logoPPVBprpetohor.png

Evento: Dia internacional do Yoga 2020 no RJ

Desde 2014, por determinação pela Organização das Nações Unidas, é celebrado internacionalmente em 21 de junho o Dia Internacional da Yoga, com o objetivo de exaltar esta prática tão importante para a promoção da saúde e bem-estar físico, mental e espiritual.

No Rio de Janeiro, o Dia Internacional da Yoga não podia ficar de lado e a Associação Amigos da Índia e o Arte de Viver, em parceria com a Embaixada da Índia em Brasília, os Consulados Gerais A.H. da Índia no Rio de Janeiro e Minas Gerais, a Câmara de Comércio Índia Brasil e diversas escolas de Yoga brasileiras, promovem nos dias 19 e 21 de junho o Dia Internacional da Yoga 2020 – Om line.


Tradicionalmente, o Dia Internacional da Yoga é celebrado no Rio de Janeiro com o objetivo de propagar os benefícios dessa arte milenar, considerando que a Cidade Maravilhosa foi a porta de entrada da Yoga no Brasil. No entanto, mesmo pretendendo-se um evento tão majestoso como em edições anteriores, em virtude da pandemia de covid-19 o distanciamento social se tornou o maior desafio do projeto. No entanto, este momento apreensivo é uma ótima oportunidade para o autoconhecimento e para cuidado do bem-estar físico, mental e espiritual. Com crença no espírito cooperativo, o projeto foi adaptado para a versão “Om line”, que permitirá a transmissão desta linda união por meio de uma plataforma digital para todo o Brasil.

O Per vivere bene, parceiro da Associação Amigos da India, participa do pré-evento com a live Yoga e Autoconhecimento, entre a criadora do selo Helen Pomposelli e a professora de Yoga, Adriana Camargo e mediará no dia 19, a Roda de Yoga entre Carla Camuratti, Cassia Linhares e Vera Zimmermann. A programação do evento foi pensada com o objetivo de propagar os benefícios, a filosofia e as terapias relacionadas à prática do Yoga, como a meditação e a medicina ayurveda, de maneira inclusiva e acessível. Os confirmados no evento são personalidades marcantes com hábitos de prática de Yoga e especialistas neste universo milenar. Dentre participantes, é possível citar, por exemplo: Gloria Ariera, Presidente e Diretora do Centro Vidya Mandir de Estudos sobre Vedanta e Sânscrito e ganhadora do Prêmio Padma Shri 2020, umas das maiores honras civis concedidas pelo Governo da Índia, por sua literatura e educação em Sânscrito e Vedanta no Brasil; Paulo Rosas, professor e Diretor do Centro de Kailasa – Yoga e Terapias; Orlando Cani, fundador da Associação Brasileira de Profissionais de Yoga e autor do livro “Bioginástica e Yoga”; Dra. Nisha Manikhatan, especialista em nutrição, medicina e pesquisa auyrvédica; Swami Paramtej, Embaixador do Arte de Viver.

Além disso, haverá também a contribuição de celebridades praticantes de Yoga, como os artistas Juliana Paes, Vitor Fasano e Márcio Garcia, eternizados por seus personagens na novela “Caminho das Índias”, e a apresentadora Daniele Suzuki.

Um dos grandes destaques da programação é a ilustre exposição de Kailash Satyarthi, ativista social indiano responsável por uma campanha contra o trabalho infantil na Índia e defesa do direito universal à educação, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2014. Kailash é fundador de várias organizações ativistas sociais, incluindo Bachpan Bachao Andolan, Marcha Global Contra o Trabalho Infantil, Campanha Global pela Educação e Fundação das Crianças. Sua fala

Friends of India Association Endereço: Praça Pio X, 15, 4° andar Centro - Rio de Janeiro Email: rio@friendsofindia.org.br

No mais, haverá diversas exposições, demonstrações de técnicas de meditação e intervenções interessantes, distribuídas em mais de 6h de programação por dia. É possível conferir a programação completa e mais informações através do website: https://diainternacionaldoyoga.com.br/. Ao longo dos dias que antecederam o evento, ocorreram também mais de 40 intervenções prévias, disponibilizadas nas redes sociais do Dia Internacional do Yoga.

O contexto provocado pelo novo coronavírus e práticas de isolamento social deixaram uma sensação generalizada de incerteza e apreensão na sociedade. Por meio da Yoga, é possível encontrar calma e paz de espírito! Não perca o evento e esta oportunidade!


Se você ainda não pratica yoga, está na hora de começar! Clique aqui e saiba como, na nossa matéria 7 dicas para começar a praticar yoga. Namaste!




Revista Per Vivere Bene

Copyright © Per Vivere Bene, 2019