top of page
logoPPVBprpetohor.png

Aprenda a dizer não e seja fiel consigo mesmo


Pare e pense: Quantas vezes você se colocou em segundo lugar? Quantas vezes você se sacrificou por alguém pensando que foi por amor? E quando você se forçou a estar em lugares que não queria ou se forçou a fazer coisas que não queria? A infidelidade vai além do casal, a verdadeira infidelidade é aquela que cometemos em relação a nós mesmos, pois o relacionamento mais importante que você tem é consigo mesmo.


"Em muitos casos, não temos consciência de que estamos vivendo essa situação, porque se torna normal irmos contra nós mesmos em busca dos desejos e expectativas dos outros, porque no fundo temos um medo muito grande de sermos rejeitados, excluídos e julgados".

A infidelidade nos mergulha em um estado de inconsistência, e a inconsistência leva à depressão, cansaço, doença, confusão, sensação de falta de propósito e fracasso.


Bondade amorosa não significa que você tem que ser ilimitado em seus esforços para ajudar outras pessoas ou ser amado. Metta, a forma de budismo em que a bondade amorosa é a chave, significa desejar que outra pessoa seja feliz, que encontre seu caminho para um modo de vida mais leve. É uma atitude que você pode praticar sem dizer coisas que não quer dizer.


A primeira parte da meditação metta é: “Que eu seja feliz, que eu esteja bem, que eu esteja seguro”. Na segunda parte, você deseja o mesmo para outra pessoa. Na terceira parte, você deseja o mesmo para todos. É por isso que metta é sobre totalidade e unidade. Você deseja o bem-estar de todas as criaturas vivas, incluindo você mesmo. A bondade pode ser: não, não posso ajudá-lo agora, mas desejo que suas necessidades sejam atendidas.


Sete maneiras de dizer não de maneira amigável:


1. Olhe a pessoa nos olhos, mantenha-se firme e fale claramente. Fazer contato.

2. Se você souber imediatamente que sua resposta será “não”, aja imediatamente. Ao esperar e responder mais tarde, você os deixa “pendurados” e carrega a decisão com você. Se você ainda não decidiu, peça um tempo para pensar.

3. Não use palavras como “talvez” ou “mais tarde” quando tudo o que você quer dizer é não.

4. Muitas vezes, você pode expressar a razão para dizer não de forma positiva, deixando-os saber em que você estará concentrando seu tempo e atenção. Se quiser, agradeça a confiança que depositaram em você fazendo essa pergunta.

5. Dê uma razão para dizer não e fique com ela. Mantenha isto curto e simples.

6. Se alguém continuar pressionando, explique de maneira amigável que isso faz você se sentir desconfortável.

7. Deixe espaço para a possível decepção dessa pessoa, reconhecendo-a e não julgando – mas não transforme isso em seu problema.



Helen Pomposelli é terapeuta integrativa sistêmica e criadora do Per Vivere Bene, realiza atendimentos presenciais e on-line que integram Práticas Integrativas: Alinhamento Energético - Fogo Sagrado, Curas Xamânicas, Tarot Terapêutico, Florais Celta, Radiestesia, Reiki Celta, Cristaloterapia, Arteterapia, Dançaterapia e Banho de Floresta ( terapia da floresta) "O material de prática é a sua vida! Acredito na força do grupo e promovo workshops, retiros e Rodas de autoconhecimento presenciais e on-line", diz



Revista Per Vivere Bene

bottom of page