top of page
logoPPVBprpetohor.png

Cromoterapia para o seu guarda-roupa com Helen Pomposelli

Por Helen Pomposelli


Qual cor você quer incluir no look para o seu bem-estar? Há uma razão para você pegar aquela camisa vermelha em seu guarda-roupa - e uma razão para você não vesti-la!


Acordou sentindo-se esgotado? Opte por aquele vestido amarelo pendurado no fundo do armário para aumentar a energia e a inspiração. Uma grande apresentação está chegando e você não está tão entusiasmado? Um par de sapatos dourados pode despertar autoconfiança e senso de autoridade…Você não precisa que eu lhe diga que uma roupa pode criar uma vibração por completo e que as roupas podem ser uma forma poderosa de autoexpressão. Mas o que é ainda mais legal é que as cores que usamos podem secretamente fazer alguma mágica em nosso estado emocional. Nossas mentes subconscientemente também sabem disso. Visto?


Uma terapia complementar, que traz diversos benefícios à saúde, pode ser facilmente aplicada na sua aparência diária: a Cromoterapia.


Você já ouviu falar em cromoterapia? É uma terapia que utiliza as cores como ferramentas na busca do equilíbrio físico e emocional, e o resultado é mais bem-estar para a nossa vida.

A cromoterapia é aplicada no tratamento de doenças como depressão, estresse, fadiga muscular, fibromialgia e ainda auxilia na melhora da circulação sanguínea e do sono. Ah, você sabia que esta é uma técnica antiga? Sim, já foi muito utilizado pelos egípcios e outros povos antigos para a cura de enfermos e também para dores. E hoje é reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como terapia complementar.


Essa técnica é utilizada de diversas formas, seja na luz ambiente, no banho de imersão (em que as luzes são colocadas dentro da banheira), na meditação, ou ainda, através do nosso dress code, em que as cores são inseridas nas roupas e nos sapatos. Atualmente, existe também outra modalidade, chamada light sticks, que são aplicados em pontos específicos do corpo.



Porque você acha que escolheu aquele top em tom verde limão? Pode ter sido porque seu cérebro estava desejando uma dose sutil de serotonina por estar perto do verde e suas vibrações tão frescas e rejuvenescedoras. " Nossos mini-receptores nos globos oculares adquirem uma cor, eles enviam um sinal ao cérebro que pode desencadear uma resposta emocional. É por isso que usar uma sombra brilhante pode melhorar o seu humor - da mesma forma que sentar ao lado da luz de uma lâmpada solar durante as manhãs escuras de inverno pode ajudar a aliviar os sintomas de transtorno afetivo sazonal de algumas pessoas", explica Helen Pomposelli, terapeuta integrativa sistêmica e consultora de imagem.


Quer um boa notícia? Você não precisa ir da cabeça aos pés – apenas um toque de cor funcionará.


Se você olhar para as roupas que veste, descobrirá que se sente atraído por certas cores. Você já comprou uma roupa, levou para casa e nunca mais usou por causa da cor? Cada vez que você coloca, você tira porque simplesmente não parece certo. Por que isso acontece?

Seu humor no dia em que você comprou a roupa obviamente influenciou sua escolha.


Quando usamos as cores certas o efeito total é de harmonia. “Vestir-se de acordo com o que você sente promove uma confiança geral, o que cria uma abordagem positiva por parte das outras pessoas”



O que cada tom faz você sentir depende de onde ele se encontra no espectro do arco-íris. A maior parte disso vem de associações históricas que se originaram há muito tempo - estou falando de séculos atrás - e ainda estão muito enraizadas na sociedade hoje.


"As pessoas no antigo Egito e na Grécia já usavam várias pedras coloridas, cristais e corantes em seus rituais de cura". "Trata-se de reservar um pequeno momento para si mesmo todas as manhãs e pensar: Como eu quero me sentir?” E então escolher algo para vestir que apoie esse sentimento”,



CROMOTERAPIA NA MODA: POTENCIALIZE O SEU GUARDA-ROUPA

Terapia das Cores – você é o que você veste!


Aqui está um guia básico do que as cores representam na cromoterapia para ajudá-lo a definir quais peças do seu guarda-roupa usar. Cada cor possui uma propriedade diferente e atua em uma região específica do corpo. No tratamento com cromoterapia pode-se utilizar mais de uma cor, dependendo do sintoma a ser tratado.



A maioria dos consultores de cores usa as estações verão, outono, inverno e primavera para categorizar as diversas cores e seus tons. Eles acreditam que se todas ou uma grande porcentagem das roupas que você veste forem das cores da sua estação, você se sentirá mais confiante e outras pessoas notarão um brilho em você. Aproveite a exploração da cor em suas roupas. Observe como você se sente quando usa certas cores.


Veja se usar amarelo te anima ou se o vermelho te dá energia. Se você usa muito vermelho, está fazendo demais ou está tendo dificuldades com alguém? Se a vida estiver passando muito rápido, use um vestido azul ou verde e observe novamente como você se sente. Isso te acalma? Se as cores têm uma influência tão forte no nosso humor e na nossa vida, não é importante então escolher conscientemente quais roupas vamos usar pela manhã, pois elas vão nos influenciar o dia todo? Lembre-se de que as cores que usamos não influenciam apenas a nós, mas também a todos que vamos encontrar ou trabalhar durante o dia.


Quer saber mais?


Aprenda com Helen Pomposelli no curso Cromoterapia para seu guarda-roupa. Neste curso você mergulha no autoconhecimento, aprenderá sobre a história da luz e da cor, a polaridade (atributos positivos e negativos) de cada cor, a aura e o sistema de chakras, como as cores são integradas em nossa vida cotidiana. Os alunos aprenderão como realizar leituras de cromoterapia para fornecer insights sobre o passado, presente e futuro de uma pessoa.


Para obter mais detalhes, ligue ou mande mensagem para 21 99979 6777.





PER VIVERE BENE

コメント


Revista Per Vivere Bene

bottom of page