logoPPVBprpetohor.png

Botox: conheça os benefícios para a saúde e bem-estar

Sabemos o quanto as ruguinhas que vão surgindo ao redor dos olhos, entre as sobrancelhas e na testa incomodam e por isso, muitas escolhem um programa de tratamento baseado nas aplicações de Botox para dar um aspecto mais leve no rosto. Mas, muitas não sabem, o quanto uma sessão de Botox pode ajudar na saúde e bem-estar, além de embelezar e manter os cuidados da sua pele em dia. Realce sua melhor versão por dentro e por fora!

A doutora Rita Santos, dermatologista clínica, cirúrgica e estética, nos confirmou o uso do botox para melhorar aqueles suores que repentinamente acontecem e são indesejáveis. "A Hiperhidrose, ou seja, o excesso de transpiração que pode ocorrer nas axilas, na face, no couro cabeludo, mãos, pés e, até mesmo nas genitais, está associado a um estresse emocional, ou também com outras patologias como hipotireoidismo, doenças psiquiátricas ou predisposição genética". Segundo Rita, atualmente, usamos a toxina botulínica, e o botox, com pequenas aplicações pontuais na região bloqueam o suor. "A toxina bloqueia acetilcolina, um neurotransmissor que impede que essa glândula elimine suor na superfície da pele. É um tratamento efetivo, pouco doloroso e dura aproximadamente 6 meses. É mais procurado para região axilar", diz.

Realce sua melhor versão por dentro e por fora!

Carolina Salomão, esteticista do Lach, laboratório e clínica, diz que a toxina botulínica, mais conhecida como botox, é mais associada a tratamentos estéticos, mas também pode sim ser aliada da saúde. " O botox que proporciona para fins de saúde, é o tratamento para hiperidrose (suor excessivo) em determinadas regiões, e que causam constrangimentos no dia-a-dia, prevenindo secundariamente processos inflamatórios como a foliculite, agindo diretamente no controle da produção das glândulas".


"Muitos especialistas utilizam para tratamento por exemplo de enxaqueca e bruxismo. Diversos estudos revelam que a substância presente na toxina botulínica permite pode ser utilizado no tratamento do bruxismo - o ranger ou apertar os dentes, que se não tratado, pode causar o desgaste dos mesmos. Mas é importante destacar que o botox apenas ajuda no controle do bruxismo, ou seja, não substitui a placa de bruxismo usada pelo paciente". Carolina explica: "A aplicação será nos músculos da mastigação, com objetivo de relaxar a musculatura reduzindo a força da contração muscular. O botox entra como alternativa que vai auxiliar no tratamento do bruxismo. Antes de decidir pelo tratamento com botox, costumo orientar o paciente que faça um diagnóstico com o dentista". O procedimento, é muito desejado pelos brasileiros. Segundo pesquisa da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica, o Brasil é o país de grande procura pela aplicação da toxina botulínica. Só em 2017 foram feitas quase 400 mil aplicações de toxina no país. Nos Estados Unidos o número de aplicações foi de mais de 1 milhão. Já no mundo durante o ano de 2017 as aplicações de botox somam mais de 5 milhões.


Aqui algumas dicas da esteticista sobre o uso de botox para a sua saúde: - A substância rejuvenesce e previne o aprofundamento de rugas e linhas de expressão do rosto. É indicado para amenizar as rugas e linhas de expressão do rosto. Entre as linhas tratadas, estão: rugas da testa, glabela e rugas que se formam na região dos olhos; - É um procedimento rápido, a aplicação ocorre em média em 30 minutos e os resultados são visíveis após no mínimo 72 horas depois da aplicação; - É indicado para qualquer idade, mas é importante considerar a necessidade da aplicação do Botox do que a idade da pessoa, por exemplo: a pessoa é jovem e já conta com algumas marcações que incomodam, neste caso pode ser iniciada a aplicação; - A toxina botulínica é responsável por bloquear a contração muscular, as vezes excessiva. Na estética temos rugas denominadas estáticas (que já estão ali marcadas) e as rugas dinâmicas (que aparecem mediante aos movimentos). De modo geral, com a sua aplicação, podemos eliminar as rugas dinâmicas assim como suavizar as rugas estáticas; - O raciocínio é o mesmo para a sua aplicação na saúde de modo geral. Em casos de bruxismo, você tem o masseter que é o nome de um dos músculos responsáveis pela mastigação, com uma grande força muscular, ocasionando tensão na região e até ranger de dentes. Com a aplicação do botox a gente relaxa essa musculatura e melhora a queixa apontada. O mesmo acontece para as temporas, situadas na região lateral da cabeça, entre os olhos e as orelhas, local que costuma caracterizar um tipo de enxaqueca. Quando localizada em outra região, como frontal e/ou acima do crânio, a toxina aplicada não é a mesma da habitual, pois exige um mecanismo de ação diferente;

Revista Per Vivere Bene

Copyright © Per Vivere Bene, 2019