logoPPVBprpetohor.png

Vamos falar sobre a sua Alegria de viver? Por Stella Rebecchi

Alegria de viver

Por Stella Rebecchi


Então, vamos falar sobre alegria de viver?  Aquela que, independente do momento externo, histórico ou emocional, nos oferece suporte para conseguir manter serenidade e equilíbrio. E que, para alcançar este estado, se não for o natural da pessoa, há que haver muita vontade, disposição, disciplina e treinamento. Posso garantir, que vale a pena. 


As técnicas de meditação para quem consegue, são muito eficazes. Tenho grande admiração pelos Doze Passos dos Alcoólicos Anônimos como um caminho de autoconhecimento e espiritualidade. Assim como as técnicas da Rigoloterapia*, movimentos corporais, como a dança, yoga, tai chi chuan e tantos outros exercícios do corpo físico. Todos contribuem para "endorfinarmos" e entrarmos literalmente nos eixos. Porém, tudo se torna muito superficial, se não tivermos disciplina e conhecimento mais profundo de nós mesmos: O autoconhecimento - “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os deuses”, frase de Sócrates, ou Pitágoras ou de Heráclito, filósofos gregos, muito antigos que é um convite à investigação profunda de nós mesmos, que nos proporciona lidar melhor conosco e com o mundo. 


Sem o conhecimento próprio, nossa tendência é viver eternamente na adolescência, agindo por impulso, tendo sentimentos que nos fazem sofrer, tendo sempre reações defensivas, reativas, fazendo péssimas escolhas, não nos responsabilizando por nossas ações e nos tornando vítimas, tipo “ai de mim, como você foi fazer isso comigo, por que isso foi acontecer, pobre de mim, a culpa é dele/dela, por que ele/ela não me ama, não suporto fulana , beltrano, sou feia, gorda, meu cabelo está isso ou aquilo...” Todos os sentimentos perfeitos para a baixa estima, um dos piores sentimentos que nós seres humanos podemos ter e que traz momentos avassaladores em nossa vida. E isso, pode levar à ansiedade, às tristezas profundas, depressão, compulsões e até tirar a própria vida.  


Para tudo tem saída, porém temos primeiro que reconhecer que estamos infelizes, agindo de formas inadequadas, com algum problema, com alguma dificuldade de lidar com as situações, com medo da vida, com grande dificuldade de sentir bem estar e alegria de viver. E para começar a mudança , o sentimento necessário  primordial é: VONTADE!  





Revista Per Vivere Bene