top of page
logoPPVBprpetohor.png

Mantras para nutrir um amor verdadeiro por Thich Nhat Hanh

O amor está no ar!

Ás vezes, assistimos um filme romântico com final feliz e achamos que nunca chegaremos lá. Que tudo aquilo é mentira e que a vida não imita a arte. Quem nunca teve suas dúvidas em qual caminho seguir? Que tal um “empurrãozinho” na arte de se relacionar e acender a chama da esperança no amor. No livro A Arte de amar de Thich Nhat Hanh, além de você encontrar uma reunião de lindas notas de amor, são sugeridos os 6 mantras para a prática de nutrir um amor verdadeiro escritos pelo monge budista.

Para quem não conhece, Thich Nhat Hanh foi quem popularizou a meditação “atenção plena,”, o Mindfulness, é ativista vietnamita da paz e dos direitos humanos, escritor, poeta e fundador da universidade budista e da revista ativista da paz como forma de difundir a mensagem de compaixão. No documentário "Walk With Me", ele ilustra a morte da seguinte maneira: Uma jovem lhe pergunta como lidar com a dor de seu cão falecido. Ele a instrui a olhar para o céu e observar uma nuvem desaparecer. “A nuvem não morreu, mas se tornou a chuva, a água, e o chá na xícara. Assim como a nuvem está viva em uma nova forma, o mesmo acontece com o cachorro.”


OS SEIS MANTRAS:


1 - Estou aqui para você.


O maior presente que podemos oferecer aos demais é a nossa presença verdadeira. Quando estamos concentrados, quando nosso corpo e mente estão conectados, geramos uma presença verdadeira. E tudo que dissermos é um mantra, uma frase sagrada capaz de transformar a situação.

2 – Eu sei que você está ai e fico muito feliz por isso.


Se estamos verdadeiramente presentes, podemos reconhecer e apreciar a presença do outro, seja a lua cheia, o sol, margaridas ou a presença do outro.

3 – Eu sei que você está sofrendo. Por isso, estou aqui para você.


Quando estamos conscientes, percebemos o sofrimento da pessoa amada, Se sofremos, mas a pessoa que amamos não percebe nosso sofrimento, sofremos ainda mais. A sua mera presença aliviará o sofrimento do outro, não importa se é jovem ou idoso.

4 – Eu estou sofrendo. Por favor, me ajude.


São poucas palavras, mas certas vezes difíceis de serem pronunciadas, pois nossos corações vivem repletos de orgulho, sobretudo quando acreditamos que a pessoa que amamos é a causa de tal sofrimento. Devemos pedir ajuda.


5- Este é um momento de felicidade.


Quando estamos ao lado do ser amado, podemos repetir essa frase.Se trata de atenção às condições de felicidade presentes em certo instante. Esse mantra pretende lembrar que somos pessoas muito felizes, que temos condições de felicidade e que, se não aproveitar não seremos sábios. Portanto, quando estiver caminhando junto, comendo junto ou qualquer coisa juntos, respire de maneira consciente e pense o quanto você é sortudo. A consciência transforma o momento presente em um momento maravilhoso.



6- Em parte, você tem razão.


Quando alguém nos critica ou nos dá parabéns, devemos usar esse mantra. Dentro de mim, eu tenho pontos fortes e fracos. Se você me elogiar, eu não devo me esquecer que carrego pontos fracos em meu interior.






Revista Per Vivere Bene

bottom of page