logoPPVBprpetohor.png

Mindfulness: nove exercícios para praticar com as crianças

Toda criança passa por dificuldades e, quando não consegue o que deseja, se frustra, faz birras e pode ficar agressiva ou triste. Neste momento, é imprescindível trabalhar a respiração e a concentração para deixá-las mais calmas e à vontade, ou seja, praticar o mindfulness.

Para auxiliar pais e cuidadores neste momento, o psicólogo especialista em Terapia Cognitiva Comportamental e escritor Arnaldo Vicente listou especialmente para o Per Vivere Bene, nove exercícios simples para fazer com os pequenos a fim de estimular a concentração. As atividades apresentadas abaixo são retiradas do seu livro "O menino que entrou dentro de si mesmo" (Editora Caminho Suave):


Para manter a atenção plena:

1. Na hora da alimentação, coloque a primeira porção de alimento na boca e peça para a criança mastigar cinco vezes antes de engolir; 2. Ao tomar água, peça para observar que caminhos ela faz no seu corpo, com água morna e depois fria; 3. No banho diga para que o pequeno sinta a água deslizando pelo corpo; 4. Observe a natureza, como por exemplo, em dia de chuva observe ela caindo ; 5. Ouça os sons dos passarinhos cantando por pelo menos 3 minutos; 6. Observe as folhas das árvores de perto de longe.

Atividades para exercitar a atenção plena de modo automático:

7. Tente oferecer e incentivar a criança a praticar várias opções de exercícios, e descubra de que ela mais gosta. A prática de esportes libera serotonina e endorfinas, essenciais para a manutenção do humor, facilitando o vivenciar emoções positivas;

8. Proponha brincadeiras proporcionando foco e estimulando a criatividade, como corrida, pega-pega, pular-corda, bolinha de gude, estourar bolas de sabão, jogos de tabuleiro e quebra-cabeças;


9. Quando a criança gosta de um esporte ou uma brincadeira, ela tende a se dedicar mais, se aprimorando, e ficando feliz com seus melhores resultados. Isso ajudará na construção de autoimagem e na sua autoestima. Então, estimule as crianças a praticarem as atividades que mais gostar.


SOBRE O LIVRO:

O psicólogo especialista em Terapia Cognitiva Comportamental Arnaldo Vicente escreveu O menino que entrou dentro de si mesmo. Lançado pelo Editora Caminho Suave, do Grupo Editorial Edipro, o livro integra a Coleção Crescidinhos e convida o pequeno leitor a embarcar junto com o protagonista em uma viagem dentro de si para enfrentar diversos sentimentos. O grande aprendizado é lidar de forma leve com as frustrações do dia a dia.


Após o grande sucesso da primeira publicação do livro, a nova edição da obra passa a incluir um guia com técnicas para que adultos possam identificar quando a criança não está bem, ajudá-los a praticar a atenção plena (mindfulness) e como trabalhar o pensamento positivo. Outra novidade é uma lista com 21 atividades simples de terapia cognitiva que auxiliam na compreensão dos sentimentos.


PER VIVERE BENE KIDS

Revista Per Vivere Bene