top of page
logoPPVBprpetohor.png

Secret Spots: Conheça trilhas e cachoeiras preservadas no Rio de Janeiro

Respirar, caminhar ou simplesmente deslumbrar. A natureza é de todos e o cuidado com a mesma também. No meio do caos e agitação do dia-a-dia, quem nunca sentiu uma vontade de se conectar à natureza para recarregar as energias? O Per vivere bene conheceu a Mata Ativa, projeto criado por Elisa Facó que tem o intuito de fazer as pessoas sentirem a natureza através de trilhas, passeios, vivências ecológicas afetivas e acolhedoras com uma proposta de ser uma vivência sensitiva. "Não é uma aula, e sim uma experiência. Precisamos das florestas para nos mantermos, literalmente, vivos e com o dia a dia corrido e cheio de cobranças, por vezes esquecemos de perceber alguns detalhes importantes que enriquecem nossos olhos e ouvidos, como uma flor ou o canto de um pássaro e assim, vamos esquecendo a importância de estar na Natureza", diz Elisa que nos ofereceu algumas dicas de lugares ainda preservados para conhecer no Rio de Janeiro.

O Per vivere bene conheceu a Mata Ativa, projeto criado por Elisa Facó que tem o intuito de fazer as pessoas sentirem a natureza através de trilhas, passeios, vivências ecológicas afetivas e acolhedoras com uma proposta de ser uma vivência sensitiva.

SECRET SPOTS:


* O Parque Estadual da Pedra Branca é uma unidade de conservação ambiental situada na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, no Brasil. É considerado uma das maiores florestas urbanas do mundo, com 12.500 hectares de extensão. Com isso existem muitos cantinhos ainda selvagem a se explorar. Vale a pena desbravar esse lindo lugar!

* O passeio mais pedido é o circuito das águas em Vargem Grande com cachoeiras e poços incríveis e as Praias selvagens de Guaratiba.


* Outro lugar super preservado é a travessia Piabas x Grumari com um delicioso mergulho no final da trilha.


* Também existe muitos outros como a Pedra do Osso em Realengo, o açude do Camorim, a cachoeira do Barata e tantas outras escondidas pelas matas.



Vamos nos conscientizar?


- Sempre quando for entrar em alguma mata, peça licença. A floresta é a casa da Fauna e da flora, portanto quando adentrar na casa alheia seja gentil sempre 


- Leve SEMPRE saquinhos para voltar com seu lixo e com os lixinhos dos amigos porquinhos que ali estiveram. A natureza agradece muito!


- Muito importante também é sempre levar repelente. Épocas mais quentes os mosquitos, muriçocas e maruins ficam doidos com humanos.


- Sempre SABER respeitar o lugar visitado. Saber que ali é o universo de milhares de bichinhos e plantas e que tudo ali acontece em perfeita harmonia e que se silenciarmos nossos barulhos internos e externos, também estaremos em harmonia com todo o universo.

Além de cuidar, respeitar, preservar o local e seus espaços habitados, vamos perceber que não somos guardiões da Natureza e sim que SOMOS a própria Natureza. Assim, vamos preservar o que nos mantém vivos. Vamos para a NATUREZA. 


Revista Per Vivere Bene

bottom of page