top of page
logoPPVBprpetohor.png

Força Lunar: Saiba como a Astrologia Védica pode ajudar no autoconhecimento

Cada vez mais estamos em busca de mergulhar profundamente no nosso autoconhecimento e para isso, existem muitas terapias e técnicas que foram especialmente desenvolvidas não só para orientar quem somos como também para onde vamos. A astrologia védica, sistema indiano de astrologia, é um desses caminhos que podem trazer respostas e curas emocionais.


Gunesvar Das, astrólogo Védico que trabalha com o Dr. Rugue na prática do Ayurveda, usando o mapa para tratamento de saúde, utiliza remédios astrológicos como floral, pedras, mantras e yantras nos seus diagnóstico. Gunesvar Das ministrará o curso Terapia Floral no Ayurveda no portal Shakti e ensinará como equilibrar os doshas usando essa força delicada e poderosa da natureza.


O Per vivere bene conversou com o astrólogo, que nos explicou o que é astrologia védica e ofereceu algumas dicas para quem quer mergulhar nessa prática.


“A astrologia védica é descrita nos vedas que são anteriores a criação do zodíaco, a diferença da astrologia ocidental, conhecida também como tropical, tem o sol como referência. Por isso, os doze signos, e a astrologia védica são 27 constelações, e por isso lunar. O sol leva em doze meses por 12 signos e a mesma volta da lua em 27 dias”, explica Gunevar.


Segundo o astrólogo, o posicionamento da astrologia védica é igual a de um cientista, mas os signos são os mesmos de acordo com astronomia. Na astrologia védica os rituais dependem da lua, ou seja, a viagem, o casamento, a cirurgia e até a compatibilidade conjugal. Os planetas tem ascendente, conjunções e variantes das 27 mansões lunares.


Mas porque o uso das pedras? Para Gunevar, as pedras tem uma energia de cada planeta, por exemplo, para Saturno a turmalina azul ou safira, a pérola para a lua cheia, para Vênus o diamante. “ A pedra tem a mesma cor para cada planeta. O coral vermelho para Marte”.

E os mantras? “Todo estado comportamental acompanha uma configuração astrológica e cada configuração astrológica corresponde a um estado comportamental. A palavra mantra / Man – mente e TRA – LIBERTAÇÃO, significa libertar a mente de algum condicionamento e bloqueio de chakra. Se uma pessoa está condicionada a depressão devido a Saturno, pode fazer um mantra para Saturno e sofrer menos a melancolia e a rigidez. Os mantras foram compilados há cinco mil anos atrás. Temos um mantra para cada planeta, exemplo, para Saturno o mantra Veyasa. Aqueles que cantam os planetas ficam mais benévolos com as pessoas”.

Já os Florais, são usados pelos astrólogos para equilibrar a energia dos planetas que podem trazer desafios na vida da pessoa como a lua que tem excesso de apego e saturno com nenhuma emoção, o floral serve para pessoa não ficar tão rígida. Outro exemplo é usar o floral para o planeta marte que rege a impulsividade e a força e é muito intensa, os florais diminuem a tendência.

“A Ayurveda descreve que a saúde depende do equilíbrio dos elementos, e se os elementos estão bem, essa pessoa está saudável. Senão, está agravado e vem a doença. E a doença se manifesta através dos 7 tecidos, sistemas nervoso e linfático, circulatório, muscular, diposo

( gordurosos, nervoso, ósseo, e reprodutor).

Como a astrologia entra nisso? “ Os planetas estão ligados com os elementos que estão ligados com os sistemas fisiológicos, ou seja, quando um planeta está afetado, se verifica que o elemento e o sistema fisiológico também fica afetado. Quando pita está afetado, o ar está afetado.




Revista Per Vivere Bene

bottom of page