logoPPVBprpetohor.png

O que é Banho de Floresta e seus benefícios

Ouça o canto dos pássaros e a brisa passando entre as folhas das árvores. Agora, observe os diferentes verdes das árvores e a luz do sol filtrando-se pelos galhos. Sinta a fragrância da floresta e respire a aromaterapia natural. Foque no aqui e no agora. Feche os olhos e prove o frescor do ar enquanto respira fundo. Talvez não saiba, mas você está começando o seu Banho de Floresta.


" Um convite a andar devagar, usando todos os sentidos para observar os detalhes do mundo vivo ao nosso redor"


Famoso entre as práticas japonesas e um segmento da filosofia do Wabi Sabi, o Banho de Floresta, também conhecido como shinrin-yoku ou silvoterapia, é a prática de "absorver a atmosfera da floresta por meio dos nossos sentidos" , cuja palavra significa “banhar-se na floresta”. Para a terapeuta integrativa e guia de Banho de Floresta , Helen Pomposelli, que ministra Banhos de Floresta no Rio de Janeiro, a atividade não é exercício, caminhada ou corrida. É simplesmente estar na natureza, conectando-nos com ela por meio de nossos sentidos da visão, audição, paladar, olfato e tato.


“Criança, jovem, adulto. Todos podem fazer. A chave para desbloquear o poder da floresta está nos cinco sentidos. Durante o Banho de Floresta, que tem como duração uma ou duas horas, tenho como objetivo guiar você para deixar a natureza entrar pelos seus ouvidos, olhos, nariz, boca, mãos e pés”, diz Helen que sugere durante a terapia, que o aluno coloque as mãos no tronco de uma árvore e deite-se no chão.


“No Japão, a noção de que o contato com a natureza possui propriedades terapêuticas é normal e já existem guias e terapeutas especializados nisso. Aqui essa terapia está crescendo depois da pandemia. Já vi muitas empresas incorporarem tetos solares e murais com imagens da natureza para reduzir o estresse e tornar os espaços mais agradáveis e propícios para o desenvolvimento cognitivo. Porque não tirar um momento do final de semana ou da correria do dia-a-dia para se conectar com a natureza, entrar numa floresta e liberar a sensação de calma e abrir o seu sexto sentido e um estado de espírito”.


BEM-ESTAR NATURAL


O Banho de Floresta é uma caminhada terapêutica que envolve muitas práticas como a meditação ativa, técnicas de respiração, observação da natureza e até aromaterapia natural. Durante a caminhada, o guia sugere como olhar e ouvir a natureza circundante, convida a tocar nas árvores, ao musgo e aos restantes elementos, bem como a inalar os diferentes cheiros presentes.


Podemos citar alguns efeitos do Banho de Floresta como a diminuição do estresse, melhora no estado de humor e no desempenho cognitivo, aprimora o estado de relaxamento físico e mental, redução do ritmo cardíaco, da pressão arterial, da ansiedade e da depressão. Além disso, estudos comprovam que o Banho de Floresta seja capaz de aumentar os níveis de adiponectina, um hormônio produzido pelo tecido adiposo que possui papel de supressão de alguns distúrbios metabólicos, como a obesidades e a diabetes.


Anotem ai os 5 passos para a sua prática do Banho de Floresta:


1 - Deixe para trás seu telefone, câmera ou qualquer outra distração, para que você possa estar totalmente presente na experiência.


2 - Deixe para trás seus objetivos e expectativas. Ande sem rumo, permitindo que seu corpo o leve para onde quiser.


3 - Faça uma pausa de vez em quando para olhar mais de perto uma folha ou perceber a sensação do caminho sob seus pés.


4 - Encontre um local confortável para sentar e ouvir os sons ao seu redor. Veja como o comportamento dos pássaros e outros animais muda quando eles se acostumam com a sua presença.


5 - Se você for com outras pessoas, faça um acordo em resistir a falar até o final da caminhada.


Estar na natureza pode restaurar nosso humor, nos devolver nossa energia e vitalidade, nos refrescar e rejuvenescer. Quando você está ocupado no trabalho a semana toda, pode ser difícil ir mais devagar. Você pode ter corrido tanto que não sabe mais como ficar parado. Caminhar com um guia que é um terapeuta florestal treinado pode ajudá-lo a se sentir mais confortável e a encontrar o ambiente certo para atender às suas necessidades.


Se você deseja fazer um BANHO DE FLORESTA, CLIQUE AQUI para saber a próxima data!

Revista Per Vivere Bene