top of page
logoPPVBprpetohor.png

Cozinhe em casa: Aprenda a receita da geleia de maçã da chef Denise Rodrigues

Quer adoçar seu dia? Acalentar o coração de tardinha? Começar o dia degustando alegria? A dica para o Per Vivere Bene desta vez, é da chef Denise Rodrigues, da Entrenozes, cozinha artesanal funcional, que nos presenteou com uma receita incrível de geleia de maçã com limão e canela. Geleia é definida como um alimento preparado com frutas e açúcar na proporção adequada para que chegue à consistência certa e se conserve por bastante tempo. Isto também é considerado por lei. "Com esta receita, você terá uma geleia válida por um ano e o mais bacana e saudável: livre de conservantes, corantes, antioxidantes, essências artificiais, aromatizantes e sem adição de gelificante em pó. Mas lembre-se de que a técnica de envase descrita aqui é também super importante para mantê-la válida por todo esse período", diz.

A chef sugere harmonizar a geleia de acordo com seu paladar. " Além de consumidas no café da manhã, no lanche ou chá da tarde, as geleias podem e devem ser harmonizadas de inúmeras maneiras: em molhos para peixes, aves e carnes, em saladas, iogurtes, tapioca, crepes, bolos, frios e queijos diversos. No caso da geleia de maçã com canela, experimente como um molho para a carne suína, como recheio de crepe ou com pão de ló. Aproveite para descobrir outras combinações!"



RECEITA


Ingredientes

1 kg de maça gala

1 kg de açúcar demerara

3 pedaços de pau de canela

Suco de 1 limão-taiti


Modo de Preparo

1 - Lavar bem as frutas em água corrente para retirar quaisquer resíduos

2 - Emergir as frutas com as cascas no desinfetante (hipoclorito de sódio) de sua preferência e seguir as instruções de uso do fabricante

3 - Após o tempo recomendado para desinfetar as frutas, lavá-las em água corrente novamente, escorre-las e secá-las

4 - Descascar as maçãs, retirar as sementes e os cabinhos

5 - Cortar as maçãs em cubos e colocá-las em um bowl

6 - Adicionar o suco do limão e o açúcar

7 - Com um mixer, misturar os ingredientes, cortando grosseiramente a maçã

8 - Deixar a mistura descansando por 1 hora

9 - Colocar a mistura em um caldeirão e levar ao fogo alto, mexendo sem parar até levantar fervura. Durante a fervura, retirar a espuma que vai se formar com uma colher

10 - Acrescentar a canela em pau e continuar mexendo sem parar, por em torno de 35 minutos

11 - Para verificar o ponto, pingar um pouco da geleia em um pires gelado. Ao inclinar o pires, a geleia não deverá escorrer rapidamente. Uma outra maneira de checar o ponto, é passar o dedo pelo meio da geleia e se a mesma deixar um caminho aberto, sem juntar novamente,a geleia está no ponto certo

Envase 1 - Assim que a geleia chegar no ponto certo, envasar imediatamente 1 - Colocar as geleia nos potes vidros até o seu limite e tampar bem e travar as tampas 2 - Virar os potes de cabeça para baixo e deixe-os descansar por 05 minutos 3 - Em seguida, colocar os potes em um recipiente com água fria de maneira que os vidros fiquem totalmente imersos 4 - Após 20 minutos, retirar os potes da água e sacudi-los bem para retirar a água que pode ter ficado entre o vidro e a tampa


Rendimento

4 potes de 300g


Anote as Dicas:


Aproveitamento

- Para aproveitar de maneira mais integral os ingredientes desta geleia, use as cascas da maçã para fazer um chá. É super simples. Para cada 3 maçãs, ferva 500 ml de água, coloque as cascas das maças, deixe ferver por mais 1 minuto, coe e sirva. Você pode acrescentar um cravinho ou mesmo a canela na fervura para dar mais um sabor ao seu chá e adoçar com mel. Fica uma delícia!


- As raspas do limão também podem ser aproveitadas na própria geleia ou no chá. Dessa forma, você aproveita muito das frutas utilizadas nesta geleia.

Curiosidade

- Feita desta forma, a geleia é considerada premium, pois contém 50% de frutas e 50% de açúcar no começo do cozimento. Depois do cozimento e da evaporação da água contida nas frutas, a proporção passa a ser de 65% de açúcar e 45% de frutas. Para se obter um resultado de alta qualidade, as frutas devem ser frescas e selecionadas, e de preferência da estação.

Consumo

Como o consumo de geleia é relativamente controlado, sendo 1 colher de sopa em uma fatia de pão no café da manhã, a geleia não representa risco para a saúde de uma pessoa saudável. Geleias não contém gorduras, glúten ou lactose.


"A Entrenozes foi um reencontro com o meu enorme gosto pela cozinha, já que era parte de mim desde os tempos da minha avó, que morava no interior de Minas Gerais. Eu amava passar as férias por lá quando criança e acompanhá-la nas peripécias da sua cozinha. Chega uma hora na vida que você começa a buscar um sentido maior e mais propósito em tudo que faz. Foi isto que aconteceu com a minha vida profissional. Após anos de um trabalho convencional, resolvi me aposentar e deixar um mundo corporativo para trás, dando lugar a este meu reencontro. Meu objetivo é oferecer aos clientes um momento de maior união, de conversa e alegria à mesa. E, através da minha comida, tocar o coração daqueles que a experimentam. Hoje sou Chef de Cozinha com muita alegria e minha maior satisfação é compartilhar o gostinho delicioso, especial e prazeroso que só os alimentos produzidos artesanalmente, com cuidado e carinho, podem trazer. Me preocupo em elaborar os pratos com ingredientes frescos, respeitando todos os processos e não utilizando os super processados. Um prato artesanal requer tempo, amor e carinho para ser bem elaborado, considerando sempre que o seu público busca qualidade e sabor. Uma das diferenças entre o artesanal e o industrial é justamente a não-utilização de alimentos que passem por vários processos para chegarem à prateleira dos mercados. Além da produção das Geleias Gourmet, nós trabalhamos com serviços de Consultoria e Personal Chef, também na cozinha funcional e fit. Conheça nossa página no Instagram @entrenozes_cozinha", Denise Rodrigues.

Revista Per Vivere Bene

bottom of page