top of page
logoPPVBprpetohor.png

Capotana Siciliana: Chef Paula Prandini ministra aula de gastronomia italiana no Zona Sul

A culinária italiana é uma das mais saborosas do mundo, não há quem resista aos encantos desta gastronomia. Com pratos que envolvem os mais variados tipos de vegetais, carnes e massas. Para falar um pouco mais sobre essa culinária a chef Paula Prandini é a convidada do Zona Sul para uma aula onde vai apresentar duas receitas clássicas na próxima sexta-feira (05), na unidade Santa Mônica, na Barra.  Para a entrada, a deliciosa Caponata Siciliana, já como prato principal, uma explosão de sabores e texturas com o Spaghetti ai frutti di mare.


Se anima? Enquanto isso, que tal treinar na cozinha? A chef nos deu de presente uma receita especial!



Caponata Siciliana


3 berinjelas

1 cebola grande

8 tomates pelati

2 talos grandes de aipo sem as folhas, cortados em meia lua bonitinha e fininha (mas o suficiente para mastigar e sentir a crocancia)

100g amêndoas cortadas

1 dente alho

40g alcaparras

100g Azeitona verde picada grossa

130g uva passas pretas

100g vinagre La Lastina

100g açúcar

2 Ramos de manjericão

Azeite

Sal e pimenta do reino 


Modo preparo:


- cortar as berinjelas em cubos médios 

- cortar o aipo em fatias e a cebola em quadrados médios. 

- numa panela refogue azeite a cebola e alho picado, fogo baixo,  sem coloração, durante aproximadamente 20 min. 

- salgue e apimente os cubos de berinjelas e adicione na panela. Junte o aipo e regue com mais azeite para confitar em fogo baixo por 20min. 

- acrescentar os tomates esmagados. Deixar reduzir por 10 minutos em fogo baixo. Quando começar à secar, adicionar as amêndoas, azeitonas, passas e alcaparras.

Desligue o fogo.


- Numa panelinha à parte, faça uma calda com o vinagre e açúcar até chegar o ponto de xarope. ( NÃO É PARA DERRETER O AÇÚCAR SEPARADO. É PARA MISTURAR O AÇÚCAR COM O VINAGRE E LEVAR AO FOGO) Agregue à caponata, ajuste sal e pimenta. Desligar o fogo. Transferir a caponata para uma travessa até que esfriar.

Colocar sal e pimenta se houver necessidade.

Salpicar folhas de manjericão e regar com mais azeite caso seja necessário.


.... FINALIZAR COM AMÊNDOAS PARTIDAS E FOLHAS DE MANJERICÃO SEMPRE MUITO FRESCAS


Sobre a chef Paula Prandini



Seu primeiro contato com a gastronomia profissional aconteceu aos 18 anos quando, nas folgas do curso de teatro, quando ajudava uma amiga que administrava uma franquia de um clássico restaurante japonês. Paula conheceu todo o funcionamento do restaurante, desde a administração até o mise en place da cozinha e a partir daí, a paixão nasceu. Após cursar gastronomia na Alain Ducasse Formation (ADF), Paula marcou viagem para a França e para a Itália e procurou aquele que considerava a maior referência na gastronomia na época, o premiado chef Roland Villard. Indicada por Villard, a chef passou uma temporada no renomado Institut Paul Bocuse, em Lyon e atuou em restaurantes locais. 


Em seguida, já na Itália, estudou no Italian Culinary Institute for Foreigners (ICIF), no Piemonte, e trabalhou no duas estrelas Michelin, Il Griso, na Lombardia. No retorno ao Brasil, foi procurada por Villard e o chef a convidou para atuar no extinto Le Pré Catelan, restaurante francês do Sofitel Copacabana que o Chef comandava. 


Em 2010 Paula foi convidada para ser consultora de um charmoso gastrobar italiano que seria inaugurado em uma das ruas mais badaladas do Leblon, a Dias Ferreira. Foi então que ela assumiu a cozinha do Stuzzi, se tornou sócia e a chef executiva do negócio, até meados de 2022. Já em 2014, criou e inaugurou, ao lado das sócias Branca Lee e Iona Rothstein, o Empório Jardim, premiada casa de café da manhã carioca, que possui hoje 3 unidades e acumula 14 prêmios de melhor café da manhã da cidade pelas revistas Veja, Época e Globo Zona Sul, além do prêmio de café da manhã do país pela Prazeres da Mesa. Hoje, a restaurateur paulista com alma carioca comemora o sucesso dos três endereços do Empório Jardim (Jardim Botânico, Ipanema e Casa Firjan e Botafogo).


Serviço

Aula com a chef Paula Prandini

05 de abril, sexta-feira às 19h

Incrições: R$ 90 com cashback de R$ 20 para usar no mercado

Zona Sul Santa Mônica - Av. das Américas 8.888 – Barra da Tijuca 


PER VIVERE BENE


Kommentare


Revista Per Vivere Bene

bottom of page