logoPPVBprpetohor.png

Aprenda o Macarrão Carbonara Vegetariano dos chefs Andrea Berton e Raffaele Lenzi do Berton Al Lago

Pensa em estar na Itália nesse momento. Agora, imagina estar num hotel com uma construção contemporânea em meio aos palazzos neoclássicos. Estou falando do hotel Il Sereno Lago di Como, que foi inaugurado em 2018, na Itália. O hotel, que está em expansão, com a construção de um novo edifício adjacente, que incluirá uma arrojada penthouse, assinada por Patrícia Urquiola, também expande a fachada abaixo da grande suíte penthouse. Os jardins verticais do hotel, levam a assinatura do botanista francês Patrick Blanc, quem colaborou previamente com três projetos no hotel original – Le Canyon, Les Racines Echasses and Le Mirroir du Lac – paredes vivas que podem ser vistas desde quem chega pelo lago. Com inauguração prevista para junho, no auge do Verão Europeu, a penthouse terá acesso por um elevador exclusivo, varanda de 30 m2 e área interna de de quase 150 metros quadrados, que inclui quarto para até quatro hóspedes, sala de estar e dois banheiros – todos emoldurados por janelas que vão do chão ao teto inserem o lago e montanhas no ambiente.

Quem se hospedar na penthouse e nas demais novas suítes poderá utilizar toda a estrutura já existente do Il Sereno Lago di Como, entre o restaurante Berton Al Lago, premiado com 1 estrela Michelin logo em seu primeiro ano de funcionamento e o spa localizado na dársena centenária, com seus tratamentos e terapias da grife de cosméticos suíça Valmont. Além da estrutura de lazer do hotel: a piscina de borda infinita sobre o lago, e aproveitar os passeios a bordo de um dos três tradicionais barcos de passeio Cantiere Ernesto Riva – prontos para transportar os visitantes até os encantadores vilarejos do entorno, e outros pontos de interesse como a Villa Pliniana – palazzo do século 16 também administrado pelos Sereno Hotels, exclusivo para eventos e reservas de grupos e famílias. Em apenas um ano de funcionamento, o restaurante Berton Al Lago, situado no hotel Il Sereno alcançou uma estrela Michelin com os chefs Andrea Berton e Raffaele Lenzi.

Em apenas um ano de funcionamento, o restaurante Berton Al Lago, situado no hotel Il Sereno alcançou uma estrela Michelin com os chefs Andrea Berton e Raffaele Lenzi.

E o Per vivere bene ganhou com exclusividade uma receita criada pelos chefs com releitura vegana do clássico macarrão carbonara. Para essa receita, os chefs substituem a gordura do bacon pelo molho de cogumelos. Agora é fazer e imaginar estar no hotel Il Sereno, às margens do Lago Como, na Itália. Va bene?


Macarrão Carbonara Vegetariano


Ingredientes (4 pessoas)


400 g de macarrão

Ervilhas frescas


Para o caldo de cogumelo


350 g de cogumelos champignon

2 litros de água fria

10 g de sal grosso

Para o molho Carbonara

270 g de gemas

300 g de caldo de cogumelos

50 g queijo pecorino

50 g de queijo parmesão

Pimenta do reino

Modo de Preparo


Para preparar o caldo de cogumelos, coloque todos os ingredientes em uma panela alta e cozinhe com a tampa por cerca de duas horas em fogo baixo. Depois de pronto, filtre tudo usando um filtro de malha fina sem aplicar muita pressão.



Em seguida, faça o molho carbonara: junte todos os ingredientes em uma vasilha em banho-maria e misture levemente até alcançar uma temperatura de 79 ° C (use um termômetro para auxiliar). Quando a temperatura for atingida, esfrie a vasilha em um recipiente com gelo imediatamente. Finalize com a pimenta. Em seguida, passe para as ervilhas: limpe-as da vagem, escalde-as por alguns segundos em água fervente e esfrie imediatamente. Descasque e as envolva com um pouco de azeite virgem extra e sal. Por fim, cozinhe o espaguete em água e sal por 4 a 5 minutos e complete o cozimento em uma panela com o caldo de cogumelos. Sirva o macarrão em um prato e adicione uma colher de molho de carbonara e tempere com pimenta, se necessário. Coloque as ervilhas no espaguete em temperatura ambiente.

Sobre o Sereno Hotels:


Somados ao Le Sereno, na ilha de St. Barthélemy, as propriedades Il Sereno Lago di Como e a Villa Pliniana, ambos em Como – formam o exclusivo e notável grupo hoteleiro de alto luxo. Refúgios intimistas de poucas acomodações, todas celebram o design e a atenção aos detalhes, o serviço sem exageros e as amenities diferenciadas definem a marca cujos hotéis são membros da The Leading Hotels of the World e Virtuoso.

Revista Per Vivere Bene