top of page
logoPPVBprpetohor.png

As Fases da Lua e suas influências em nossas vidas


Seja através de sua força direta sobre as marés, nas plantações e até nos efeitos do ser humano como na menstruação e no humor, as Fases da Lua e suas influências estão presentes em nossas vidas muito além do que imaginamos.


As quatro fases principais da Lua são: nova, crescente, cheia e minguante e cada ciclo completo de todas dura 29,5 dias, os seja, esse é o tempo que demora para a mesma fase acontecer novamente. Neste período, chamado de mês sinódico, ou lunação, é muito próximo de 30 dias, por isso, em 365,25 dias (um ano terrestre) temos 12 lunações. Como a Lua não tem luz própria, o que vemos é a luz do Sol refletida pela superfície lunar. Desta forma, a fase, que é o aspecto como vemos a Lua, depende da sua posição em relação ao Sol e a Terra.


Gravidade, magnetismo, forças da natureza que agem sobre a Terra, como podemos ver, as fases da Lua interferem em diversos movimentos do nosso cotidiano terrestre. Vamos usar esse movimento para entender nossas emoções? Em seu livro Moon Dance: The Feminine Dimensions of Time , Sioux Rose diz que o ciclo lunar impacta diretamente nossas emoções e “energiza o inconsciente coletivo”. Ela sugere que nossos sentimentos estão relacionados com o ciclo lunar e, se observarmos nossa relação o ciclo maior, podemos adaptar uma atitude de "isso também passará". Ela diz que, à medida que você se acostuma a vincular seu humor ao ciclo lunar, será capaz de antecipar os sentimentos e emoções que tem em um determinado dia. Em seu livro, ela recomenda manter um diário de sentimentos e humores e acompanhar o movimento da lua a cada dia. Bacana, né?


Os ciclos da lua cheia e da lua nova influenciam nossas tendências e sentimentos sexuais e é por isso que às vezes você passa por um período de intensa energia sexual, seguido por um período em que não está se sentindo tão quente e o sexo é a coisa mais distante de seu mente. A terapeuta Helen Pomposelli, criadora do workshop "O Feminino e os 4 elementos”, diz para procurar - e anotar - emoções intensificadas e desejo sexual, falta de vontade e incapacidade de tomar decisões simples, sentimentos de insegurança, desejo por alimentos gordurosos, um odor almiscarado sutil emanando do corpo e olheiras sob os olhos como indicadores da influência da lua. “ Nas qualidades da energia masculina ou Shiva; a lua mantém a vibração de ação, iniciação e poder. A energia que a Lua reflete contém uma vibração feminina, a de Shakti, contendo qualidades como receptividade, emoção e intuição”, diz.

Desde nosso nascimento, a Lua marca seu lugar em nosso mapa astrológico, trazendo sua influência a respeito de nossas emoções. Como os ciclos da lua são conhecidos por influenciar fenômenos naturais como as marés, algumas culturas desenvolveram uma crença persistente - mas principalmente incorreta - de que as fases lunares também influenciam as emoções, comportamentos e saúde humanos.


Seguem as principais características das Fases da Lua para que você possa considerar em sua vida diária. Seja em suas mentalizações, projetos e como também como autocuidado.


Lua Crescente: É o momento de realizações, de bom humor. Energia de transformação, Crescimento, Movimento, ”Fluidez”. Essa Potência Lunar estimula e aumenta a energia ligada à transformação e bem-estar físico. É a melhor fase para fazermos crescer e florescer projetos e tudo aquilo que está parado. Essa fase é boa para o crescimento das plantas. Momento propício para se fazer enxertos e podas.


Lua Cheia: É o momento com mais propensão à irritabilidade. Energia de criação, Fertilidade, Potencial, “Vitalidade”. Esta Potência Lunar estimula as energias de criação, fertilidade e vitalidade. Certamente a melhor fase para potencializar e engradecer projetos já iniciados em todos os sentidos. A idéia de que a lua cheia pode despertar emoções, provocar comportamentos bizarros e até mesmo causar doenças físicas não é apenas um tropo literário. Bom para a plantação de hortaliças e flores.


Lua Minguante: Momento de diminuição da ansiedade e finalizações de ciclo. Energia de dissipação, Redução, Esquecimento, “Finalização” e estimula as energias que favorecem a diminuição dos sofrimentos que bloqueiam a evolução e o equilíbrio. Boa fase para romper vícios e crenças limitantes. Bom momento para tirar bambus e confeccionar instrumentos que serão usados na plantação.


Lua Nova: Momento que as pessoas ficam mais reservadas, recolhidas; Energia de renovação, Evolução, Começar, “Despertar” e estimula a energia de evolução e renascimento. Renovação! Bom para o plantio de couve, cebolinha, espinafre, plantas medicinais, dentre outras.


FICA A DICA Per vivere bene – Lua ideal para cortar os fios!


Lua nova: fortalece os fios

Lua crescente: auxilia no crescimento

Lua cheia: adiciona volume

Lua minguante: enfraquece os fios


Encontre o RITUAL certo para a sua fase da lua, AQUI!


SAIBA MAIS SOBRE AS INFLUÊNCIAS DA LUA NO WORKSHOP O FEMININO E OS 4 ELEMENTOS




Revista Per Vivere Bene

bottom of page