top of page
logoPPVBprpetohor.png

BANHO Por Helen Pomposelli

Banho


Ilustração: Francesca Pomposelli




Modelo perfeito para um relaxamento pleno. Mantenha por perto os 4 elementos da natureza: para o fogo acenda uma vela, ative o ar num incenso no quarto, terra com cristal no box e a água vinda do chuveiro.


Antes de tirar a roupa, fiz uma rápida pausa lembrando de como foi meu dia, explorei pensamentos e emoções. Alegria, raiva e ansiedade. Me parece normal. Tirei a roupa, girei a torneira e ao entrar no banho, deixei a água cair na minha nuca. Enquanto me ensaboava, lembrei que havia esquecido de marcar a depilação e, como o salão vivia lotado, tive receio de não ter horário livre. E além do mais, me veio o compromisso da manhã, que era acordar as 6h para ir a natação e como já me dava uma certa preguiça de ir. Alertei-me que antes de dormir, seria bom deixar a roupa já pronta na cadeira para vestir assim que acordar. Pausa. Chuveiro. Água. Era a vez do shampoo. Pensei no porque os shampoos são tão ruins e como eu tinha que criar um tempo para pintar o cabelo essa semana. Não curto grisalhos ainda.


Lembrei que não tinha pago a conta de celular e divaguei o quanto viramos reféns dele.

– Tenho que colocar para carregar antes de dormir. Condicionador. A lista de feira já foi enviada e eu esqueci de colocar os ovos. Enxágue. Ainda bem que não apliquei rímel hoje, sempre saio do banho com olho de panda e de nada adianta lavar com o meu sabonete em gel.


– Caramba! Quantas vezes eu preciso pedir a minha filha para tirar o cabelo do ralo! Pausa. Banho. Desligo o chuveiro e começo a me secar. Pausa longa. Mão na boca. Olhar pensante. Caramba, não me lembro se me ensaboei e acho que não passei condicionador. Não me veio a memória. Será estou ficando doida. Será que volto ao chuveiro ou durmo assim mesmo?


A noite é um momento ideal para explorar pensamentos e emoções. Mas sem o foco nada disso funciona. No meio do caos, se desligar de tudo que entranhou no seu dia a dia é um dos grandes desafios. Dê outro sentido ao seu banho com um ritual.


Para um banho desmaranhador de pensamentos, faça um ritual de ervas medicinais que ajudam no ancoramento como alecrim, capim santo ou sálvia. Macere as ervas na água, coe e coloque no seu corpo da cabeça para baixo. Evoque limpeza e novas energias. Sal do himalaia para purificar as energias pode ser colocado nessa água.


No final, acenda um palo santo para purificar o ambiente e ancorar você no momento presente.



Komentáře


Revista Per Vivere Bene

bottom of page