logoPPVBprpetohor.png

The Authentic Italian Table: Aprenda as receitas do jantar ministrado pelo chef Rudy Bovo

A Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro promoveu o The Authentic Italian Table, um jantar online ministrado pelo renomado chef Rudy Bovo, natural de Veneza, que comanda o Nido Ristorante. O jantar, que foi preparado e transmitido ao vivo pelo chef, através das mídias socias da Câmara Italiana no dia 21 de junho, direto da cozinha do Nido, abriu a temporada de eventos do selo.


O menu foi dividido em três etapas, começou com berinjela à parmegiana de entrada; para o prato principal, bucatini alla matriciana; e Pera ao açafrão com pistache para finalizar. Rudy Bovo ensinou os segredos da autêntica cucina italiana.


Para quem quiser acompanhar o jantar/aula e preparar o clássico menu junto ao chef, pode entrar aqui no link! O jantar faz parte do True Italian Taste, um projeto mundial, promovido pelo Ministerio degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale em parceria com a Assocamerestero – Associação das Câmaras de Comércio Italianas no Exterior. Realizado pela primeira vez no Brasil, o evento ocorre simultaneamente em todo o mundo, e tem como objetivo promover e salvaguardar o valor da autenticidade do produto italiano no mundo, ressaltando sua história, seu território de origem, seus segredos e cuidados meticulosos em sua produção. O True Italian Taste vai contar com uma série de ações como web aulas, palestras, degustações online, ao longo do ano.

Receitas:

Melanzana alla Parmigiana Foto: Tomás Rangel

Melanzana alla Parmigiana

Ingredientes:

2 berinjelas

300 ml de passata di pomodoro italiano

200 gr de grana padano ou parmigiano reggiano

100 gr de farinha de trigo

1 litro de óleo de soja

1 molho de manjericão fresco

Sal a gosto

Modo de preparo:

Tirar a casca e fatiar a berinjela, passar na farinha de trigo e fritar por imerssão no óleo de soja.

Em uma travessa de louça começar colocando um pouco de passata de tomate no fundo, fazer camadas de berinjela, molho tomate, queijo ralado e folha de manjericão, uma por uma, finalizar com queijo ralado e colocar no forno a 200º por cerca de 8/10 minutos para gratinar.

______________________________________________________________________________________

Bucatini alla Matriciana

Ingredientes:

100 gr de massa Bucatini

100 gr de bocheca de porco (guanciale)

500 ml de passata de pomodoro italiano

50 ml de azeite de oliva

50 gr de cebola branca picada

1 pimenta dedo de moça

100 gr de queijo pecorino

30 gr de salsinha fresca picada

1 taça de vinho branco seco

Modo de preparo:

Cozinhar o bucatini em água salgada por 12/13 minutos, deixar bem al dente.

Em uma frigideira, tostar a bocheca de porco cortada em cubinho e acrescentar cebola picada, esfumar com vinho branco, acresentar a pimenta dedo de moça picada e o molho tomate. Por último colocar na frigideira o Bucatini já cozido e puxar com bastante queijo pecorino ralado, salsinha picada e azeite de oliva.

________________________________________________________________________

Pera allo zafferano Foto: Tomás Rangel

Pera allo zafferano

Ingredientes:

2 peras William

1 taça vinho branco seco

1 sachê de açafrão

100 gr de açúcar refinado

1 limão siciliano

1 laranja

2 paus de canela

30 gr de pistache picado

1 litro de Água

Modo de preparo:

Tirar a casca da pera e reservar. Em uma panela colocar água, vinho branco seco, as cascas de um limão siciliano, de uma laranja e da da pera, açúcar e a canela.

Deixar cozinhar por 8/10 minutos, tirar e resfriar. Colocar o líquido no liquidificador, com apenas a casca da pera (retirar as cascas da larabja e do limão), passar na peneira, e colocar em cima da pera na hora de servir.


Sobre o chef Rudy Bovo:

Nascido em Veneza, no norte da Itália, o chef Rudy Bovo viu sua família cozinhar desde pequeno. Além de sua avó, que cozinhava para familiares, os pais de Bovo tiveram um restaurante chamado “Taverna” durante cerca de três décadas na cidade. Formado na École Hotellerie, na França e na Itália, o chef conquistou experiência na culinária em restaurantes da Europa como Caffé San Marco, em Veneza e na Antica Hosteria Bovo, em Padova. No Nido, Rudy Bovo apresenta uma culinária afetiva com suas raízes do norte Italiano.

Revista Per Vivere Bene