logoPPVBprpetohor.png

Chefs de cozinha ensinam 3 receitas de sopas para amenizar o friozinho

Com a chegada dessa super frente fria, nada melhor que uma boa sopa para esquentar os próximos dias! O Per Vivere Bene sugere receitas para todos os gostos dos restaurantes Bistrot de Paris, Piadina Tree e Tadashii Japanese Restaurant. Anote ai!


Super aliada nas dietas no controle de peso e no detox, as sopas e caldos trazem benefícios importantes para a saúde. Rápidas e práticas de serem feitas, além de deliciosas, elas podem ser consumidas antes de uma refeição, para aliviar a fome, ajudar a aumentar o consumo de vegetais, ajuda na hidratação do corpo, é de fácil digestão e evita o desperdício de alimentos.


SOPA DE CEBOLA do Chef Alain Poletto / Bistrot de Paris

SOPA DE CEBOLA


Chef Alain Poletto / Bistrot de Paris

Rendimento: 3 porções

Dificuldade: Média


INGREDIENTES


- 4 cebolas

- 1 litro caldo de frango (preparo abaixo)

- 50g manteiga

- 30g farinha de trigo

- 3 discos de massa folhada (120g)

- Sal e pimenta a gosto

- 1 ovo 1

- 100g Pão baguette para croutons

- 60g queijo Gruyère ralado

MODO DE FAZER

Cortar as cebolas em julienne. Em uma panela, refogar as cebolas junto com a manteiga em fogo baixo até que peguem uma coloração dourada. Adicionar a farinha e cozinhar por alguns minutos. Acrescentar o caldo do frango. Temperar com sal e pimenta e deixar cozinhar fogo baixo por 20 min. Dividir a sopa e em três sopeiras pequenas, cobrir com a massa folhada e pincelar com o ovo batido. Levar ao forno a 200ºC graus e servir com croûtons de pão e gruyere ralado.

PARA O CALDO DE FRANGO

- 2 carcaças do frango

- 100g de cenoura

- 100g de cebola

- 1 talo alho porró

- 50g de salsão

- 1 raminho de tomilho

- 2 folhas de louro

- Talos de salsinha

MODO DE FAZER

Colocar tudo em uma panela, cobrir com água e deixar ferver durante uma hora. Depois peneirar para obter o caldo puro.


VELLUTATA DE FUNGHI SECCHI E SHIMEJI Receita da sócia Naroa Nadales | Piadina Tree

VELLUTATA DE FUNGHI SECCHI E SHIMEJI

Receita da sócia Naroa Nadales | Piadina Tree

Rendimento: 4 porções

Dificuldade: Fácil


INGREDIENTES Para hidratar o funghi secchi: 10 g de funghi secchi 250 ml de água Para o refogado: 1 colher de sopa de azeite 400 g de cebola Sal a gosto 2 dentes de alho 200 g Shimeji branco e preto 1/4 de copo de vinho branco Para o cozimento: 1 colher de sopa manteiga 1 colher de sopa de farinha 750 ml caldo de legumes MODO DE FAZER

Aquecer 250 ml de agua e mergulhar o funghi secchi nela. Deixaremos em repouso durante uns 30 min. Retirar o funghi secchi já hidratado com ajuda de uma peneira. Cuidado para não pegar nenhum galho ou folha que costuma a ter junto com eles. Reservar. Coar a água onde hidratamos o funghi secchi e reservar. Aquecer o azeite numa panela, acrescentar a cebola picada em cubos e o sal. Cozinhar até dourar. Juntar o alho picado até dourar. Acrescentar o shimeji e o funghi secchi hidratado e refogar por uns 5 minutos. Colocar o vinho branco e esperar até todo o álcool evaporar. Acrescentar a água que sobrou do funghi hidratado e deixar cozinha com fogo baixo. Enquanto isso, derreta a manteiga numa frigideira, e acrescentar a farinha sem parar de mexer, para formar uma massinha lisa homogénea. Juntar à panela. Acrescentar o caldo de legumes e deixar cozinhar de 10 a 15 minutos. Bater no processador até conseguir uma textura bem lisinha. Sirva bem quente com uma torradinha e parmesão ralado.


LAMÉN VEGETARIANO Chef Jeovane Pereira Lima | Tadashii Japanese Restaurant

LAMÉN VEGETARIANO Chef Jeovane Pereira Lima | Tadashii Japanese Restaurant Rendimento: 2 porções Tempo: 40min Dificuldade: Fácil


INGREDIENTES

500ml de agua filtrada 1 cebola cortada em 4 1 cenoura cortada em 4 4 talos de aipo 30g de brócolis japonês 100g de macarrão japonês lamén fresco 50g de shimeji branco cozido 3 aspargos 20g de broto de feijão 30g de milho cozido 20g de couve refogada 20g de tofu 1 folha de nori (folha de alga) - opcional Sal o quanto baste MODO DE FAZER

Ferva a agua em uma panela grande e acrescente os pedaços de cebola, cenoura, aipo e o sal. Em seguida, ferva novamente, abaixe o fogo ao máximo possível e deixe cozinhar até que a cenoura fique bem macia. Coe esse caldo e reserve. Em uma panela separada, coloque o macarrão e cubra de água suficiente para prepará-lo. Cuide para que o macarrão não fique muito mole, retire e escoe. Coloque o macarrão em uma cumbuca ou tigela oriental previamente aquecida. Em seguida cubra o macarrão com o caldo de legumes preparado no começo. Acrescente o aspargo cortado em pequenos pedaços, o brócolis, broto de feijão, milho, couve, tofu colocando-os delicadamente no centro da tigela. Acrescente a folha de nori dobrada ao meio. Sirva bem quente.

Revista Per Vivere Bene