top of page
logoPPVBprpetohor.png

Saiba como fazer tapioca saudável e gourmet

Beiju mole, tapioca de goma, tapioquinha, a famosa tapioca, queridinha do Per Vivere Bene, possui pequenas quantidades de vitaminas do complexo B como folato e vitamina B1, além de alguns minerais como cálcio, ferro, potássio, por isso ela deve ser preparada com um recheio rico em nutrientes para completar a alimentação.


Extraída das gomas da mandioca, da macaxeira ou do aipim, essa fécula, tão comum nos cardápios das regiões Norte e Nordeste do país, se tornou um ingrediente tradicional em toda a gastronomia brasileira, principalmente àquelas voltadas às dietas funcionais, por conseguir se adaptar a qualquer tipo de receitas, doces ou salgadas, sempre em composições mais leves e saudáveis.


Pedimos a Tap´s Burguer, que apesar do nome, o espaço não vende hambúrguer com pão, e sim pratos exclusivamente à base de tapioca, uma receita especial e gourmet.


Por não ter glúten, a tapioca já tem diversas vantagens sobre a farinha de trigo. O chef Ricardo Silva “brinca” com a goma da tapioca e prepara receitas inusitadas como lasanha, panqueca, pizza, bruschetta, tudo de tapioca.


O chef Ricardo Silva compartilhou com o Per Vivere Bene duas receitas para quem deseja aprender a fazer tapioca com diferentes ingredientes que podem incrementar este alimento tão regional.



Tapioca de peito de Peru, alho poró e cream cheese


Ingredientes

50g de goma de mandioca

50g cream cheese

30g de peito de Peru

1 colher de sopa de alho poro


Modo de preparo

Em um recipiente misture o cream cheese, peito de peru e alho poró. Reserve tudo em geladeira para a montagem. 50g de goma de mandioca - aqueça uma frigideira antiaderente, coloque a goma de tapioca, formando uma camada uniforme semelhante a uma panqueca. Espere a massa ficar unida e vire-a, deixando secar rapidamente do outro lado. Repita o processo até terminar toda a massa. Reserve.


Montagem

Coloque o recheio de peito de peru, cream cheese e alho poró, dobre ao meio e depois sirva.


Receita de tapioca vegana de tomate seco, alho poró, manjericão, azeitona e cebola


Ingredientes:

Massa

50g de goma de mandioca


Recheio

2 colheres de tomate seco picado

1 colher de alho poró

Um punhado de manjericão

Um punhado de cebola

Um punhado de azeitona sem caroço fatiada


Modo de preparo:

Misture o tomate seco, cebola, azeitona, alho poró e o manjericão. Deixe separado! Em uma frigideira antiaderente, coloque a goma de tapioca até cobrir todo o fundo e ficar uniforme. Aqueça em fogo baixo até ficar firme, vire e deixe do outro lado. Recheie, dobre e sirva.



A tapioca é ser uma excelente fonte em vitamina K e muito importante para uma boa saúde mental. Um estudo mostra que a vitamina K ajuda a reduzir as possibilidades de desenvolver a doença de Alzheimer, estimulando a atividade neuronal do cérebro.


Revista Per Vivere Bene

bottom of page