logoPPVBprpetohor.png

Moda consciente: Como montar um Armário Cápsula

Por Helen Pomposelli


Muito usado por pessoas que seguem o estilo de vida minimalista, ou seja, que prezam manter apenas as coisas que trazem a verdadeira felicidade genuína e que são importantes para uma vida mais simples, natural, feliz e abundante, o Armário Cápsula é um guarda-roupa compacto com apenas peças essenciais, um estilo de vida e uma forma de auto-conhecimento. Conhecido como um novo conceito de moda sustentável e consciente, ter um armário cápsula é ideal para fazer com que você monte looks com poucas peças e acessórios e que se relacionem entre si unindo estilo, tipo de corpo e orçamento. Não significa que seja um armário caro ou barato, e sim, que seja ideal para cada tipo de pessoa. Pense em 20, 30, 40 peças que se auto-produzem para cada estação do ano!


"No mundo atual não dá mais para viver com o armário cheio de roupas que você não usa! A idéia é economizar não só dinheiro, mas o tempo que você gasta pra se produzir”.

Para começar...

Se reconhecer: Quem sou eu? Qual o meu propósito? Como quero envelhecer? Quais as coisas que quero pra mim nesse momento? Que estilo de vida quero levar?

Descobrir o seu estilo: Como é o meu corpo? O que sinto quando coloco aquela calça? Para onde vou com aquela saia? Como é o meu dia-a-dia? Eu me visto para quê? Como é a minha silhueta?


“Uma das dicas para montar o seu guarda-roupa cápsula é fazer a sua lista prática de prioridades pessoais e de roupas para evitar um consumo impulsivo”.



Comece agora a simplificar a sua vida: Elimine objetos que já não pertencem ao seu estilo de vida, coisas que estão com energia parada em casa, elimine pensamentos que não te alimentem de positividade, desapegar não é não ter luxo. Luxo é poder desapegar sem medo de ser feliz!


Vamos desapegar?

* Retirar peças que você não usa há mais de um ano ( Verão/ Inverno);

* Listar até 30 peças que farão parte do seu armário pelos próximos três meses;

* Saber quais as peças do seu armário que já não te pertencem ( idade, mudança de emprego, emagreceu, estilo de vida );

*Avaliar as peças que você precisa de cada categoria ( noite, dia, trabalho, festa ) e saber qual a aquisição é importante;

*Criar combinações interessantes entre essas peças;

* Saber o que vai fazer com essas peças retiradas: Bazar, doações, customização?

Aprenda a criar combinações interessantes!

* A base de um bom Armário Cápsula é saber quais as melhores combinações de cores e texturas das suas peças;

* Conhecer um pouco dos tipos de tecidos, eles se combinam também!

* Reconhecer os tons que merecem ser substituídos como majoritários ( base: preto, bege, branco ) , outros minoritários ( base: cinzas, marrons, rosados ) e alguns pontuais

( cores que iluminam, fazem presença, marcam a produção );

* Fazer a sua Lista de compras: Reunir itens que você realmente precisa comprar dentro do limite de peças.

*Avaliar a peça que precisa ser substituída para ver qual o fim levará;


Base:

*1 boa calça jeans – com uma lavagem média e sem rasgos (isso fica para aquela compra por impulso).

*1 calça preta – pode ser sarja ou alfaiataria (depende do seu estilo e das suas necessidades).

*1 short jeans (ou bermuda).

*1 saia – pode ser lápis, evasê, do jeito que você mais gosta e vai usar mais. Se o guarda-roupa cápsula é de verão escolha um tecido mais leve, se inverno, opte por algo mais pesado. Caso seja bem básica, poderá ser usada nas duas estações.

*1 camisa branca bem cortada (se quiser adicionar uma preta também será útil).

*Várias t-shirts e regatas – em branco, preto, mescla, listrada. Serão imprescindíveis para fazer par com seus blazers, jaquetas ou mesmo sozinhas.

*1 cardigan – este é muito útil pois pode ser usado fazendo sobreposição por baixo do blazer e por cima de uma camisa, compondo um look mais inverno ou apenas por cima de uma regatinha nos dias mais outonais.

*1 vestido – o mais básico e de bom caimento

*1 blazer – de preferência de corte bem clássico.

*1 jaqueta jeans – sem muitos detalhes, apenas de uma boa lavagem, que converse com o jeans que você comprou lá no começo. Assim, você pode montar um look jeans com jeans.

*1 casaco mais pesado – para o inverno eles são indispensáveis e devem ter em sua composição uma maior porcentagem de lã que materiais sintéticos. Isso garante sua longevidade, sem deformar ou criar bolinhas que após um curto período de uso transforma a peça em um trapo.





Revista Per Vivere Bene

Copyright © Per Vivere Bene, 2019