top of page
logoPPVBprpetohor.png

18 e 19 NOV /2023 - Tenda Zen - Per Vivere Bene no Desafio Voltz Parkour

Já está confirmada mais uma participação do Per Vivere Bene no Desafio Voltz Parkour deste ano, que acontece nos dias 18 e 19 de novembro, na filial do Jardim Botânico , com aulas e experiências de bem-estar e autoconhecimento para atletas e passantes.

A criadora do selo e terapeuta Integrativa sistêmica Helen Pomposelli vai ministrar na tenda do Per Vivere Bene, aulas gratuitas que possam ajudar em melhorar a ansiedade no desempenho da competição. Meditação, alongamento com respiração, movimento corpo energético e exercícios verdes inspirados no Banho de floresta fazem parte da lista das aulas que serão oferecidas. A ideia é também oferecer algumas dicas de meditação para atletas que inclua no seu dia-a-dia.


O Desafio Voltz Parkour é uma competição que acontece no estado do Rio de Janeiro – Brasil, desde 2018. Criado e produzido pela Voltz Parkour, o desafio tem como objetivo conhecer e explorar o desempenho dos atletas nacionais e internacionais.


Durante o Desafio Voltz Parkour os atletas são avaliados nas modalidades Skill, Speed e Freestyle em quesitos como agilidade, dificuldade, velocidade, técnica e fluidez em um cenário indoor que recria todo um mobiliário urbano preparado especialmente pra o evento. Na edição Desafio Voltz Parkour 2023 vamos ter novidades!


O Desafio chega com o novo modelo de competição onde vamos valorizar ainda mais a arte urbana como um todo. A área chamada Voltz Street, com uma arena de dança e perfomance com batalhas de Break dance, Hip hop freestyle e Showcase !


“Meditar não é apenas parar, ficar sentado em silêncio com os olhos fechados. Meditação é ação, é estar presente no momento do agora e assim como no esporte, é preciso ter dedicação e disciplina para conseguir os efeitos da prática. Portanto, a meditação é uma das ferramentas mais poderosas para treinar uma mentalidade que tem muitos resultados positivos psicológicos, neurológicos, fisiológicos, de saúde e de desempenho físico. É uma ferramenta poderosa para os atletas aproveitarem em seus treinamentos e competições. Seus benefícios incluem desempenho aprimorado, melhor foco, recuperação mais rápida e maior resiliência", explica Helen Pomposelli, que irá ministrar as aulas durante a competição.



Programação Tenda Per Vivere Bene


10h - Meditação e Respiração Integrativa com Helen Pomposelli na tenda Per Vivere Bene


13h30 - Corpo & Respiração - ativação energética através de Técnicas respiratórias


16h - Movimento Corpo Energetico com meditação dinâmica com Helen Pomposelli na tenda Per Vivere Bene


Por que meditar?


Assim como o corpo, a mente também precisa ser treinada, por isso a meditação para atletas precisa ser levada com a mesma disciplina dos treinos. Dessa forma, a primeira dica é: não desista se tentar sentar e acalmar a mente e vierem milhares de pensamentos.


Da mesma maneira que leva tempo para desenvolver um músculo ou chegar a um determinado tempo na corrida, também leva tempo para conseguir meditar bem. No entanto, uma vez que você inclui essa prática na rotina diária, ela vai melhorar muito seu desempenho.

A meditação para atletas beneficia grandemente no que diz respeito à energia, por exemplo: a quantidade de energia adquirida em 20 minutos de uma boa meditação, uma meditação bem feita equivale a 8 horas de sono profundo.


Além disso, você já ouviu corredores falando que em determinados momentos de uma prova é a mente que manda? Pois é, não adianta ter um corpo bem treinado se a mente está fraca.

Principalmente em corridas de longas distâncias, como a maratona, em alguns momentos, como nos quilômetros finais da prova, é a mente que vai dizer se você vai bem ou não. Mas como se treina a mente? A meditação é um ótimo caminho.




PER VIVERE BENE

Revista Per Vivere Bene

bottom of page