top of page
logoPPVBprpetohor.png

Você sabe o que é Mindfulness?

O Rio ganha o primeiro studio de Mindfulness criado pela psicóloga Fabiana Garcia, que decidiu se dedicar integralmente à filosofia que despertou o seu processo de cura e transformou sua forma de viver. Após conduzir mais de 80 turmas e de 1.000 alunos pelo programa de oito semanas, Fabiana se viu pronta para inaugurar seu próprio espaço, nos moldes dos estúdios de outras grandes cidades, como Nova York, Toronto e São Paulo.

“O Mindfulness é um estado de atenção que existe em todas as pessoas, mas que precisa ser trabalhado com ‘exercícios mentais’ inspirados no budismo, porém ocidentalizados e laicos. É similar ao que fazemos com o corpo quando frequentamos uma academia de ginástica. Através de nossa empresa, a Parceria Humana, já promovíamos cursos e workshops. O interesse cresceu muito e estava na hora de termos um espaço dedicado ao tema, com uma grade de horários de aulas e agenda de eventos”, explica Fabiana, que escolheu o Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, para abrigar o primeiro estúdio de Mindfulness do Rio de Janeiro: o Parceria Humana Studio.


Para quem não sabe, o Mindfulness em português significa atenção plena ou consciência plena. É estar inteiramente presente, vivendo o momento plenamente, com abertura para novas experiências e sem julgamentos. Tem origem no budismo, mas foi adaptada para o ocidente de forma laica, ou seja, pode ser aplicada a qualquer pessoa, independentemente da sua cultura ou religião. Além disso, a ciência realizou diversos estudos sobre sua eficácia. Em uma sociedade em que há uma infinidade de estímulos, praticar mindfulness permite que as pessoas estejam mais presentes e com mais atenção ao que fazem.


“Mindfulness é o reconhecer o que está no momento presente, sem alterar ou modificar nada. É se tornar ciente de seus pensamentos, sensações e emoções. Com o treinamento, vamos ficando mais conscientes de tudo que acontece e consequentemente saímos do automatismo e começamos a tomar decisões mais assertivas e coerentes com o que é mais saudável para nós. Deixamos de agir por impulsos inconscientes e de fazer escolhas baseadas numa memória implícita no nosso corpo e mente. Acessamos diretamente as nossas experiências sem tantas distrações e ruídos”, reforça Fabiana.


Pesquisas científicas feitas por universidades como Harvard e Oxford acompanharam, por mais de 35 anos, pessoas que passaram pelo programa de oito semanas de Mindfulness e comprovaram benefícios como:


- Redução do estresse e da ansiedade;

- Maior clareza mental;

- Desenvolvimento da concentração e do foco;

- Melhora do sistema imunológico;

- Manejo das emoções de forma mais saudável;

- Melhora na qualidade das relações interpessoais;

- Desenvolvimento da intuição e criatividade;

- Melhora na capacidade de tomada de decisões;

- Melhora do sono e da memória



Não fosse a atual pandemia, o estúdio teria recebido sua primeira turma em 21 de março. Fabiana, pouco habituada ao universo digital, não se intimidou e inaugurou o estúdio na data prevista - através de uma Masterclass adaptada para transmissão online, que contou com a presença do Lama neozelandês Jangchub Reid, professor de Mindfulness desde 1975.


Pelo perfil do Instagram @parceriahumanastudio, você pode acompanhar o estúdio que também oferece diariamente, de forma gratuita desde o início da quarentena, práticas guiadas, conduzidas por instrutores certificados. Estão abertas as inscrições para o Programa de introdução ao Mindfulness On-line Parceria Humana Studio - Com Fabiana Garcia.


Após a reabertura do estúdio, serão retomados os programas presenciais de oito semanas, workshops e aulas avulsas, assim como turmas para crianças e adolescentes.


Mais informações pelo email studiomindfulness@parceriahumana.com.br ou WhatsApp (21) 96977-0507.




Revista Per Vivere Bene

bottom of page