top of page
logoPPVBprpetohor.png

Bom dia! Comece com energia a manhã praticando 4 posturas de yoga

O Yoga tem sido uma das alternativas mais procuradas desde que a quarentena começou. Um dos motivos que fizeram as pessoas começarem a praticar a atividade é que a prática além de ajudar a controlar e reduzir o estresse e a ansiedade causados por esse período também pode ser feita sem nenhum equipamento e em um espaço pequeno. Por isso, as aulas de yoga online se tornaram uma tendência da quarentena. A professora e Youtuber Pri Leite nos indicou uma sequência de posturas poderosas para começar o dia com animo e cheio de energia.


“Com poucos minutos de prática, ainda na cama é possível melhorar seu humor e preparar o seu corpo para o que vier pela frente.”, diz Pri Leite. – destaca. Além de mandar o sono embora e promover mais energia para o corpo enquanto mantém a mente calma e centrada, a prática do Yoga em si promove outros diversos benefícios para o corpo, mente e coração, segundo a especialista. “Começar o dia se movimentando com atenção plena no aqui e no agora, antes que sua mente seja bombardeada pela agenda do dia pode promover grandes mudanças.”


Sendo assim, a yogini te desafia a começar o seu dia de maneira um pouco diferente. Com uma série de posturas de Yoga para despertar o corpo e a mente. Depois de fazer isso, sua sequência de ioga matinal será tão importante quanto qualquer outro compromisso.

Vale à pena acordar por isso! Vamos lá!

1- TORÇÃO DEITADA:



Essa postura é excelente para as costas e também para a digestão, que está intimamente ligado ao sistema imunológico. Além disso, ela ajuda a massagear os órgãos internos e precisa ser iniciada primeiramente pelo lado direito, que é a direção do intestino. E é muito indicada pela manhã.

Como fazer:

Deite-se sobre o tapete e traga os joelhos em direção ao peito, abraçando-os e balance-os de um lado para o outro. Depois, respire e leve os dois joelhos para a direita na sua exalação. Abra os braços e leve os dois joelhos para a direta e fique nessa postura por até um minuto. Estique uma das pernas se preferir e depois faça para o outro lado.

2 - POSTURA DO GATO E DA VACA


A postura do gato e da vaca alonga suas costas, seu tronco e pescoço. Pense nela como uma massagem suave para a coluna – exatamente a postura de ioga que você precisa para a manhã, principalmente se você não dormiu direito durante a noite.

Como fazer:

  • Comece em uma postura de quatro apoios, com os seus ombros sobre os pulsos e os quadris sobre os joelhos;

  • Inspire lentamente e, ao expirar, arredonde a coluna e abaixe a cabeça em direção ao chão (essa é a postura do “gato”);

  • Inspire novamente levando a cabeça, o peito e o cóccix em direção ao teto enquanto arquea as costas para a postura da “vaca”;

  • Faça o alongamento de um a três minutos


3 - POSTURA DA CRIANÇA


A postura da criança tira a pressão da parte inferior das costas alongando e alinhando a coluna, o que a descomprime e proporciona um bom alongamento. Essa postura é recomendada para todos, pois além de promover relaxamento também ajuda a estimular o sistema nervoso e parassimpático.

Como fazer:

  • Ajoelhe-se no tapete com os joelhos afastados na largura do quadril e os pés juntos atrás de você. Respire fundo e, ao expirar, leve a parte superior do corpo em direção ao chão;

  • Leve os braços para frente alongando o pescoço e a coluna;

  • Descanse a testa no chão e relaxe, inspirando e expirando, prestando atenção a sua respiração;

  • Fique nessa postura de um a três minutos.

4 - CACHORRO VOLTADO PARA BAIXO



Às vezes podemos sentir um pouquinho de dor na parte inferior das costas porque a parte de trás das pernas está meio tensa, essa postura é excelente para alongar os isquiotibiais e panturrilhas. Se você for muito tenso, pode dobrar os joelhos um pouquinho para tornar o alongamento mais confortável.

Veja como fazer:


• Apoie as mãos e os pés no tapete, mantendo os dedos dos pés firmes e os calcanhares sem tocar o chão; • Eleve os quadris para o alto, com os glúteos voltados para o céu, e deixe a cabeça solta para que o pescoço se alongue, direcionando seu olhar para as pernas ou para o umbigo; • Com os pulsos paralelos, pressione o chão com as mãos; • Nesta posição, respire profundamente três vezes ou se preferir mantenha por um minuto.

Sobre Priscilla Leite

Priscilla Leite é criadora do canal de Yoga Canal Pri Leite Yoga, no Youtube e da Plataforma Yoga.Co. Com formação em VinyasaFlow, Hatha Yoga, Yoga para gestantes suas aulas são desenvolvidas de acordo com as necessidades e feedback da comunidade. Amante da natureza e engajada em acessibilizar a prática do yoga, suas aulas são divididas em categorias e podem ser praticadas em qualquer lugar, por pessoas de todas as idades, com ou sem experiência. www.prileiteyoga.com.br

Revista Per Vivere Bene

bottom of page