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Ansiedade? Experimente o efeito milagroso de fazer uma caminhada

Algumas coisas simples na vida parecem boas demais para ser verdade. Dar uma caminhada para se livrar da ansiedade, será que isso realmente funciona? As emoções como ansiedade, medo, insegurança, preocupação são inerentes ao ser humano. Elas vem como resposta natural e fisiológica frente às situações que vivemos. Quanto maior o estresse, maior a intensidade da emoção.


Como então dribla-las? Gerenciar o estresse é uma tentativa de controlar as emoções e isso não existe. Simplesmente não funciona. Acontece que uma das melhores maneiras de encontrar paz quando se sente ansioso é caminhando. Basta calçar os sapatos, ir para a floresta ou para a praia e seguir a corrente. Sem destino.


É assim que funciona no cérebro


A amígdala é a parte do cérebro envolvida no gerenciamento e processamento de várias emoções. O medo é uma dessas emoções. É uma das partes mais antigas e primitivas do cérebro e funciona de maneira relativamente simples: é capaz de fazer uma coisa de cada vez. A pesquisa mostra que, com pessoas que sofrem de depressão (que geralmente é combinada com forte ansiedade), a amígdala atua em um nível muito inferior. Caminhar ativa o cérebro. Dá a você novos estímulos e outras sensações, o que ajuda a reativar as conexões em seu corpo. A parte ansiosa do cérebro recebe menos atenção.

Você sabia: A amígdala também nos permite tomar decisões. Isso significa que há uma parte do cérebro onde estão localizados nossos medos e nossa capacidade de decidir. Isso torna quase impossível tomar decisões quando você está com medo - e é a razão pela qual tomar muitas decisões ao mesmo tempo podem causar medo.


O que caminhar faz por você?


Quando você está caminhando, seu coração bate mais rápido e seu fluxo sanguíneo aumenta em direção ao seu cérebro também. Isso permite que você pense mais claramente e profundamente sobre um tópico específico.


"Pensamentos rápidos se acumulam, não há tempo para realmente pensar sobre como você se sente. Caminhar leva você a um ritmo que é pacífico o suficiente para que você se concentre em um pensamento de cada vez".


O destino


Pesquisas japonesas reconhecem o que você provavelmente já suspeitava: a natureza é o melhor ambiente para sua caminhada diária. Árvores e plantas espalham pequenas partículas na atmosfera que pacificam sua mente e têm um grande impacto em seu bem-estar.

Além disso, lugares lindos de tirar o fôlego com uma bela vista ou uma luz esplêndida são ótimos destinos para uma caminhada intensa como a praia e a montanha. Desfrutar da beleza aumenta o nível de oxitocina, o que contribui para um sentimento de amor e conexão.


Mesmo se você não tiver uma floresta, uma praia ou outro local especial perto de você, caminhar é uma boa ideia. Experimente e descubra o que uma caminhada diária de 20 minutos faz por você.


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Por Helen Pomposelli - Trechos do Texto de Eline Hoffman

Revista Per Vivere Bene