top of page
logoPPVBprpetohor.png

Conhece o termo “big rocks”? Organize-se e produza mais!

Nem sempre é no início do ano que sentimos a necessidade de nos organizar para dar prioridades aos nossos objetivos. Sejam eles emocionais, profissionais ou de estilo de vida. “Big rocks” é um termo bastante usado quando se fala em produtividade, uma analogia à REUNIÃO DE PEDRAS DENTRO DE UM POTE. A origem do conceito "Big Rocks" é desconhecida, mas foi popularizada por Stephen Covey em seu livro Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes.


Reflita: "Se você tiver um pote para guardar pedras dentro dele, comece guardando as maiores, as menores vão se encaixando, de modo que todas caibam".




"A idéia é você estabelecer metas, fazer um planejamento mais macro trazendo mais clareza com relação às prioridades da vida".


Simplificando, suas "Big Rocks" são suas prioridades . São as tarefas, projetos ou objetivos que você absolutamente deseja realizar. Vamos começar? As pessoas tendem a ter três problemas quando pensam em suas prioridades: ou elas têm muitas prioridades, elas não diferenciam ou não podem diferenciar as prioridades realmente importantes e por fim por várias razões, elas deixam outras coisas menos importantes atrapalharem o que realmente importa. Se identifica com alguma delas?


Conseguir a priorização correta significa garantir que você tenha um pequeno número de objetivos claros e que seja implacável ao concentrar seu tempo, energia e outros recursos na REALIZAÇÃO desses objetivos - ao mesmo tempo em que não se distrai com coisas menos importantes. Ou seja, você precisa dizer "NÃO" para muitas coisas, para você ter uma vida melhor. Claro, que aparece sempre algum problema inesperado toda semana, mas você deve buscar maneiras de agregar valor e estar sempre disposto a ir além. Já parou para pensar se você é mais ocupado e é menos produtivo? É hora de sair do ciclo.


Separe de maneira clara as suas "Big Rocks", ou seja, as 4 a 5 coisas que você precisa realizar nos próximos 12 meses. Pergunte a si mesmo: “Quais são as poucas coisas que farei este ano que farão com que eu diga "este foi um ótimo ano" quando chegar o mês de dezembro?”  Use sua lista Big Rocks como um guia semanal para onde você deve concentrar a maior parte do esforço e energia.


DICA : se alguém lhe perguntar quais são suas Big Rocks e você não puder responder imediatamente, não estará fazendo o que está certo.



Ao iniciar este "novo ano" na sua vida, faça um esforço e dedique tempo a essas prioridades, sejam novas iniciativas de negócios, aprofundamento em seus relacionamentos, ser mais inovador, atendendo melhor à sua própria saúde e ao crescimento pessoal ou apenas passando mais tempo com a família e os amigos.


"É tão fácil se envolver com areia e cascalho, mas se você não priorizar as Big Rocks, não alcançará o que realmente deseja alcançar". Visto?


Por Helen Pomposelli

Revista Per Vivere Bene

bottom of page