colher de chá de Tempero (opções): orégano, salsa, cebolinha, páprica doce e picante, cúrcuma, ervas finas, pimenta do reino, preta ou branca e mais.

*Para o trigo sarraceno é água que deixou de molho, somente até cobrir os grãos. Para o feijão moyashe, após estar no liquidificador, adicionar água até passar 1 dedo da altura do grão.

Preparo:

  1. No dia anterior à noite, antes de dormir. Lavar bem o trigo ou o feijão. Coloque em um pote e cubra com a água. Deixe de molho até o dia seguinte.

Para o trigo sarraceno coloque água até cobrir. Para o feijão moyashe pode dobrar a quantidade de água.


Dica Informação: O feijão moyashe irá absorver a água, hidratar, e começar a liberar os fitatos, que nos dão gases, e é um anti-nutriente, que atrapalha nossa absorção de ferro.

  1. Na manhã seguinte. O trigo sarraceno com a água irá levar ao liquidificador com o restante dos ingredientes e bater bem até virar um creme. Para o feijão moyashe, escorre a água e lava bem. Leve ao liquidificador com os demais ingredientes. Bata bem até virar um creme de panqueca.

  2. Na frigideira média, que não grude, unte com um fio de azeite. Em fogo baixo, espalhe a proporção de uma concha grande ou de 1 copo de 200ml da massa no centro da frigideira e vai rodando a frigideira para espalhar a massa uniformemente.

  3. Deixe dourar o lado de baixo primeiro. As bordas começarão a soltar da frigideira e depois o centro. Use uma espátula para ajudar. Mas não insista em soltar, espere, irá soltar sozinha quando tiver cozida. Observe.

  4. Vire o lado e deixe dourar o outro lado. Depois vai virando até chegar ao ponto que gosta, mais sequinha e crocante ou não.

Dica Textura: Quanto mais massa mais grossa fica a panqueca. A massa de trigo sarraceno fica mais seca e crocante e a de feijão moyashe fica mais úmida e grossa. Você também pode misturar as duas massas na mesma proporção (1/2 xícara de cada).


DICA Praticidade: Você pode preparar essa massa em quantidade e deixar em um pote de vidro com tampa (reutilizar um pote de tahine, de geléia) e deixar na geladeira. Quando for usar, somente sacode o pote para homogeneizar a massa e está pronto para usar. (Essa receita tem em vídeo no meu Instagram)


DICAS DE RECHEIO:


Agora os recheios! Você vai brincar com o que você gosta.

  • Inhamese + tomate + rúcula

  • Cream NOcheese (do @lab.vegamo) + tomate em rodela + alface roxa

  • Bolonhesa de lentilha enrola e leva ao forno com molho ao sugo

  • Brinque com as dobras, fazendo wrap.

Se empoderar do seu ato de se alimentar, dos seus gostos, dos seus prazeres por uma alimentação saudável e saborosa. Que nutra você!


"Gostaria de te trazer uma dica de comportamento! Passe a se perceber após as refeições e o tipo de alimento que você comeu. Passe a entender e compreender como o seu corpo reage a cada tipo de alimento. Faça testes, passe 1 dia sem comer carne e laticínios, e perceba como seu corpo reagiu. Convido você a seguir o movimento da #segundasemcarne."


"Se permita a novos sabores e ao prazer por cuidar de você, de várias formas, inclusive pela alimentação saudável e consciente. Somos seres únicos, por isso a importância de nos conhecer e saber o que é bom para você!" Gratidão, abraços fraterno Mari.


Oi, eu sou Mari Scaldini, Culinarista e Mentora em Alimentação Saudável e Plant Based, e uma das criadoras da marca de alimentos saudáveis, LAB VegAMo (uma linha de 5 alimentos, minimamente processados e retirando os ingredientes inflamatório que seriam mais comum.) Trabalho há mais de 4 anos com alimentação saudável, consciente e vegetariana estrita. Nesse tempo trabalhando no Restaurante Inkiri, em Inkiri Piracanga, pude acompanhar a relação ou reação das pessoas quando provavam pratos veganos e se surpreendiam pelo sabor e prazer de degustá-lo. A partir dessa observação me levou a entender a minha alegria em poder levar às pessoas essa alimentação saudável e muito prazerosa, ao paladar e aos sentidos, no dia a dia.


Se gostou, segue lá a Mari no instagram @mari.scaldini e @lab.vegamo.


Revista Per Vivere Bene

bottom of page