top of page
logoPPVBprpetohor.png

Conheça os melhores óleos essenciais para acalmar sua mente na meditação



Com a agitação do mundo moderno e o excesso de tarefas cotidianas, não é preciso muito para nossa mente ficar sobrecarregada. Uma das maneiras de aquietar o excesso de pensamentos e relaxar o corpo é através da meditação. E uma das maneiras de aprimorar sua prática de meditação é por meio da aromaterapia, com o uso de óleos essenciais que tenham propriedades calmantes e que tragam equilíbrio.

Você está dobrando roupas, a TV está ligada, mensagens chegam sem parar no seu telefone, as crianças pedem ajuda no dever de casa e você lembra que tem que marcar o dentista enquanto pensa no que fazer para o jantar. Soa familiar? Pois é. Mas a notícia boa é que você pode desacelerar de maneira fácil e de casa mesmo, através de alguns minutos de meditação com o auxílio luxuoso dos óleos essenciais, criando um espaço tranquilo onde você possa desestressar do dia intenso.

A meditação é uma prática antiga que muito pode fazer para diminuir o estresse e a ansiedade da vida moderna, ajudando a desenvolver força, clareza e estabilidade em nossa mente. Os óleos essenciais, quando inalados, viajam dos nervos olfativos diretamente para o cérebro, afetando especialmente o sistema límbico, a parte que controla as emoções. Juntou os dois, pronto, o jogo está ganho e a calma mental garantida.

Com formação em meditação guiada, a astróloga, professora de yoga e mestre em Reiki, Jennifer Sinclair, 41 anos, explica como a meditação melhora sua vida. “Se eu fizer apenas alguns minutos de meditação por dia, eu sei que vou começar a rotina já vindo de um lugar muito melhor, onde me sinto com mais controle sobre minha mente. Isso me ajuda a encontrar clareza e paz!”, conta ela.

E o que acontece quando o óleo essencial é inserido na prática? “Eu uso óleos essenciais todas as vezes em que medito e eles definitivamente me ajudam a ir mais fundo na prática, limpando minha mente tagarela. Os óleos também ajudam a relaxar meu corpo e a entrar num estado meditativo bem mais rapidamente”, relata Joy Cruz, 35 anos, residente da Califórnia.

Uma vez por mês, Jennifer promove uma aula virtual gratuita de meditação guiada e com o auxílio dos óleos essenciais Seu óleo favorito para isso é o Frankincense (olíbano, leia mais abaixo) pois o efeito calmante é imediato. “Coloco nos pulso e na nuca. Lavanda também é maravilhoso para relaxar a mente e o corpo”. Você pode ficar de olho nas aulas de Jennifer, através do Instagram dela: @jenn_sinclair_ .



Dicas de como usar os óleos essenciais durante a meditação:

Escolha um lugar calmo e onde você não seja interrompido. Se possível, diminua as luzes. Os difusores são uma maneira simples de dispersar os benefícios dos óleos pelo ambiente e criar uma atmosfera relaxante. Caso não tenha um difusor, passe os óleos na nuca, pulsos e sola dos pés, antes de começar a meditar.


Veja abaixo alguns óleos essenciais que vão te ajudam a tirar nota 10 em meditação.


Lavender - Conhecido por suas propriedades calmantes e que induzem ao relaxamento. Na prática espiritual, é conhecido por encorajar a compaixão e gentileza, o que o torna perfeito para a meditação amorosa. Espalhe algumas gotas na nuca e nos pulsos.

Frankincense (olíbano)- Ajuda no despertar e na evolução espiritual. Os antigos egípcios usavam essa resina como oferenda aos deuses. Frankincense traz paz e equilíbrio profundos, enquanto você explora um estado meditativo e uma compreensão espiritual mais intensa. Além disto, tem a frequência vibracional altíssima. Pingue uma ou duas gotas no topo da cabeça.

Cedarwood Extraído de uma árvore vasta e majestosa, este óleo aprimora sua experiência mente-corpo e traz ancoramento emocional. Ele tem um componente chamado sesquiterpeno que ajuda a oxigenar o cérebro, trazendo clareza mental e maior foco. Espalhe de duas a três gotas nas solas dos pés ou massageie as têmporas.

Peppermint – Revigora corpo, mente e espírito e é excelente para foco mental. Espalhe algumas gotas no peito e no couro cabeludo.

Peace & Calming – Como o nome já diz (paz & calma), esta mistura de óleos promove relaxamento e um profundo senso de calma e bem estar emocional. Espalhe algumas gotas no peito ou na sola dos pés para começar a meditação já flutuando.


Revista Per Vivere Bene

bottom of page