top of page
logoPPVBprpetohor.png

KÓSMOS através da astróloga Maria Luiza de Castro - AGOSTO / 2020

Seja bem-vindo Kósmos! O Per vivere bene começa o mês de agosto / 2020 cheio de novidades! Uma delas é a coluna mensal Kósmos que vai ser assinada por um convidado diferente por mês. A idéia é apresentar uma visão do universo em seu conjunto do mês, a totalidade de todas as coisas deste Universo ordenado, composto de matéria e energia e ordenado segundo suas próprias leis do universo.


Kósmos na filosofia grega, significa beleza, ordem, organização, harmonia universal e sua leitura como Cosmos, o universo em seu todo.


Para estrear a coluna Kósmos, convidamos a astróloga Maria Luiza de Castro, que nos apresenta uma leitura do mês de agosto/ 2020 com seu olhar astrológico.


Obrigada!

Helen Pomposelli


O Céu para o Per Vivere Bene


Olhando para dentro encontro orgulho e expectativa confiante. Mistura de sentimentos que percebo em mim, cada vez que penso na tarefa de escrever sobre a Astrologia para o Per Vivere Bene sob este Céu do signo de Leão de 2020.

Leão que com seu charme, alegria de viver e amor em doses altas me presenteia com uma oportunidade de falar sobre algo que sempre surpreende e fascina: A Astrologia. Surpreende porque como tudo que se relaciona com Urano é intrinsicamente original e libertador. Fascina porque como tudo que vem de Plutão seduz e revela. Os próximos meses permitirão que vejamos juntos o significado de cada um desses elementos que compõem um mapa astrológico e, consequentemente, um estudo de trânsitos: o movimento dos corpos celestes no Céu.


O Céu de Leão ainda tem em sua configuração, Júpiter, Saturno e Plutão no incansável e exigente signo de Capricórnio: combo planetário que se instalou no fim de 2019, como um pin de um mapa dizendo: minha localização agora - O Céu de 2020. E que ano! Estamos em Agosto com muitas perguntas a serem ainda formuladas.


O Céu que nos protege, e intriga, está com Marte em Áries até Dezembro. Em algum momento, até lá, ele tentará brigar com os poderosos Júpiter, Saturno e Plutão. Temos que olhar para dentro e encontrar formas de expressar a energia, que será alta, de forma criativa e benéfica para cada um de nós. Vênus, agora em Gêmeos, me faz pensar em quanto é bom conversar e trocar idéias com amigos e gente que fala minha língua.

Gente que fala minha língua. É assim que me sinto ao começar essa fase tão estimulante quanto desafiadora. @PerVivereBene me desafia porque é um site produzido com todo carinho e cuidado sobre assuntos que me interessam e tocam bem de perto. O site de @HelenPomposelli me estimula porque todos assuntos e atividades propostos por ela, e seu trabalho, me fazem olhar para dentro para usar o que tenho de melhor em mim.


#OlhandoparaDentro, sob o O Céu inusitadamente assustador do Corona Vírus que se instalou em nossas rotinas de forma cruel como só uma conjunção entre Plutão e Saturno pode ser. Mas, Júpiter também está pertinho, sempre penso. Ele, nos ajuda a acreditar no melhor, a esperar pelo melhor. Lembra aquele amigo de Sagitário que está sempre confiante? Júpiter, além de Saturno, junto a Plutão em Capricórnio, pode nos lembrar de dar o melhor e usar nossas energias até a exaustão em prol do que é verdadeiro e correto. Júpiter tem ( e vai conseguir! ) que expandir a capacidade de Plutão de nos renovar. Júpiter tem que expandir a capacidade de Saturno de criar solidez no que é permanente. Eles vão nos ajudar, penso, a reconstruir o que merece ser retomado ,e, a eliminar o que não tem mais valor dentro de nós, para que a partir de cada um possamos criar um entorno melhor. Um mundo melhor. Sem retórica. Com ação, mesmo que pequena.


Sobre Maria Luiza de Castro:


Astrologia como ferramenta para o autoconhecimento. É a visão que compartilho com todos os profissionais de Astrologia aos quais admiro e que são referência na área. Astrologia que pergunta sem preocupação de definir mas com intenção de apontar uma direção.


A Astrologia que me faz pensar, no Per Vivere Bene apresenta idéias e sugestões que nos ajudam a pensar ( ou repensar ) em um estilo de vida que foca no coletivo e no indivíduo ao mesmo tempo. Essa é a minha visão da Astrologia: um portal para O Universo do qual faço parte e sou representante ao mesmo tempo. A Astrologia que me faz #OlharParaDentro. caso, graças à boa sorte, é o resultado da influência de Maria Eugênia de Castro, minha tia, com quem tive a honra de começar a estudar Astrologia. Suas aulas são ainda fonte de inspiração. Seus livros, como os de Therezinha Gouveia, também minha tia, são referências e manuais para mim e muitos estudiosos de Astrologia.


Enquanto pensava e escrevia esse texto, consultei as Efemérides várias vezes. Essas tabelas que contém as posições dos corpos celestes, por determinado período de tempo, tão conhecidas de quem estuda Astrologia, nos ajudam a perceber que tudo muda. Lentamente ou mais rapidamente, cada um no seu tempo, os corpos celestes e seus ciclos são a fonte desse conhecimento que tem sim, o poder ( que parece mágico ) de revelar informações que podem nos ajudar a entender o que acontece conosco e com o que está a nossa volta.

Acho que será esta a idéia desta coluna: tentar entender o que nos acontece, individual e coletivamente, usando a Astrologia, com sua simbologia rica, como ferramenta de busca. Trabalhar com a Helen Pomposelli já é um grande aprendizado: Helen além de jornalista, atua também como terapeuta, com o olhar aguçado de uma Escorpiana que é temperada por Gêmeos e sua capacidade incansável de comunicar e tornar leve aquilo de que fala.

Mais do que prever como serão os dias e semanas, convido os leitores do Per vivere bene a refletir junto comigo e com a Helen Pomposelli sobre esse @O Céu que nos instiga, agora, a caminhar de forma diferente como nunca se fez antes.

Meu desejo me parece grandioso e um assustador: mostrar o quanto a Astrologia pode ser útil para quem dela deseja se servir. Estudar o Céu para fazer boas escolhas: para a sua empresa, uma boa hora para assinar um papel ou mais bacana ainda, para entender o ser que vem ao mundo em determinado dia, local e hora. Estudar o Céu para desvendar o que ele nos traz e o que o Céu espera de nós.


Gratidão!



Revista Per Vivere Bene

bottom of page