top of page
logoPPVBprpetohor.png

Aprenda quais os chás de ervas para equilibrar seus chakras

Quando seus chakras estão em equilíbrio, a energia pode fluir livremente pelo corpo ajudando a você a se sentir bem fisicamente e mentalmente. Para equilibrar podemos usar os cristais, a gastronomia, a meditação e até as ervas. "Cada chakra tem uma energia específica que complementa o outro. Nesse caso, os chás não são diferentes. O ideal é tomar um a cada dia para cada chakra, ou seja, uma erva por vez.", explica Helen Pomposelli, terapeuta sistêmica vibracional e criadora do Per vivere bene.

Foto: Filico Produção: Helen Pomposelli

Anote ai!

1. Segunda-feira - gengibre para o seu chacra raiz


O chacra raiz representa a sua base e é importante para você se sentir aterrado.

Coloque algumas fatias finas (de preferência orgânica) de raiz de gengibre em um copo e despeje água quente sobre ele. O gengibre pode ser bastante picante na garganta, então adicione um pouco de mel para amolecê-lo um pouco. Outras ervas que equilibram o chakra da raiz são a sálvia, a raiz do dente-de-leão e a flor de sabugueiro.


2. Terça-feira - calêndula para o seu chacra sacral


O chacra sacral tem a ver com a conexão e a maneira como você interage com outras pessoas e com novas experiências. Coloque alguns malmequeres secos ou frescos em um infusor de chá e despeje água quente sobre ele. Tampe a caneca e deixe o chá em infusão por 15 minutos. Adicione um pouco de hibisco, se necessário.


3. Quarta-feira - alecrim para o chakra do plexo solar


O chacra do plexo solar também é chamado de chacra do umbigo ou plexo solar. Significa confiança e controle sobre sua vida, emoções e pensamentos. Despeje água quente sobre uma colher de chá de alecrim fresco ou seco e deixe a mistura em infusão por cinco a dez minutos, dependendo do seu gosto. Além do alecrim, a erva-doce e a canela também fornecem equilíbrio a esse chakra.


4. Quinta-feira - jasmim para o seu chacra cardíaco


Este chacra está conectado com a expressão de amor, compaixão e perdão. Despeje a água da fervura sobre uma colher de chá de botões de jasmim secos ou adicione alguns botões de jasmim secos a uma xícara de chá verde "normal". Bagas de espinheiro e pétalas de rosa também são adequadas para restaurar ou apoiar o equilíbrio do chacra cardíaco.


5. Sexta-feira - trevo vermelho para o chacra da garganta


O chakra da garganta representa a autoexpressão, fala e comunicação. Coloque uma colher de sopa de trevo vermelho seco em uma caneca e adicione água quente. Deixe o chá em infusão por cerca de dez minutos. Erva-cidreira seca e eucalipto também são ótimos para o chacra da garganta.


6. Sábado - Menta para o chacra do terceiro olho


O equilíbrio no chakra do terceiro olho é importante para poder focalizar e ver o quadro geral. Este chakra também tem a ver com sua intuição. Faça chá de menta fresca para o chakra do terceiro olho, despejando algumas folhas de menta secas ou frescas com água logo após a fervura. Adicione limão e jasmim, se desejar.


7. Domingo - lavanda para o seu chacra coronário


O chacra coronário representa a conexão com sua espiritualidade. Coloque uma colher de chá de lavanda seca em um infusor de chá e despeje água quente sobre ele. Talvez demore um pouco a habituar-se ao sabor floral: não deixe o chá infundir muito. A raiz de lótus também tem um efeito curativo no chacra coronário.

Revista Per Vivere Bene

bottom of page