top of page
logoPPVBprpetohor.png

Calendário Lunar 2023 Per Vivere Bene



Seguindo a tradição que já completa 3 anos, o Per Vivere Bene lança o Calendário Lunar 2023, sempre com a intenção de conectar você à natureza. Este ano, o tema escolhido foi os 4 ELEMENTOS DA NATUREZA - TERRA, FOGO, ÁGUA E AR e os CICLOS LUNARES correspondentes a cada um.


Devemos reconhecer a importância dos 4 elementos da natureza que fazem parte da nossa vida, e o quanto somos influenciados por essas energias que precisam estar em equilíbrio com os nossos corpos. Tanto a carência como o excesso dos Elementos, com os quais não estamos em contato “consciente” e dificultam nossos relacionamentos e o fluir das energias em várias áreas da nossa vida.

A identificação deste desequilíbrio dos elementos ajuda a fazer uma análise mais aprofundada, visando à harmonização destas energias. Além da importância que os Elementos têm como fatores constitutivos da matéria física, eles também trazem um vasto e rico simbolismo, representando qualidades arquetípicas Universais, que atuam em todos os níveis da nossa existência. Cada um desses Elementos tem seus próprios talentos e os colocam a serviço da Mãe Terra e do Universo.

A tradição grega antiga mesclava questões esotéricas e práticas à idéia de que o universo depende de quatro princípios básicos: Fogo, Terra, Água e Ar.

A idéia é caminhar pela terra e usar as habilidades de observação externa e interna, incluindo a intuição, permitindo que o agricultor, jardineiro ou um ser humano normal, obtenham uma compreensão mais profunda e profunda de suas terras, animais e plantas. Esse conhecimento interno permite que a pessoa tome decisões com base na clareza e insight!

Richard Thornton Smith em seu livro Cosmos, Earth and Nutrition, the Abordagem Biodinâmica da Agricultura, destaca que Paracelso (1493-1541) propôs o seguinte; a qualidade da manifestação física está associada ao elemento terra; o elemento água corresponde à qualidade de vida; enquanto o elemento ar estiver associado à qualidade do espaço; e o elemento fogo corresponde à qualidade da transformação.



Convido a você fazer uma jornada guiada a uma paisagem e observar as camadas dessa paisagem através das lentes dos Quatro Elementos nas Luas correspondentes!

Lua Crescente - Elemento Terra : Começamos com a rocha e a terra que encontramos externamente com nossos sentidos. Encontramos esse mundo de manifestação externa com a parte externa de nós mesmos, nossa pele e nossos outros órgãos dos sentidos.

Lua Cheia - Elemento Água: Em seguida, percebemos as mudanças e a natureza fluida da luz, do sol, da hora do dia e do ano, de tudo que cresce e se desenvolve. Passamos então a nos conectar com a fluidez do lugar neste processo de tempo e espaço.

Lua Minguante - Elemento Ar: Aqui nos conectamos com um processo interior colorido por nossos gostos e desgostos, nossos humores da alma misturados aos humores de qualquer um ou de quem encontrarmos. Talvez exista um lampejo mental ou uma percepção sobre a verdadeira natureza desse lugar.

Lua Nova - Elemento Fogo: Escondido sob todas essas camadas, está ai o "ser essencial" da planta, o lugar ou a pessoa - aquele entendimento que conhecemos intuitivamente em nossos corações.

A direção adotada por cada elemento para formar uma forma depende da natureza de sua atividade

  • uma atividade seguindo uma direção horizontal mostra o elemento terra,

  • uma direção descendente do elemento água,

  • uma direção ascendente do elemento fogo;

  • a atividade que se move em uma direção em zigue-zague mostra o elemento ar;

  • a forma assumida pelo éter é indistinta e enevoada;

”Trabalhar os elementos na cultura chinesa e japonesa como força cósmica é perceber a ação entre a natureza e o ser humano. Quando equilibrada, saúde e harmonia. Quando desequilibrada, debilidade e fraqueza” Helen Pomposelli



QUER SABER MAIS SOBRE AS INFLUÊNCIAS DA LUA COM OS 4 ELEMENTOS?

ENTRE AQUI NA NOSSA AGENDA E FAÇA A SUA RESERVA NO PRÓXIMO CURSO COM A TERAPEUTA E MENTORA DE AUTOCONHECIMENTO HELEN POMPOSELLI. PER VIVERE BENE

コメント


Revista Per Vivere Bene

bottom of page