Conheça "Regenerar: caminhos possíveis em um planeta machucado" de Maria Clara Parente
Esse mês de outubro ganhamos um presente! O filme “REGENERAR: caminhos possíveis em um planeta machucado” , foi lançado no Unibes Cultural em São Paulo, com a presença da diretora do filme, Maria Clara Parente, da produtora executiva Ana Clara Cenamo e com mediação do jornalista Rodrigo Vieira Cunha.
"Regenerar" oferece uma visão única e inspiradora das interconexões entre a emergência climática e as estruturas coloniais que moldam nossas sociedades. Dividido em três partes – "Morrer", "Sonhar" e "Viver" – o filme propõe uma reflexão profunda sobre as ideais que moldam o antropoceno e as relações entre humanos e mais que humanos, questionando as noções convencionais de separação e dominação.
Com entrevistas gravadas ao longo de 2020 e 2021, o longa de estreia da diretora Maria Clara Parente apresenta insights impactantes de uma variedade de pensadores visionários, incluindo BayoAkomolafe, Tainá de Paula, Sidarta Ribeiro, Aza Njeri, Aline Matulja, Márcia Kambeba e muitos outros.
“O filme questiona algumas modelos habituais do ativismo “verde”, e conecta as questões raciais e ambientais, buscando outros caminhos para pensar e agir diante da emergência climática”, conta a diretora.
A contextualização do filme em relação a efemérides, como o 50º aniversário da Conferência de Estocolmo e o 30º aniversário da Eco-92, ressalta a urgência de suas mensagens e a relevância contínua das questões abordadas. Para trazer à tona esse rastro temporal, o processo de edição foi um momento crucial da pesquisa, onde as imagens de arquivo foram fundamentais para trazer essa atmosfera: “As imagens de arquivo funcionam como um espelho. Por meio desses filmes e fotos, destacamos a importância da memória para criar responsabilidade coletiva.”
A equipe já foi convidada para exibir o filme na Conferência Internacional do Club of Rome, na Costa Rica, em dezembro de 2022, um evento bastante significativo porque foi justamente por conta dos encontros realizados pelo grupo que as COPs climáticas surgiram e o debate ambiental começou a se tornar relevante no debate público global. O documentário recentemente também recebeu o Prêmio de Melhor Direção e Filme de Impacto Social no Tietê Film Awards, solidificando seu impacto como uma ferramenta poderosa para estimular a mudança.
"Regenerar: Caminhos Possíveis em um Planeta Machucado", produzido pela Spanda Produtora, uma produtora criada pela produtora executiva Ana Clara Cenamo focada em filmes de impacto social, é mais do que um simples documentário; é uma chamada à ação, uma jornada de descoberta e uma lente através da qual podemos examinar e repensar nosso papel no mundo. Com sua estreia impactante no Festival do Rio 2022 e seu reconhecimento internacional, o filme se estabelece como uma voz fundamental na conversa global sobre emergência climática, decolonialidade e possibilidades de futuro.
PER VIVERE BENE
Comments