logoPPVBprpetohor.png

Morangos do Lilia Café

Por Helen Pomposelli

Delicioso e apaixonante, o restaurante Lilia, que há 2 anos e meio fez seu nome na Rua do Senado, na Lapa, RJ, abriu no começo do ano a sua primeira filial no mezanino do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). A casa é comandada pelos primos Lucio Vieira, chef, e Mateus Siqueira, que administra, o Lilia Café tem a mesma filosofia adotada pela matriz, um cardápio de almoço criativo e sazonal, ou seja, com alimentos selecionados e que estão disponíveis no dia - em sua maioria orgânicos - preparados preferencialmente na brasa. Quem fornece os produtos pela manhã para o restaurante é Mateus "Jaca Tupé". São sempre três opções de entrada, principal e sobremesa, sempre com uma opção vegetariana. Bacana, né?


Fui conhecer a casa e além dos pratos maravilhosos, me apaixonei pela maneira de prepararem uma sobremesa feita a base de morangos. Claro, que pedi ao chef! E ele nos deu de presente.

Sobremesa de Morango e Merengue


Morango assado:

-3kg de morango congelado

-pitada de sal

-450g de açúcar

-raspas de 2 limões siciliano

-10g canela em pó

-3g de cravo em pó

Preparo:

Levar os morangos para assar com o açúcar e as especiarias em um GN no forno pré aquecido a 200ºC. mexer com uma colher na metade do tempo. Depois de assados, colocar as raspas de limão nos morangos, e passar tudo pelo chinoix. Reservar o caldo do cozimento em uma bisnaga.


Iogurte natural

-1l de leite

-40g de iogurte natural

Preparo:

-aquecer o leite a 82C, em seguida esfria-lo até 43C. Quando chegar a 43C adicione o iogurte natural. Cubra com filme plástico e espere de 12h a no máximo 24H para ficar pronto. Deixar sorar no chinoix com perflex.


Merengue

-200g de claras

-440g de açúcar de confeiteiro

Preparo:

Bater as claras na betedeira equipada com o globo até espumar. Acrescentar o açúcar peneirado, colher a colher. Bater até atingir textura densa, ficar brilhante e fazer picos firmes. Assar por 1h/1h30 no forno pré aquecido a 60C.


Onde?

Lilia Café

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro

Rua Primeiro de Março, 66 - Centro

https://www.facebook.com/liliacafeccbb

https://www.instagram.com/lilia.cafe/


Confeiteiro:

Henrique Rossanelli é chef confeiteiro com passagens pelo Oro, Eñe e Lucas Corazza. Considerado um dos melhores do Brasil, são dele as criações que estamos servindo no CCBB, tanto no restaurante quanto no térreo, e em breve também no @lilia.restaurante ! Para nós é um orgulho muito grande podermos contar com suas habilidades e inovações.







Chef:

Bruno Guarnido é ex-chef do Oro, passou pelo Epice, e agora é o nosso chef de cozinha. Bruno traz para cá a mesma filosofia do @lilia.restaurante : pratos feitos com produtos orgânicos, de forma moderna, com alimentos bem aproveitados e sem desperdício, porém, com a sua ‘cara’. Bruno encara o Lilia Café como um desafio para poder mostrar a sua personalidade com mais liberdade, e isso é visível na estética delicada dos pratos que são servidos.




Fornecedor:














Mateus "Jaca Tupé"

Revista Per Vivere Bene